50 anos: Queen, o disco
Resenha - Queen - Queen
Por Isaias Freire
Postado em 05 de dezembro de 2023
Meu primeiro contato com Queen foi em 1978. Nesta data, chegava às minhas mãos "News of the World", o sexto disco da banda. Se hoje se ouve música sozinho com um headfone conectado a um celular, naquela época era diferente, os amigos se juntavam e iam a casa um do outro para ouvir suas bandas preferidas. Com o Queen não foi diferente, me lembro de sermos três amigos em um quarto, manuseando aquela capa verde e ouvindo, para nós, uma nova banda. Para ser sincero, o disco não causou grandes impactos e os comentários foram tipo: "parece um coral amador". Quanta ingenuidade! Para nós que estávamos acostumados a ouvir Led Zeppelin e Black Sabbath, aquele som não se encaixava muito bem aos nossos ouvidos. Pouco tempo depois, porém, já estávamos adorando o som. Foi então que ouvimos o disco "Jazz", para só depois, comprarmos os primeiros álbuns .
O álbum inicial, "Queen", foi lançado em 1973 e agora está fazendo 50 anos. Um disco de estreia tipo "formação de caráter". Algumas músicas já mostravam o que viria a ser a futura linha de conduta do grupo: é o disco mais hard rock de toda carreira, porém apresentava várias sonoridades (doom, hard rock, rock and roll, progressivo) que claramente soavam como a de outros artistas, mas que, no conjunto, estavam moldando a personalidade do grupo.
Vejamos: "Keep Yourself Alive", apesar de distorções e guitarras com timbres diferentes já continha os elementos do Queen; "Doing All Right", com Brian May no piano, a música também apresenta diferentes timbres de guitarra; "Great King Rat", uma música com variações no andamento que, por vezes, nos remete ao progressivo; "My Fairy King", já com Freddie Mercury nos pianos, mostra uma introdução que claramente nos remete a "Highway Star"do Deep Purple e timbres de guitarra que nos remetem ao King Crimson; "Lair", que apresenta mudanças no andamento, é a música mais hard rock do disco, com elementos que viriam a ser a assinatura da banda (nota para a grande presença de chimbal); "The Night Comes Down", com uma introdução no violão, apresenta nuances bem progressivos; "Modern Times Rock´n´Roll", música bem "rock and roll primórdios", tendo no vocal Roger Taylor; "Son and Daughter", com uma levada tipo "doom" que nos remete ao Black Sabbath; "Jesus", uma música com duplicação de vocais, é a cara do Queen; e a última, "Seven Seas of Rhye...", uma música instrumental que muito lembra Elton John.
Acho o Queen uma banda supervalorizada, possui uma discografia com 14 discos, onde os sete primeiros são realmente bons e os sete seguintes realmente duvidosos. Tive a oportunidade de vê-los ao vivo no Rock in Rio de 1985, foi impressionante, no entanto, por conta da superexposição, hoje raramente eu escuto alguma coisa. Quando escuto, porém, sinto que ainda gosto deles.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos


O solo do Queen que Brian May escolheria para ser lembrado
Site americano aponta 3 bandas gigantes dos anos 1970 que quase fracassaram antes da fama
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A razão que fez Freddie Mercury se recusar a tocar clássico do Queen: "Som horrível"
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


