The Black Crowes: 30 anos de uma das melhores estreias dos anos noventa

Resenha - Shake Your Money Maker - Black Crowes

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Daniel Abreu
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9

Os anos noventa ficaram marcados principalmente pelo grunge de Seattle. Nirvana e companhia dominaram as paradas de sucesso, principalmente na primeira metade da década. Porém uma banda da região sudeste dos Estados Unidos, mais precisamente no estado da Geórgia, conseguiu fazer sucesso, mas que sonoramente não tinha nada a ver com esses grupos.

Black Crowes: Rich Robinson nega que tenha esnobado Jimmy PageRoger Moreira: resposta bem humorada a "crítica" no Agora é Tarde

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Formado principalmente pelos irmãos Robinson, Chris e Rich, The Black Crowes surgiu nos anos oitenta, porém com o nome de Mr. Crowe's Garden. Já com o baterista Steve Gorman na formação, o grupo mudou seu nome para aquele que os tornaria uma das grandes bandas americanas das últimas três décadas. Com oito discos de estúdio na carreira, a banda fez sucesso por conta do seu som mais voltado para um rock clássico, com uma pegada mais Rolling Stones do que seus contemporâneos de Seattle. No dia de hoje, o primeiro lançamento dos caras, Shake Your Money Maker, completa 30 anos.

As gravações para o álbum começaram no verão de 1989 em Atlanta e em Los Angeles com George Drakoulias na produção. Na época, o cara tinha sido o responsável por ter "descoberto" a banda quando eles se apresentavam em um clube na cidade de Nova Iorque. Foi Drakoulias, segundo Gorman em sua autobiografia ("Hard to Handle: The Life and Death of the Black Crowes"), que sugeriu a banda a entrar de cabeça em grupos como The Faces e Humble Pie e se inspirar no som deles para a gravação. Além disso, foi o produtor que orientou o guitarrista Rich Robinson a começar a compor os riffs na afinação sol aberto (Open G), assim como Keith Richards.

A bolacha abre com o ótimo riff de "Twice As Hard", faixa que lembra muito algo que os Faces poderiam facilmente ter gravado no começo dos anos setenta. Em seguida, temos um dos maiores clássicos do grupo, "Jealous Again". Mergulhados no hard rock dos anos setenta durante as gravações, é notável a influência de "Happy" dos Stones nessa música. Desde o refrão pegajoso, até o riff brilhante de guitarra que parece te puxar para trás. Na espirituosa "Seeing Things", o órgão de Chuck Leavell lembra muito algo que outro grande grupo de irmãos sulistas poderia ter escrito, nesse caso os Allman Brothers Band.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas existem duas faixas que são emblemáticas nesse disco. A primeira, "She Talks to Angels", o riff foi escrito quando Rich tinha 17 anos. É uma daquelas baladas açucaradas e que até hoje é uma das preferidas dos fãs. Já a segunda, "Hard to Handle", é um cover do rei do Soul Otis Redding. A princípio a banda estava hesitante em gravar essa música, eles achavam que não combinava com eles. Mas com o riff de guitarra inspirado em "Walk This Way" do Aerosmith, e um Chris Robinson em estado de graça, o single desse faixa chegou ao primeiro lugar das paradas de sucesso americanas.

Com esse trabalho, os Crowes conseguiram trazer de volta o rock clássico dos anos setenta, algo que tinha se perdido um pouco durante a década de oitenta por conta da new wave e das bandas de glam metal da Sunset Strip.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Recentemente os irmãos Robinson anunciaram que estão remontando o Black Crowes - a banda tinha acabado em 2015, com Chris e Rich trocando diversas farpas através da imprensa - para comemorar o aniversário de Shake Your Money Maker. A turnê, até o momento, será nos Estados Unidos e Europa, com o disco sendo executado na íntegra. Em entrevista para a revista Rolling Stone, Rich declarou que "nós amamos esse som. Nós somos músicos. Nós somos irmãos. A gente se ama. Nós amamos essa oportunidade...Mudando o contexto com Chris e eu e todas as novas pessoas é um lugar muito mais saudável para nós".

O que resta para os fãs brasileiros é torcer para que eles passem por aqui.

1. "Twice As Hard"
2. "Jealous Again"
3. "Sister Luck"
4. "Could I've Been So Blind"
5. "Seeing Things"
6. "Hard to Handle"
7. "Thick n' Thin"
8. "She Talks to Angels"
9. "Struttin' Blues"
10. "Stare It Cold"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Black Crowes"


Black Crowes: Rich Robinson nega que tenha esnobado Jimmy PageBlack Crowes
Rich Robinson nega que tenha esnobado Jimmy Page

Black Crowes: Kate Hudson não foi a Yoko Ono da banda, diz Steve GormanBlack Crowes
Kate Hudson não foi a Yoko Ono da banda, diz Steve Gorman

Black Crowes: Aquela vez em que Jimmy Page se juntou à banda

Black Crowes: Chris Robinson pediu desculpas a Rich por tretas do passadoBlack Crowes
Chris Robinson pediu desculpas a Rich por tretas do passado

Black Crowes: veja vídeos e repertório do primeiro show após retornoBlack Crowes
Veja vídeos e repertório do primeiro show após retorno

Black Crowes: banda confirma reunião de 45 shows com primeiro álbum na íntegraBlack Crowes: banda tocará "Shake Your Money Maker" inteiro em turnê

Black Crowes: logo começa a surgir em cidades dos EUA e reunião esquentaBlack Crowes
Logo começa a surgir em cidades dos EUA e reunião "esquenta"

Black Crowes: banda atualiza redes sociais e levanta suspeitas de reuniãoEm 12/05/1992: Black Crowes lança o álbum The Southern Harmony And Musical Companion

2008: 60 discos de rock e metal lançados há 10 anos2008
60 discos de rock e metal lançados há 10 anos

The Black Crowes: não tenho mais irmão, diz Rich sobre Chris RobinsonThe Black Crowes
"não tenho mais irmão", diz Rich sobre Chris Robinson


Roger Moreira: resposta bem humorada a crítica no Agora é TardeRoger Moreira
Resposta bem humorada a "crítica" no Agora é Tarde

Metallica: Hetfield elege as suas dez músicas favoritas de outras bandasMetallica
Hetfield elege as suas dez músicas favoritas de outras bandas


Sobre Daniel Abreu

Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Apaixonado por cultura desde moleque, começou a escrever sobre música na internet em 2014. Anos depois fundou o Literatura do Rock no Instagram, Facebook e Youtube, tratando apenas de livros sobre rock. Em 2019 fundou o Geleia Mecânica com a proposta de falar sobre cinema, arte e, principalmente, música da melhor qualidade. Atualmente, trabalha com levantamento de dados na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Também é redator do Whiplash.Net, o maior site de rock e heavy metal do Brasil.

Mais matérias de Daniel Abreu no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280