Rock N' Roll: Quando o teclado rouba a cena

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Kamilo Di Lellis, Fonte: Caneta Seca
Enviar correções  |  Comentários  | 

Um momento marcante em qualquer música de rock é o solo instrumental. Se uma vez foi dominado pelo saxofone, CHUCK BERRY mostrou que com a guitarra poderia mudar a história, e o conseguiu. A Guitarra chega a ofuscar até mesmo a voz da banda. Mas, e quando outros instrumentos roubam a cena, como o caso do teclado?

534 acessosDeep Purple: "todo show é precioso, pois pode ser o último"5000 acessosSeparados no nascimento: Dave Mustaine e um Cocker Spaniel

O teclado é uma das marcas do rock progressivo, mas ele está presente em qualquer subgênero, um som maravilhoso, principalmente quando ele mostra sua força no solo. Muitos tecladistas botaram pra quebrar em suas composições, como foi o caso do grande RICK WAKEMAN.

Vejamos alguns casos em que o teclado foi mais importante.

EUROPE – The Final Countdown

Nesse caso, não temos solo, mas seu riff de introdução é lembrado por todos, até mesmo mais que o solo de John Norum. Mic Michaeli sempre curtia um solo, isso é notado em outras músicas, como “Danger on the Track”.

DEEP PURPLE – Burn

Jon Lord pode ser considerado um mito do rock, por seus solos de teclado sempre agressivos e rigorosos, duelando com a guitarra de Blackmore em vários momentos. Nesse clássico do DEEP PURPLE não é diferente e sua fúria explode.

EMERSON, LAKE & PALMER – Knife Edge

Uma lenda viva que partiu recentemente, Keith Emerson sabia como ninguém expressar a música através das teclas. Seu trabalho contribuiu para várias bandas, em especial o ELP, onde ficou mais popular. Nessa música ele mostra porque realmente foi o que foi e seu legado será o que será.

URIAH HEEP – July Morning

Apesar de não ter alcançado o mesmo sucesso de outras bandas da época como o LED ZEPPELIN, o URIAH HEEP deixou sua marca no mundo da música, principalmente por inúmeros solos de teclado. Ken Hesley foi a verdadeira alma da banda, suas participações ficaram eternizadas no coração de seus fãs.

YES – Roundabout

RICK WAKEMAN é o maior nome quando se trata de tecladista de rock. Ele fez muitas contribuições, inclusive quando lançou álbuns baseados em obras literárias, mas foi no YES que ele ficou popular. Esse é considerado por muitos como o maior solo de teclado de todos os tempos, com razão!

Estes foram alguns dos melhores momentos do teclado mostrando superioridade em relação à guitarra. Espero que tenham gostado.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Deep PurpleDeep Purple
"Todo show é precioso, pois pode ser o último"

2390 acessosDeep Purple: "In Rock", uma obra-prima de categoria própria429 acessosDeep Purple: "Bob Ezrin é um produtor incrível", diz Steve Morse1548 acessosPipocando Música: 10 músicas impossíveis de cantar0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Deep Purple"

Dream TheaterDream Theater
10 dos melhores covers tocados pela banda

Deep PurpleDeep Purple
Ian Gillan indignado por ausência de Morse e Airey

Ritchie BlackmoreRitchie Blackmore
"Fico entediado e distraído facilmente!"

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Europe"0 acessosTodas as matérias sobre "Yes"0 acessosTodas as matérias sobre "Rick Wakeman"0 acessosTodas as matérias sobre "Uriah Heep"0 acessosTodas as matérias sobre "Deep Purple"0 acessosTodas as matérias sobre "Emerson Lake And Palmer"


Dave MustaineDave Mustaine
A bizarra semelhança com um Cocker Spaniel

Metal HammerMetal Hammer
Dez capas que provocam ânsia de vômito

KissKiss
As 10 músicas mais "demoníacas" da banda

5000 acessosBlack Sabbath: a polêmica capa do polêmico Born Again5000 acessosNot Troo: João Gordo posta foto com James Hetfield na Disney5000 acessosOrtografia: como deveriam realmente se chamar as bandas?5000 acessosSepultura: vídeo de Andreas e seu filho tocando "Seek & Destroy"5000 acessosMetallica: Lars Ulrich pede bênção ao papa em encontro casual5000 acessosNirvana: "Você sabia que Kurt era um cínico desgraçado, certo?"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 30 de abril de 2016


Sobre Kamilo Di Lellis

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online