Metallica: quando o grupo achou seu Derek Riggs
Por Filipe Souza
Fonte: Metal Zone
Postado em 11 de maio de 2012
Quer saber quando uma banda está realmente em alta ou é uma banda clássica na mente da moçada? Olhe para a garotada em um show e veja quais grupos mais estampam as camisas. Foi assim no final da década de 90 quando mais de 70% de jovens usavam camisas do Cradle of Filth em qualquer que seja o show. Depois não foi difícil de ver Amon Amarth, Dimmu Borgir, Arch Enemy entre outros...
Os campeões de estampa sem dúvida ainda são: Iron Maiden com seu Eddie, Metallica, AC/DC, Sepultura e Megadeth. Só para citar alguns. O fato é que merchandising é um artigo que vende e muito.
O jornalista Mick Wall exemplifica muito bem essa corrida do ouro em Metallica – A Biografia. "Os integrantes do Iron Maiden tinham ficado milionários com os lucros de produtos licenciados antes mesmo das vendas dos discos".
Astutos como sempre, Lars e Mensch tinham percebido que a maioria das marcas de merchandising de rock bem sucedidas arrecadava bastantes em itens para colecionadores; não bastava apenas ter uma camiseta da turnê de 1988, as bandas mais espertas produziam uma camiseta para cada situação. Nesse quesito o campeão era o Iron Maiden, que tinha seu próprio artista e designer, Derek Riggs, que produzia tanto as capas dos discos como as camisetas colecionáveis e os produtos relativos às turnês. As possibilidades eram incontáveis. O Iron Maiden vai tocar no Havaí? Bom, que tal uma imagem do Eddie numa prancha de surfe?
Nesse trecho do livro o autor disserta sobre a criação do Eddie e as diversas formas que a Donzela de Ferro encontrou para disseminar a ideia do mascote pelo mundo.
O fato de Eddie ter sido também transformado em parte da decoração de palco da banda nos anos de 1980 não passou despercebido pelo Metallica e pela Q Prime. Com o Metallica planejando a sua primeira turnê em estádios como atração principal, Lars decidiu que eles precisavam de um Derek Riggs, até mesmo de um Eddie, talvez.
O Metallica encontrou seu próprio Derek Riggs em Pushead (Brian Schoeder), um dos amigos skatistas de James, que ele tinha conhecido em um show do Venom em 1985. "Ele (James Hetfield) viu um trabalho que eu tinha feito para o Misfits", Pushead recordou, "e perguntou se não podia colocar numa camiseta. Eu disse que não havia problema. Foi a camiseta que vestiu para a foto da contra capa do Master of Puppets, e assim toda a onda Cult dos Misfits começou."

A primeira coisa que Pushead fez para o Metallica foi a camiseta de "Damage Inc.", a seguir veio o projeto para o vídeo Cliff em All. Foi nas camisas, no entanto, que o design de Pushead se revelou. O próximo foi o da camisa, item disputado por colecionadores, "Crush course in brain surgery" – um exemplo clássico, assustador e engraçado do traço de Pushead.
Com o início da turnê mundial 1988-89, a banda pediu para ele aumentar a produção, começando com uma ilustração para o interior da capa de ...And Justice for All: uma mão, com a palavra "fear" tatuada nos dedos, segurando um martelo com os quatro rostos desenhados. Foi também uma ilustração de Pushead que adornou a capa do programa oficial da turnê mundial Damage Justice, em 1988-89, uma brincadeira com a "justiça cega" da capa do álbum – a Estatua da Liberdade numa versão esqueleto, com os pratos da balança enfaixados e a espada abaixada. Eles também encomendariam o design das capas de dois singles do álbum: "Harvester of sorrow" e "One".
Esses trechos que você leu e muitas outras informações e curiosidades sobre a banda você encontra no livro Metallica – A Biografia, escrito pelo jornalista inglês Mick Wall.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
O significado da palavra escrita igual em inglês e português que Fernanda Lira usou na Crypta
Responsável pela mixagem de "...And Justice for All" considerou "estúpido" limar o baixo
Baterista aprende repertório em menos de 3 horas e faz show com o Arch Enemy
A música gravada pelo Slayer que Kerry King odeia
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Van Halen sinalizou "o fim do rock como o conhecíamos", segundo Slash
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
Down lança vídeo da música "The Myth", faixa de seu próximo disco


James Hetfield beija a noiva Adriana Gillett durante jogo do Las Vegas Raiders
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
A curiosa história da última foto de Axl e Slash num show do Guns N' Roses em 23 anos
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV


