The Beatles: O dia em que o "Fab Four" encontrou-se com Elvis Presley
Por Danilo F. Nascimento
Postado em 28 de setembro de 2015
A adoração dos Beatles por Elvis Presley é de conhecimento público, porém, o que poucos não sabem, é que Elvis viria a retribuir o carinho recebido pelo Fab Four no decorrer dos anos 60.
— A primeira vez em que ouvi "Heartbreak Hotel", fiquei paralisado. Eu mal conseguia me concentrar na letra. Meus cabelos estavam em pé. Eu nunca havia ouvido um americano cantar com aquela atitude. Geralmente, os americanos daquela época, tentavam cantar como Frank Sinatra — relembrou John Lennon, em 1975.
Em 10 de fevereiro de 1964, os Beatles conquistaram o mundo ao se apresentarem no "Ed Sullivan Show", programa de maior sucesso nos Estados Unidos nos anos 60.
Naquele dia, o anfitrião do programa leu um telegrama escrito por Elvis Presley para os Beatles, emocionando o quarteto de Liverpool:
"Olá garotos. Parabéns pela aparição no Ed Sullivan. Sejam bem vindos à América. Espero que a estadia de vocês seja agradável. Deem o melhor que vocês puderem no programa. Boa sorte."
A mensagem de Elvis acertou em cheio o coração dos garotos, que realizaram uma excepcional apresentação no programa.
Até então, este telegrama havia sido o mais perto que os Beatles haviam chegado de Elvis Presley. Entretanto, em 27 de agosto de 1965, esta história mudou. Nesta sexta feira nublada, os Beatles finalmente conheceram o rei.
O encontro fora organizado pelos empresários de ambas as partes. Quando os Beatles se hospedaram em Los Angeles, Tony Barrow, assessor de imprensa do grupo, entrou em contato com o coronel Tom Parker, responsável por empresariar a carreira de Elvis.
A dupla tratou de organizar um evento na mansão de Elvis, localizada em Bel Air. Na época, o assessor dos Beatles, recebeu uma cartilha com algumas regras que de deveriam ser seguidas, para que o encontro transcorresse na mais perfeita paz.
— As regras eram bem claras. Não podíamos pressionar para que o encontro ocorresse logo, tínhamos que esperar aparecer uma data em que Elvis estivesse disponível para nos receber. Não podíamos tirar fotos, nem realizar qualquer tipo de gravação — relembrou Barrow anos mais tarde.
Quando a limusine dos Beatles, adentrou o portão principal da mansão de Elvis Presley, os quatro garotos demonstraram estarem passando pelo dia de maior nervosismo de suas vidas.
Ao chegar na sala de estar, os garotos viram Elvis calmamente, de chinelos, tocando uma canção em seu baixo elétrico. A TV estava ligada, porém, as atenções de Elvis estavam todas voltadas para o seu baixo.
"Caramba, vocês são tímidos? Vão se sentar ou vão ficar aí parados me olhando a noite inteira? Se assim for, eu vou pra cama", brincou Elvis Presley.
Todas as pessoas da sala caíram na gargalhada, e Elvis Presley solicitou aos seus empregados que trouxessem alguns instrumentos para a sala. Tony Barrow relembrou o episódio com carinho, anos mais tarde:
"Eles sentaram-se ali, cada um com um instrumento, e começaram a tocar sem parar. Eu não me lembro de todas as canções que foram tocadas naquele dia. Mas eu me lembro que uma das músicas, fora "I Feel Fine". Eu me lembro de ver Ringo improvisando batuques na mesa de madeira de Elvis, foi divertido. Todos estavam cantando.
Lembro-me de ver Elvis brincando: 'Veja Paul, eu estou praticando', e Paul respondendo à piada a altura com um 'Não se preocupe, nós o tornaremos uma estrela em breve'.
Com certeza, seria maravilhoso se tivéssemos registros desse dia histórico. Adoraria ter tirado fotografias ou gravado as canções. Valeriam milhões em um leilão hoje em dia. Foi uma sensação incrível ver aqueles caras juntos."
Além da versão de "I Feel Fine" relembrada por Barrow, os músicos ainda tocaram canções como "You’re my world de Cilla Black", "That’s Alright (Mama)" e "Blue Suede Shoes".
Ao longo dos anos, os Beatles e seus integrantes, tocaram inúmeros covers de Elvis Presley em suas apresentações. O rei do rock retribuiu o carinho e também tocou canções dos Beatles em seus derradeiros concertos.
BEATLES TOCA ELVIS
ELVIS TOCA BEATLES
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
A banda que Dave Grohl acha "indiscutivelmente a mais influente" de sua geração
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
Max Cavalera fala sobre emagrecimento e saúde para turnê desafiadora
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado

Paul McCartney morreu mesmo em 1966? O próprio - ou seu sósia - responde
O hit de Paul McCartney que John Lennon queria ter cantado: "Eu teria feito melhor"
A música que Paul McCartney não toca ao vivo por ter sido "deturpada" em sua ideia original
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
Geddy Lee compara "Give It Away" do Red Hot Chili Peppers a uma canção dos Beatles
O maior rockstar que existiu para David Bowie, que pensava a canção como gesto e atitude
A banda mais influente da história do rock, na opinião de Regis Tadeu


