The Beatles: O dia em que o "Fab Four" encontrou-se com Elvis Presley
Por Danilo F. Nascimento
Postado em 28 de setembro de 2015
A adoração dos Beatles por Elvis Presley é de conhecimento público, porém, o que poucos não sabem, é que Elvis viria a retribuir o carinho recebido pelo Fab Four no decorrer dos anos 60.
— A primeira vez em que ouvi "Heartbreak Hotel", fiquei paralisado. Eu mal conseguia me concentrar na letra. Meus cabelos estavam em pé. Eu nunca havia ouvido um americano cantar com aquela atitude. Geralmente, os americanos daquela época, tentavam cantar como Frank Sinatra — relembrou John Lennon, em 1975.
Em 10 de fevereiro de 1964, os Beatles conquistaram o mundo ao se apresentarem no "Ed Sullivan Show", programa de maior sucesso nos Estados Unidos nos anos 60.
Naquele dia, o anfitrião do programa leu um telegrama escrito por Elvis Presley para os Beatles, emocionando o quarteto de Liverpool:
"Olá garotos. Parabéns pela aparição no Ed Sullivan. Sejam bem vindos à América. Espero que a estadia de vocês seja agradável. Deem o melhor que vocês puderem no programa. Boa sorte."
A mensagem de Elvis acertou em cheio o coração dos garotos, que realizaram uma excepcional apresentação no programa.
Até então, este telegrama havia sido o mais perto que os Beatles haviam chegado de Elvis Presley. Entretanto, em 27 de agosto de 1965, esta história mudou. Nesta sexta feira nublada, os Beatles finalmente conheceram o rei.
O encontro fora organizado pelos empresários de ambas as partes. Quando os Beatles se hospedaram em Los Angeles, Tony Barrow, assessor de imprensa do grupo, entrou em contato com o coronel Tom Parker, responsável por empresariar a carreira de Elvis.
A dupla tratou de organizar um evento na mansão de Elvis, localizada em Bel Air. Na época, o assessor dos Beatles, recebeu uma cartilha com algumas regras que de deveriam ser seguidas, para que o encontro transcorresse na mais perfeita paz.
— As regras eram bem claras. Não podíamos pressionar para que o encontro ocorresse logo, tínhamos que esperar aparecer uma data em que Elvis estivesse disponível para nos receber. Não podíamos tirar fotos, nem realizar qualquer tipo de gravação — relembrou Barrow anos mais tarde.
Quando a limusine dos Beatles, adentrou o portão principal da mansão de Elvis Presley, os quatro garotos demonstraram estarem passando pelo dia de maior nervosismo de suas vidas.
Ao chegar na sala de estar, os garotos viram Elvis calmamente, de chinelos, tocando uma canção em seu baixo elétrico. A TV estava ligada, porém, as atenções de Elvis estavam todas voltadas para o seu baixo.
"Caramba, vocês são tímidos? Vão se sentar ou vão ficar aí parados me olhando a noite inteira? Se assim for, eu vou pra cama", brincou Elvis Presley.
Todas as pessoas da sala caíram na gargalhada, e Elvis Presley solicitou aos seus empregados que trouxessem alguns instrumentos para a sala. Tony Barrow relembrou o episódio com carinho, anos mais tarde:
"Eles sentaram-se ali, cada um com um instrumento, e começaram a tocar sem parar. Eu não me lembro de todas as canções que foram tocadas naquele dia. Mas eu me lembro que uma das músicas, fora "I Feel Fine". Eu me lembro de ver Ringo improvisando batuques na mesa de madeira de Elvis, foi divertido. Todos estavam cantando.
Lembro-me de ver Elvis brincando: 'Veja Paul, eu estou praticando', e Paul respondendo à piada a altura com um 'Não se preocupe, nós o tornaremos uma estrela em breve'.
Com certeza, seria maravilhoso se tivéssemos registros desse dia histórico. Adoraria ter tirado fotografias ou gravado as canções. Valeriam milhões em um leilão hoje em dia. Foi uma sensação incrível ver aqueles caras juntos."
Além da versão de "I Feel Fine" relembrada por Barrow, os músicos ainda tocaram canções como "You’re my world de Cilla Black", "That’s Alright (Mama)" e "Blue Suede Shoes".
Ao longo dos anos, os Beatles e seus integrantes, tocaram inúmeros covers de Elvis Presley em suas apresentações. O rei do rock retribuiu o carinho e também tocou canções dos Beatles em seus derradeiros concertos.
BEATLES TOCA ELVIS
ELVIS TOCA BEATLES
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" é um retorno às suas origens
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
Organização do 70000 Tons of Metal se manifesta sobre acusação de assédio
Os dois cantores que ajudaram Malcolm Young durante sua batalha contra a demência
Último disco é uma despedida à altura do legado do Megadeth
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"


Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
A fase dos Beatles que Jim Morrison mais adorava; "Eles eram autênticos e bem crus"
Joe Perry explica o erro dos Beatles que os Rolling Stones por pouco não cometeram
O cantor favorito de Paul McCartney: "Nada chega perto em termos de brilhantismo"
Djavan explica como os Beatles suplantaram com genialidade a bossa nova em sua própria base
As cinco maiores sequências de "na na na" da história da música, segundo a Far Out
Hits dos Beatles, Deep Purple e The Doors com riffs "roubados" de outras músicas
Iron Maiden - Perguntas e respostas e curiosidades
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio


