Vince Neil - Exposição Solo de Hard Rock
Resenha - Exposed - Vince Neil
Por JP Pretti
Postado em 24 de novembro de 2024
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Conhecido pelo carisma e talvez ainda mais pelas polêmicas, Vince Neil é a voz por trás do Motley Crue, uma das maiores bandas de Hard Rock de todos os tempos.
Apesar de ser fã do estilo, eu confesso que o Motley Crue não está entre as minhas bandas de cabeceira, exceto por algumas músicas e principalmente pelo álbum homônimo Motley Crue, que curiosamente foi o único que Vince Neil não gravou. Para mim é disparado o melhor álbum da banda. Mas aí é conversa para outro dia…
Lá pelo começo dos anos 1990, o relacionamento dentro da banda estava bastante conturbado, principalmente entre Nikki Sixx e Mick Mars com Vince Neil, o que culminou com a saída do vocalista durante a gravação do álbum que viria a ser o álbum homônimo mencionado acima, mas que obviamente tomou outra cara depois disso.
Decidido a seguir em carreira solo, com apoio e dinheiro da gravadora Warner, Vince Neil recrutou uma verdadeira seleção, com nomes como Steve Stevens e Dave Marshall nas guitarras, Phil Soussan e posteriormente Robbie Crane no baixo e Vikki Foxx na bateria. Intitulado Exposed, o álbum foi lançado em 27 de abril de 1993 e alcançou a posição 13 na parada Billboard 200 dos EUA.

Se a intenção era provar que conseguiria seguir relevante para os fãs de Hard Rock, Vince Neil conseguiu tal objetivo e com sobras. O álbum abre com a rápida e pesada Look In Her Eyes, com riffs conduzindo a música praticamente do começo ao fim. Além da performance de Vince Neil, destaque para o solo de Steve Stevens também.
Sister Of Pain segue pesada, só que mais arrastada que a antecessora. Apresenta um dos melhores refrões do álbum, daqueles de ficar cantando por horas. Novamente, não tem como não destacar as linhas de guitarras, devido ao peso e ao cuidado nos detalhes. Can’t Have Your Cake lembra os tempos festivos de Motley Crue. Impossível ouví - la e não lembrar da ex - banda que fez Vince Neil ser conhecido no mundo todo.
Talvez o maior destaque de todo o álbum, The Edge começa com arranjos inspirados de Flamenco, até cair mais uma vez em riffs pesados e cortantes. De todos os acertos de Vince Neil para Exposed, sem dúvida alguma o maior deles está no recrutamento da dupla Steve Stevens e Dave Marshall, que conseguiu tomar o destaque do vocalista para eles.
A balada Can’t Change Me agrada pelo clima e pelo refrão gostoso de ouvir. You’re Invited segue na linha do que Vince Neil fez na época de Motley Crue, com arranjos e linhas de voz mais festivos, sendo um dos singles do álbum.
Exposed não é tão conhecido no Brasil, mas vale demais a audição. Sem dúvida alguma está entre os melhores álbuns de Hard Rock produzido em uma época que o Grunge já tinha tomado a cena. E para dar uma cutucada no Motley Crue, Vince Neil criou músicas mais inspiradas do que a banda já tinha feito antes, em melodias e principalmente em arranjos mais maduros e coesos.
Vince Neil - Exposed ( 1993 )
1 - Look In Her Eyes
2 - Sister Of Pain
3 - Can’t Have Your Cake
4 - Fine, Fine Wine
5 - The Edge
6 - Can’t Change Me
7 - Set Me Free
8 - Living Is A Luxury
9 - You’re Invited
10 - Gettin’ Hard
11 - Forever
Outras resenhas de Exposed - Vince Neil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026

A ameaça de quatro palavras que iniciou a briga entre Axl Rose e Vince Neil
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


