The Black Crowes: 30 anos de uma das melhores estreias dos anos noventa
Resenha - Shake Your Money Maker - Black Crowes
Por Daniel Abreu
Postado em 21 de fevereiro de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os anos noventa ficaram marcados principalmente pelo grunge de Seattle. Nirvana e companhia dominaram as paradas de sucesso, principalmente na primeira metade da década. Porém uma banda da região sudeste dos Estados Unidos, mais precisamente no estado da Geórgia, conseguiu fazer sucesso, mas que sonoramente não tinha nada a ver com esses grupos.
Formado principalmente pelos irmãos Robinson, Chris e Rich, The Black Crowes surgiu nos anos oitenta, porém com o nome de Mr. Crowe's Garden. Já com o baterista Steve Gorman na formação, o grupo mudou seu nome para aquele que os tornaria uma das grandes bandas americanas das últimas três décadas. Com oito discos de estúdio na carreira, a banda fez sucesso por conta do seu som mais voltado para um rock clássico, com uma pegada mais Rolling Stones do que seus contemporâneos de Seattle. No dia de hoje, o primeiro lançamento dos caras, Shake Your Money Maker, completa 30 anos.
As gravações para o álbum começaram no verão de 1989 em Atlanta e em Los Angeles com George Drakoulias na produção. Na época, o cara tinha sido o responsável por ter "descoberto" a banda quando eles se apresentavam em um clube na cidade de Nova Iorque. Foi Drakoulias, segundo Gorman em sua autobiografia ("Hard to Handle: The Life and Death of the Black Crowes"), que sugeriu a banda a entrar de cabeça em grupos como The Faces e Humble Pie e se inspirar no som deles para a gravação. Além disso, foi o produtor que orientou o guitarrista Rich Robinson a começar a compor os riffs na afinação sol aberto (Open G), assim como Keith Richards.
A bolacha abre com o ótimo riff de "Twice As Hard", faixa que lembra muito algo que os Faces poderiam facilmente ter gravado no começo dos anos setenta. Em seguida, temos um dos maiores clássicos do grupo, "Jealous Again". Mergulhados no hard rock dos anos setenta durante as gravações, é notável a influência de "Happy" dos Stones nessa música. Desde o refrão pegajoso, até o riff brilhante de guitarra que parece te puxar para trás. Na espirituosa "Seeing Things", o órgão de Chuck Leavell lembra muito algo que outro grande grupo de irmãos sulistas poderia ter escrito, nesse caso os Allman Brothers Band.
Mas existem duas faixas que são emblemáticas nesse disco. A primeira, "She Talks to Angels", o riff foi escrito quando Rich tinha 17 anos. É uma daquelas baladas açucaradas e que até hoje é uma das preferidas dos fãs. Já a segunda, "Hard to Handle", é um cover do rei do Soul Otis Redding. A princípio a banda estava hesitante em gravar essa música, eles achavam que não combinava com eles. Mas com o riff de guitarra inspirado em "Walk This Way" do Aerosmith, e um Chris Robinson em estado de graça, o single desse faixa chegou ao primeiro lugar das paradas de sucesso americanas.
Com esse trabalho, os Crowes conseguiram trazer de volta o rock clássico dos anos setenta, algo que tinha se perdido um pouco durante a década de oitenta por conta da new wave e das bandas de glam metal da Sunset Strip.
Recentemente os irmãos Robinson anunciaram que estão remontando o Black Crowes - a banda tinha acabado em 2015, com Chris e Rich trocando diversas farpas através da imprensa - para comemorar o aniversário de Shake Your Money Maker. A turnê, até o momento, será nos Estados Unidos e Europa, com o disco sendo executado na íntegra. Em entrevista para a revista Rolling Stone, Rich declarou que "nós amamos esse som. Nós somos músicos. Nós somos irmãos. A gente se ama. Nós amamos essa oportunidade...Mudando o contexto com Chris e eu e todas as novas pessoas é um lugar muito mais saudável para nós".
O que resta para os fãs brasileiros é torcer para que eles passem por aqui.
1. "Twice As Hard"
2. "Jealous Again"
3. "Sister Luck"
4. "Could I've Been So Blind"
5. "Seeing Things"
6. "Hard to Handle"
7. "Thick n' Thin"
8. "She Talks to Angels"
9. "Struttin' Blues"
10. "Stare It Cold"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
Show do AC/DC em São Paulo será realizado no MorumBIS; Pretty Reckless fará a abertura
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
Dois fãs tumultuam show do Metallica e vão em cana enquanto a banda continua tocando
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Black Crowes confirma box super deluxe de seu terceiro álbum, "Amorica"


