Jeff Scott Soto: a consagração de uma trajetória de sucesso
Resenha - Duets Collection Vol. 1 - Jeff Scott Soto
Por Alexandre Veronesi
Postado em 12 de fevereiro de 2022
Tenho plena convicção de que não existe um fã sequer de Heavy Metal e/ou Hard Rock que nunca tenha ouvido o nome JEFF SCOTT SOTO. O americano, de origem porto-riquenha, é simplesmente um dos maiores funcionários do gênero, mantendo uma frequência quase que desumana desde o ano de 1984, quando iniciou a sua carreira na banda do excêntrico guitarrista sueco Yngwie J. Malmsteen. De lá para cá, Soto integrou inúmeros grupos, como Talisman, Journey, Sons Of Apollo, Trans-Siberian Orchestra, Axel Rudi Pell e W.E.T. - só para citar alguns exemplos - além de sua extensa empreitada solo, e a participação na banda fictícia do filme "Rock Star" (2001), estrelado por Jennifer Aniston e Mark Wahlberg, que contou também com músicos do calibre de Zakk Wylde, Jason Bonham e Jeff Pilson.
Jeff Scott Soto - Mais Novidades
Recentemente, o incansável cantor desenvolveu a ideia de condensar o melhor de sua trajetória dentro de um disco, mas não se trataria de um registro ao vivo ou uma simples coletânea. "The Duets Collection - Vol. 1", disponibilizado mundialmente em Outubro de 2021, é um álbum de regravações, onde JSS performa algumas de suas grandes canções ao lado de vocalistas renomados ou promissores do cenário Rock mundial.
É dura a tarefa de apontar destaques em meio a um repertório tão sólido e bem selecionado, portanto, peço licença para um breve faixa a faixa:
"LIVIN' THE LIFE": a audição tem início com este poderoso "Hard 'n' Heavy", extraído da trilha sonora do supracitado filme "Rock Star", no qual Soto divide os microfones com seu parceiro de W.E.T. - e também líder do grupo sueco Eclipse - Erik Martensson, em um interessante e eficaz contraste de vozes.
"DON'T LET IT END": a bela "power ballad", originalmente presente em "Marching Out", trabalho de 1985 de Yngwie Malmsteen, ganhou uma reinterpretação magistral, com a presença do prodígio Dino Jelusick, ex-Animal Drive, e recentemente integrado ao line-up do Whitesnake.
"MYSTERIOUS": um clássico do Talisman, que aqui foi presenteado com a voz singular de Eric Martin (o eterno vocalista do Mr. Big), em performance arrebatadora.
"BELIEVE IN ME": o ponto mais baixo do disco, por consequência de uma performance pouco inspirada do excelente Nathan James, frontman da banda Inglorious e ex-participante do programa de televisão The Voice britânico. Não chega a ser um desastre, porém existe uma evidente ausência de energia e "punch" por parte do convidado, comprometendo assim o resultado final.
"COMING HOME": balada do projeto Soul SirkUS (criado por Neil Schon, guitarrista do Journey), que traz um lindo dueto entre Soto e Deen Castronovo, antigos companheiros na empreitada em questão.
"I'LL BE WAITING": o hino máximo da carreira de JSS, dispensa maiores apresentações. Destaca-se a ótima participação do cantor brasileiro Alírio Netto, atualmente membro do Shaman e Queen Extravaganza.
"CALLIN' ALL GIRLS": única canção do Eyes presente no registro, conta com uma extraordinária - como é de praxe - atuação de Russell Allen, conhecido principalmente por seu trabalho no conjunto de Prog Metal Symphony X.
"COLOUR MY XTC": mais uma presença brasileira, mais um acerto. Renan Zonta (Electric Mob) empresta sua poderosa voz a esta pérola do Talisman, e o resultado é simplesmente incrível, pois a voz do rapaz casa assustadoramente com a proposta da música, culminando em um dos momentos mais divertidos da bolacha.
"WARRIOR": a verdadeira junção entre o velho e o novo. Neste vigoroso som de Axel Rudi Pell, Jeff "duela" com Johnny Gioeli (também líder do Hardline), marcando o encontro de duas gerações de vocalistas da banda do virtuoso guitarrista alemão de mesmo nome.
"HOLDING ON": a versão desta balada do álbum "Prism", de 2002, é altamente tocante e carregada de "feeling", muito em função do excepcional desempenho de BJ, frontman do Spektra e fiel escudeiro de Soto de longa data, que ostenta uma das mais belas vozes do Hard/Melodic Rock na atualidade, não apenas do Brasil, mas de todo o planeta.
"AGAIN 2 B FOUND": esta porrada escolhida para o encerramento vem do projeto Humanimal - que infelizmente teve vida curta, entre 2002 e 2003 - e conta com a boa participação de Mats Levén (ex-Candlemass e At Vance, atual Vandenberg e Denner's Inferno), cuja carreira, em partes, vai ao encontro da própria jornada de JSS, pois o cantor sueco já integrou também o Trans-Siberian Orchestra e a banda de Malmsteen.
Vale citar que uma das virtudes que mais se evidenciam na voz de Soto é a versatilidade, o que pode ser facilmente notado aqui, pois a seleção de faixas passeia por diferentes vertentes da música pesada, e a qualidade de sua performance é, invariavelmente, bastante elevada.
Seria reprovável da minha parte deixar de mencionar também os excepcionais músicos que compõem a banda de apoio de JEFF SCOTT SOTO neste álbum: Jorge Salán, Howie Simon e Leo Mancini alternam-se nas guitarras, enquanto Tony Dickinson obtém grande destaque com linhas de baixo pujantes e categóricas - em especial nas canções "groovadas" do Talisman - e o "relógio humano" Edu Cominato reitera seu merecido posto de baterista oficial de Soto há mais de uma década, com precisão e "pegada" únicas.
"The Duets Collection - Vol. 1" teve o seu lançamento em território nacional por intermédio da parceria Frontiers Music / Shinigami Records.
Jeff Scott Soto - The Duets Collection: Vol. 1
Gravadora: Frontiers Music / Shinigami Records
Data de lançamento: 08/10/2021
Tracklist:
01 - Livin' The Life (STEEL DRAGON, filme "Rock Star", com Erik Martensson)
02 - Don't Let It End (YNGWIE MALMSTEEN, com Dino Jelusick)
03 - Mysterious (TALISMAN, com Eric Martin)
04 - Believe In Me (JSS, com Nathan James)
05 - Coming Home (SOUL SIRKUS, com Deen Castronovo)
06 - I'll Be Waiting (TALISMAN, com Alírio Netto)
07 - Callin' All Girls (EYES, com Russell Allen)
08 - Colour My XTC (TALISMAN, com Renan Zonta)
09 - Warrior (AXEL RUDI PELL, com Johnny Gioeli)
10 - Holding On (JSS, com BJ)
11 - Again 2 B Found (HUMANIMAL, com Mats Levén)
Formação:
Jeff Scott Soto - vocal e teclados
Jorge Salán - guitarra
Howie Simon - guitarra
Leo Mancini - guitarra
Tony Dickinson - baixo
Edu Cominato - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis

Jeff Scott Soto não acha que Yngwie Malmsteen falou dele em recente desabafo
Soto lembra quando fãs acharam que Bruce Springsteen e Yngwie Malmsteen eram a mesma pessoa
Jeff Scott Soto diz que Ellefson e Mustaine são o Joe Perry e o Steven Tyler do Megadeth
A música de Yngwie Malmsteen que Jeff Scott Soto teve medo de mostrar à família


