Gustavo Sazes: obras de arte em capas de álbuns de grandes bandas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Samuel Coutinho, Fonte: Metal da Ilha
Enviar correções  |  Comentários  | 

Depois que todo o processo de gravação de um disco é finalizado, um dos últimos passos a ser cuidados é a parte ilustrativa do produto, a capa do álbum. Para todo designer ou responsável pelo trabalho, a capa de um disco é a tela em branco de um quadro só aguardando as pinceladas para criar a arte. E falando em arte, mostraremos a seguir algumas obras de arte de um grande artistas que coleciona trabalhos invejáveis. O brasileiro Gustavo Sazes. Gustavo não é apenas um designer gráfico qualquer, ele é mestre em criar as artworks de bandas do mundo todo.

3661 acessosAngra: "Uma rapazeada bonita, mas nenhum foi bonzinho"5000 acessosMotorhead: destaques do funeral de Lemmy Kilmister

Ele sempre foi uma pessoa ligada aos detalhes, não é a toa consegue criar visões totalmente diferentes de uma capa para outra. Como qualquer um que é ligado ao rock e metal, Gustavo começou em uma banda, mas foi no desenho que ele descobriu seu real talento. De um simples arte para a demo de sua própria banda para as capas das grandes bandas ao redor do mundo. Desde então ele é o artista mais requisitado pelas bandas de metal do mundo a fora. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, vamos faz isso valer a pena. Confira abaixo algumas das milhares de obras de arte de Gustavo Sazes.

ARCH ENEMY - "Black Earth Remastered & Expanded Edition"

Uma das capas favoritas de Gustavo. Como um gosto pessoal do artista em pegar capas antigas e dar uma roupagem nova, Gustavo remodelou a arte da capa da versão "Black Earth Remastered & Expanded Edition" do Arch Enemy. Neste seu segundo trabalho com o Arch Enemy, inicialmente, o guitarrista Michael Amott e Gustavo discutiram sobre a possibilidade da arte ser mais literal em relação ao titulo mas a idéia de refazer a capa com crânios funcionou de forma natural.

ANGRA - "Aqua"

Gustavo fez um trabalho completo com o Angra. Além de reformular todo o site da banda, Sazes criou as capas para o single "Arising Thunder" e para o álbum "Aqua". Todo o conceito gráfico da capa do álbum ficou à cargo de Gustavo. A capa retrata bem o tema do álbum, baseado na obra “A Tempestade” de William Shakespeare.

ALMAH - "Fragile Equality"

Outra obra prima de Gustavo, "Fragile Equality" do Almah trouxe um tom mais sombrio e dark. Nesta capa, de muito bom gosto por sinal, Gustavo usou tons mais escuros mesclando com elementos futuristas. O vocalista Edu Falaschi havia enviado textos nos quais ele baseou as letras para trabalhar nas idéias. O CD ainda não tinha nome, porém o conceito estava todo lá. A capa na verdade retrata de forma simbólica e surrealista um momento X ou Y da história escolhida inicialmente ao acaso.

FIREWIND - "Few Against Many"

A banda grega também reconheceu o belo trabalho do brasileiro, e recrutou Gustavo para ser o artista da capa do álbum "Few Against Many" de 2012. A capa do álbum já é sexta da banda feita pelas mãos de Gustavo. Para este álbum ele utilizou efeitos que gosta muito de usar, como profundidade, um céu dramático, e elementos como fogo e vento, as cores, etc. As bandeiras no fundo foram inspiradas em visuais do filme Ran, de Akira Kurosawa.

SYMMETRYA - "Last Dawn"

Um dos trabalhos mais recentes de Gustavo Sazes, foi com a banda catarinense Symmetrya. O artista ilustrou a arte do último álbum do grupo, "Las Dawn". A capa retrata bem o nome do disco, uma mulher vestida de vermelho, o entardecer e o fim do mundo que se aproxima fazem os pássaros de afastarem. Segundo o tecladista Milton Maia, há melancolia e um amor escuro na obra. De acordo com o próprio Gustavo: "O trabalho do Symmetrya ficou dentro da proposta da banda, acho que casou muito bem com o som atual deles. Foi um prazer trabalhar com eles". Uma bela capa para um ótimo disco.

Gustavo Sazes preza por não se identificar, gosta de manter o anonimato. Prefere que apenas suas capas sejam o centro das atenções. Confira abaixo mais algumas obras que foram ilustradas pelo brasileiro:

DR. SIN - "Animal"

KAMELOT - "Silverthorn"

HUDSON CADORINI - "Turbination"

OFICINA G3 - "Depois da Guerra"

KRISIUN - "Southern Storm"

KORZUS - "Legion"

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 08 de outubro de 2014

AngraAngra
"Uma rapazeada bonita, mas nenhum foi bonzinho"

200 acessosAltair: comédia diabólica de Progressive/Power Metal0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Angra"

Prog MetalProg Metal
Os 10 discos essenciais segundo o TeamRock

Rafael BittencourtRafael Bittencourt
"O que vou ensinar para este menino?"

BateriaBateria
Imagine se ele tocasse equipamento mais decente

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Arch Enemy"0 acessosTodas as matérias sobre "Angra"0 acessosTodas as matérias sobre "Almah"0 acessosTodas as matérias sobre "Firewind"0 acessosTodas as matérias sobre "Symmetrya"

MotorheadMotorhead
Destaques do funeral de Lemmy Kilmister

Tarja TurunenTarja Turunen
Vocalista reprova cover do COB no The Voice

Avenged SevenfoldAvenged Sevenfold
"Lepo-Lepo"' no show em São Paulo

5000 acessosMetallica: a evolução de James Hetfield ao longo dos anos5000 acessosRush: Um Adeus Aos Reis5000 acessosNu Com a Mão no Bolso: blog elege as melhores capas com "nudez"5000 acessosIron Maiden: as músicas que a banda menos tocou ao vivo5000 acessosDavid Coverdale: casamento, dinheiro e meditação5000 acessosNirvana: O equipamento de Kurt Cobain

Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online