Metallica: quando o grupo achou seu Derek Riggs
Por Filipe Souza
Fonte: Metal Zone
Postado em 11 de maio de 2012
Quer saber quando uma banda está realmente em alta ou é uma banda clássica na mente da moçada? Olhe para a garotada em um show e veja quais grupos mais estampam as camisas. Foi assim no final da década de 90 quando mais de 70% de jovens usavam camisas do Cradle of Filth em qualquer que seja o show. Depois não foi difícil de ver Amon Amarth, Dimmu Borgir, Arch Enemy entre outros...
Os campeões de estampa sem dúvida ainda são: Iron Maiden com seu Eddie, Metallica, AC/DC, Sepultura e Megadeth. Só para citar alguns. O fato é que merchandising é um artigo que vende e muito.
O jornalista Mick Wall exemplifica muito bem essa corrida do ouro em Metallica – A Biografia. "Os integrantes do Iron Maiden tinham ficado milionários com os lucros de produtos licenciados antes mesmo das vendas dos discos".
Astutos como sempre, Lars e Mensch tinham percebido que a maioria das marcas de merchandising de rock bem sucedidas arrecadava bastantes em itens para colecionadores; não bastava apenas ter uma camiseta da turnê de 1988, as bandas mais espertas produziam uma camiseta para cada situação. Nesse quesito o campeão era o Iron Maiden, que tinha seu próprio artista e designer, Derek Riggs, que produzia tanto as capas dos discos como as camisetas colecionáveis e os produtos relativos às turnês. As possibilidades eram incontáveis. O Iron Maiden vai tocar no Havaí? Bom, que tal uma imagem do Eddie numa prancha de surfe?
Nesse trecho do livro o autor disserta sobre a criação do Eddie e as diversas formas que a Donzela de Ferro encontrou para disseminar a ideia do mascote pelo mundo.
O fato de Eddie ter sido também transformado em parte da decoração de palco da banda nos anos de 1980 não passou despercebido pelo Metallica e pela Q Prime. Com o Metallica planejando a sua primeira turnê em estádios como atração principal, Lars decidiu que eles precisavam de um Derek Riggs, até mesmo de um Eddie, talvez.
O Metallica encontrou seu próprio Derek Riggs em Pushead (Brian Schoeder), um dos amigos skatistas de James, que ele tinha conhecido em um show do Venom em 1985. "Ele (James Hetfield) viu um trabalho que eu tinha feito para o Misfits", Pushead recordou, "e perguntou se não podia colocar numa camiseta. Eu disse que não havia problema. Foi a camiseta que vestiu para a foto da contra capa do Master of Puppets, e assim toda a onda Cult dos Misfits começou."

A primeira coisa que Pushead fez para o Metallica foi a camiseta de "Damage Inc.", a seguir veio o projeto para o vídeo Cliff em All. Foi nas camisas, no entanto, que o design de Pushead se revelou. O próximo foi o da camisa, item disputado por colecionadores, "Crush course in brain surgery" – um exemplo clássico, assustador e engraçado do traço de Pushead.
Com o início da turnê mundial 1988-89, a banda pediu para ele aumentar a produção, começando com uma ilustração para o interior da capa de ...And Justice for All: uma mão, com a palavra "fear" tatuada nos dedos, segurando um martelo com os quatro rostos desenhados. Foi também uma ilustração de Pushead que adornou a capa do programa oficial da turnê mundial Damage Justice, em 1988-89, uma brincadeira com a "justiça cega" da capa do álbum – a Estatua da Liberdade numa versão esqueleto, com os pratos da balança enfaixados e a espada abaixada. Eles também encomendariam o design das capas de dois singles do álbum: "Harvester of sorrow" e "One".
Esses trechos que você leu e muitas outras informações e curiosidades sobre a banda você encontra no livro Metallica – A Biografia, escrito pelo jornalista inglês Mick Wall.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Foo Fighters disponibiliza preview de 11 novas faixas em site oficial
Nevermore divulga documentário que mostra performance da nova formação
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
O baterista que nos deixou precocemente e que Elton John disser ser um dos maiores
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses


"Quem vai me matar?": Dave Mustaine lembra briga junto com James Hetfield em boate
A música do Metallica que deveria ter solo do Kirk, mas ele não apareceu e Cliff resolveu
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
A melhor música do controverso "Load", segundo o Heavy Consequence
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
Por que "Welcome Home (Sanitarium)" é a pior faixa de "Master of Puppets", segundo site
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
O dia que James Hetfield deixou Dave Mustaine na mão em briga
5 capas inusitadas de álbuns de rock
Iron Maiden - Perguntas e respostas e curiosidades
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio


