Led Zeppelin: tributo composto por bandas nacionais com vocais femininos traz boas versões
Resenha - Stairway To Brazil...The Brazilian Tribute - Led Zeppelin
Por Mário Pescada
Postado em 11 de outubro de 2022
Nota: 8
Em mais um lançamento ousado, o selo/gravadora Secret Service Records lançou no final do ano passado outro tributo, dessa vez, homenageando o imortal LED ZEPPELIN.
E por que ousado? Ao contrário do que possa parecer, lançar um disco tributo não deve mesmo ser uma tarefa das mais fáceis já que é preciso escolher BEM as bandas participantes, nivelar suas gravações para que o material soe uniforme e o mais importante de tudo: conseguir a aceitação dos fãs para as versões feitas das músicas dos seus ídolos.
"Stairway To Brazil...The Brazilian Tribute To LED ZEPPELIN" (2021) manteve a regra de ouro da Secret Service Records de só contar com bandas nacionais participando, o que por si só já é um ato louvável, assim como foi feito nos tributos ao KISS, AC/DC, MOTÖRHEAD, BLACK SABBATH, IRON MAIDEN e SLAYER. Ainda houve a condição de que as bandas tivessem, obrigatoriamente, uma mulher como vocalista, da mesma forma como foi feito no tributo ao DEEP PURPLE.
Foram selecionadas 15 bandas de rock, mas de estilos distintos: hard rock, rock n´ roll, heavy metal, symphonic metal, stoner e até death metal. Algumas bandas optaram em ser mais tradicionais com suas versões, sem mexer muito na estrutura das músicas, enquanto outras encararam o desafio de colocar seu estilo e personalidade, o que é muito bem-vindo, mas com o risco de colocar tudo a perder, como de fato aconteceu em poucas faixas.
Cinco versões ficaram excelentes: NO ONE SPOKE colocou em "Kashimir" trechos de música árabe, deixando a música mais misteriosa ainda; o FENRIR´S SCAR deixou "Black Dog" mais rock n´ roll ao retirar as pausas da versão original; o CROSS ROAD, em "Ramble One", acertou em cheio com a linda voz da sua vocalista e o baixo destacado; a VANDROYA optou por uma música não tão conhecida como as demais, "The Rover", e mandou muito bem com os teclados e a performance de sua ótima vocalista; já o SLEEPWALKER SUN corajosamente arriscou ao escolher a mais conhecida música do LED, "Stairway To Heaven", conseguindo entregar uma versão a altura da original, diferenciada por um bem colocado órgão ao fundo.
Do time que conseguiu a difícil proeza de colocar seu estilo sem comprometer, temos o VOCCATUS com uma versão mais triste que a original em "All My Love"; a CORJA que transformou "Good Times, Bad Times" em um bruto death metal, MELYRA que meteu o pé no freio em "Houses Of The Holy" e o WEEDEVIL, que deu uma chapada stoner "Heartbreaker".
A bonita capa ficou a cargo de Alcides Burn, músico que também já assinou trabalhos artísticos para CLAUSTROFOBIA, HEADHUNTER D.C., IMAGO MORTIS, MALEFACTOR e outros. O encarte segue o padrão dos demais tributos: com fotos e contatos dos grupos participantes.
"Stairway To Brazil...The Brazilian Tribute To LED ZEPPELIN" (2021) marca o que deve ser um dos últimos lançamentos da Secret Service Records, portanto, interessados nesse e nos demais tributos devem entrar em contato com eles nas suas redes sociais enquanto há cópias disponíveis.
Confira abaixo o teaser que contém um trecho de cada música.
Faixas:
01 NO ONE SPOKE - Kashimir
02 REVENGIN - Living Loving Maid
03 FENRIR´S SCAR - Black Dog
04 VOCCATUS - All My Love
05 SACRIFICED - Immigrant Song
06 CROSS ROAD - Ramble One
07 LIVING SHIELDS - The Ocean
08 CORJA - Good Times, Bad Times
09 MELYRA - Houses Of The Holy
10 BELLA UTOPIA - Communication Breakdown
11 VANDROYA - The Rover
12 WEEDEVIL - Heartbreaker
13 INNOCENCE LOST - Wholle Lotta Love
14 WHITE DEATH - For Your Life
15 SLEEPWALKER SUN - Stairway To Heaven
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps