50 anos: Queen, o disco
Resenha - Queen - Queen
Por Isaias Freire
Postado em 05 de dezembro de 2023
Meu primeiro contato com Queen foi em 1978. Nesta data, chegava às minhas mãos "News of the World", o sexto disco da banda. Se hoje se ouve música sozinho com um headfone conectado a um celular, naquela época era diferente, os amigos se juntavam e iam a casa um do outro para ouvir suas bandas preferidas. Com o Queen não foi diferente, me lembro de sermos três amigos em um quarto, manuseando aquela capa verde e ouvindo, para nós, uma nova banda. Para ser sincero, o disco não causou grandes impactos e os comentários foram tipo: "parece um coral amador". Quanta ingenuidade! Para nós que estávamos acostumados a ouvir Led Zeppelin e Black Sabbath, aquele som não se encaixava muito bem aos nossos ouvidos. Pouco tempo depois, porém, já estávamos adorando o som. Foi então que ouvimos o disco "Jazz", para só depois, comprarmos os primeiros álbuns .
O álbum inicial, "Queen", foi lançado em 1973 e agora está fazendo 50 anos. Um disco de estreia tipo "formação de caráter". Algumas músicas já mostravam o que viria a ser a futura linha de conduta do grupo: é o disco mais hard rock de toda carreira, porém apresentava várias sonoridades (doom, hard rock, rock and roll, progressivo) que claramente soavam como a de outros artistas, mas que, no conjunto, estavam moldando a personalidade do grupo.
Vejamos: "Keep Yourself Alive", apesar de distorções e guitarras com timbres diferentes já continha os elementos do Queen; "Doing All Right", com Brian May no piano, a música também apresenta diferentes timbres de guitarra; "Great King Rat", uma música com variações no andamento que, por vezes, nos remete ao progressivo; "My Fairy King", já com Freddie Mercury nos pianos, mostra uma introdução que claramente nos remete a "Highway Star"do Deep Purple e timbres de guitarra que nos remetem ao King Crimson; "Lair", que apresenta mudanças no andamento, é a música mais hard rock do disco, com elementos que viriam a ser a assinatura da banda (nota para a grande presença de chimbal); "The Night Comes Down", com uma introdução no violão, apresenta nuances bem progressivos; "Modern Times Rock´n´Roll", música bem "rock and roll primórdios", tendo no vocal Roger Taylor; "Son and Daughter", com uma levada tipo "doom" que nos remete ao Black Sabbath; "Jesus", uma música com duplicação de vocais, é a cara do Queen; e a última, "Seven Seas of Rhye...", uma música instrumental que muito lembra Elton John.
Acho o Queen uma banda supervalorizada, possui uma discografia com 14 discos, onde os sete primeiros são realmente bons e os sete seguintes realmente duvidosos. Tive a oportunidade de vê-los ao vivo no Rock in Rio de 1985, foi impressionante, no entanto, por conta da superexposição, hoje raramente eu escuto alguma coisa. Quando escuto, porém, sinto que ainda gosto deles.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Robert Plant definiu como "clinicamente morta" após ir a show deles
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
O hit do Led Zeppelin que Robert Plant acha ótimo: "Rock progressivo enlouquecido"
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
Metal Hammer lista discos achincalhados que merecem uma segunda chance
O segredo revelado por Ronnie James Dio que deixou James Hetfield irritado
O álbum do Led Zeppelin que Ozzy Osbourne considerava um dos grandes discos de metal
As 13 músicas favoritas de Morrissey, o vocalista do The Smiths
Kiko Loureiro compartilha partitura da música "Late Redemption"
O tipo de banda que fazia Angus Young dizer que bocejaria até não aguentar mais
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish

A artista com quem Freddie Mercury se identificava muito mais do que com o Led Zeppelin
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Guitarrista fala sobre influência de Queen e David Bowie no Def Leppard
A música que fez Brian May decidir como queria tocar guitarra
A razão que levou Brian May a recusar tocar em mais faixas do álbum de Tony Iommi
O guitarrista dos anos oitenta que para Brian May estava acima de todos os outros
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão


