Bumblefoot: algumas curiosidades das gravações de "Hands"
Por Rafael Tavares
Fonte: Perfect Crime
Postado em 29 de abril de 2014
O guitarrista do Guns N' Roses, Ron "Bumblefoot" Thal, já contava com 7 discos e um DVD ao vivo lançado antes de ter se juntado a Axl Rose, em 2006.
"Hands" é o terceiro disco de estúdio de Ron Thal, o primeiro sob o nome "Bumblefoot".
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em Abril de 97 a Shrapnel Records concordou em negociar a liberação do contrato que Ron Thal tinha com eles, foi hora dele voltar pros eixos e ter uma banda novamente, como tinha antes dos discos solo, e esse CD seria o ponto de partida. Ron pegou as músicas gravadas para o disco "Hermit" que a Shrapnel havia rejeitado ("Dummy", "Vomit", "Dirty Pant'loons",) e então terminou as músicas não gravadas que a Shrapnel havia também rejeitado ("Swatting Flies", "What I Knew", "Shrunk".) A partir daí ele escreveu "Chair Ass" - ele estava bebendo uma lata de Ginger Ale da Pathmark, e no meio da gravação do solo ele pegou a lata e a forçou contra as cordas e tocou o resto do solo com uma mão. Estragou um pouco a guitarra, mas melhorou o som. De acordo com Bumblefoot, "o engraçado da Ginger Ale da Pathmark é que se você bebê-la pelo menos meia-hora antes de dormir, você terá os sonhos mais detalhistas e perturbadores, onde você sente tudo que está acontecendo. Talvez seja só eu."
A faixa título "Hands" surgiu enquanto ele dirigia de volta do estúdio na noite antes de partir para uma turnê na França em Maio de 97. "Eu nunca quis fazer turnê para meus discos solo, não sentia que eles eram realmente eu, e eu não iria fingir ou me violar. Eu não me sentia mais realizado pela música, minha identidade fora censurada e diluída por tanto tempo que eu fiquei dormente. Mas ao gravar esse CD eu lembrei o que a música era – era meu remédio. Minha paz. Mantinha-me são. E a liberdade para ser eu mesmo me trouxa de volta minha espiritualidade que havia perdido. Eu dediquei esse álbum a isto. Quando cheguei em casa, a música inteira estava escrita na minha mente – eu sempre escrevo as músicas na minha mente antes. Eu toquei o riff de abertura da música enquanto brincava com um kazoo."
Quando voltava para Paris depois de se apresentar em Nancy, Ron comentou com o pessoal da Roadrunner, que lhe acompanhava, que ele tinha uma sensação muito forte de que alguém próximo dele morreria. Na manhã seguinte, ao ligar pra casa, soube dessa morte que ocorreu na noite anterior, e em cinco minutos ele escreveu "Tuesday in Nancy" - uma música que tinha por anos, mas nunca encontrara as palavras certas pra ela.
"Brooklyn Steakhouse" apareceu depois que seu irmão contou sobre uma churrascaria que topou atendê-lo com seus amigos após chegarem quando fechavam o estabelecimento, mas a carne estava quase crua, o atendimento foi péssimo e só aceitavam pagamento em dinheiro. Seu solo foi o primeiro que ele gravou com uma guitarra Vigier após ter fechado um contrato de patrocínio com a empresa enquanto estava na França. "Em seguida eu gravei "Backfur", onde eu liguei o amplificador e bati na guitarra com meu pau até conseguir os sons que eu queria. Se não fosse por isso, eu provavelmente deixaria a música fora do disco."
Em seguida Ron procurou pessoas com mãos diferenciadas para fotografá-las para a capa do disco. Após procurar por dois meses ele ficou sem tempo e precisava começar a se preparar para fabricar as cópias do disco, embora não havia conseguido fotos diferentes o suficiente. "Eu estava no estúdio trabalhando com alguns rappers e falando sobre a arte do CD e como eu queria ter encontrado mais uma mão, quando um deles gritou pra alguém na sala ao lado 'Hey, Stubbs – chega aqui...' o garoto apertou minha mão, e eu descobri a última mão de que precisava. Porra do destino."
Tudo sobre este álbum é simples e cru – as letras, as mãos na arte gráfica (sem edição digital) e a gravação se manteve seca e soando natural – sem dobras de voz ou guitarras. A liberação da Shrapnel veio em Setembro de 97. Em Dezembro ele abriu a produtora Hermit Inc e começou as conversas com distribuidores no Japão e Europa. Começou, então, a busca por pessoas para fazer aquela banda crescer. Longa busca. Muitos erros – "alguns não podiam comprometer seu tempo, e algumas eram traidores de merda – você não descobre isso até que dependa dessas pessoas". Enquanto buscava companheiros de banda, o disco foi lançado para pedidos via correio em Março de 98 e estava nas lojas francesas em Junho de 98. O primeiro show do Bumblefoot foi um showcase para a TVT Records. O segundo show seria uma abertura para o Van Halen em 17 de Junho, em Paris, mas o show foi cancelado. O terceiro show foi em Nice, França, para um público de algumas milhares de pessoas. Foi aí que começaram as composições para o CD "Uncool"...
Para conferir:
"Hands"
"Backfur"
Pra quem ficou curioso, o som produzido por sua genitália é o som que toca entre os versos.
"Drunk"
"Tuesday in Nancy"
"Cactus"
Track Listing
hands
swatting flies
what i knew
shrunk
dummy
chair ass
noseplugs
vomit
brooklyn steakhouse
drunk
backfur
tuesday in nancy
dirty pant'loons
*cactus
*trainwreck
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps