Eskröta: a força feminina no Metal/Hardcore
Resenha - Cenas Brutais - Eskröta
Por Alexandre Veronesi
Postado em 10 de abril de 2020
É notável que as mulheres vêm, a cada dia, conquistando e ampliando o seu merecido posto nas mais diversas áreas da esfera social - apesar de ainda longe do exemplar, vale dizer - inclusive dentro da cena Metal / Hardcore. Uma das bandas mais representativas hoje no quesito "girl power" do Brasil é o Eskröta, formada em 2017 e realizadora de um Thrash Metal / Crossover de altíssima qualidade. Ya Amaral (vocal e guitarra) e Tamy Leopoldo (baixo), fundadoras do grupo, contam agora com o reforço do baterista Jhon França (Blasthrash, Cerberus Attack), e chegam com seu primeiro full-lenght, "Cenas Brutais", recém-lançado tanto em formato físico quanto digital.
A bolacha conta com 11 faixas de pura revolta e brutalidade, onde as discussões sobre direitos femininos e críticas ao sistema político compõem, de forma majoritária, a temática lírica do trabalho.
Em termos de sonoridade, o resultado é bastante homogêneo e poderoso, remetendo diretamente a ícones como Ratos de Porão, D.R.I. e Discharge, só para citar alguns exemplos. Porradas como "Tribunal Popular", "Cárcere", "Cruzamento Maldito", "Massacre" e "Follow The Money" são simples, diretas, altamente empolgantes e, se não reinventam a roda, ao menos trazem um frescor muito bem vindo ao gênero. Além disso, temos aqui participações mais do que especiais de May "Undead" Puertas (Torture Squad), em "Vai se Arrepender"; Fernanda Lira (Nervosa) em "Refugees (única cantada em inglês); e Hugo Golon (Cemitério e mais um sem número de bandas) em "Filha do Satanás", que é baseada na obra literária "Carrie, A Estranha", do cultuado escritor Stephen King.
E claro, não posso esquecer de citar a arte da capa sensacional criada pelo artista gráfico Alcides Burn.
Sem nenhum exagero ou demagogia, cravo que "Cenas Brutais" irá terminar 2020 figurando entre os melhores lançamentos nacionais do ano. Apesar do pouco tempo de estrada, a Eskröta prova, com este excelente registro, já ser uma grata e surpreendente realidade dentro da cena underground tupiniquim.
Se você ainda não conhece, tá esperando o quê??
Eskröta - Cenas Brutais
Gravadora: independente
Data de lançamento: 07/03/2020
Tracklist:
01 - Grita
02 - Tribunal Popular
03 - Vai se Arrepender
04 - Cárcere
05 - Cruzamento Maldito
06 - Condenados
07 - Não Vale Nada
08 - Massacre
09 - Follow The Money
10 - Refugees
11 - Filha do Satanás
Formação:
Ya Amaral - vocal e guitarra
Tamy Leopoldo - baixo
Jhon França - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Slayer e Metallica se odiavam, segundo vocalista do Machine Head
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns
Os 3 álbuns que decepcionaram em 2025, segundo o Ibagenscast (um é do Angraverso)
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
As 11 melhores músicas de metal progressivo de 2025, segundo o Loudwire
A banda que nunca gravou disco e virou o "Black Sabbath brasileiro", segundo Regis Tadeu
Os 10 melhores álbuns de 2025, segundo Mike Portnoy do Dream Theater
Ex-Uriah Heep, Peter Goalby ficou magoado com dispensa do Rainbow
O único instrumento que Gerson Conrad, do Secos & Molhados, era proibido de tocar
Quem criou o vocal gutural? Alex Webster fala das origens do death metal e cita Lemmy
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O cantor de rock que Chris Cornell dizia que jamais alcançaria; "sequer tentaria"

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


