Blind Guardian: Em 1995, banda começa a ganhar o mundo
Resenha - Imaginations From The Other Side - Blind Guardian
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de julho de 2019
Lançado em abril de 1995, "Imaginations From The Other Side" é o quinto álbum da banda alemã Blind Guardian, e um dos principais responsáveis pelo crescimento da banda no Brasil e no mundo.
Blind Guardian - Mais Novidades
Apostando em uma mistura de speed, heavy, sinfônico e algumas partes que se aproximam do thrash, o Blind se tornou uma banda única e muito querida pelos fãs. De todos os discos lançados atá a época, "Imaginations..." é de longe o que melhor apresenta a proposta do grupo. Guitarras rápidas e melodiosas, passagens acústicas, bateria veloz e um vocal muito potente, que alterna entre gritos e tons mais altos. Sem dúvida, um trabalho formidável por parte de Hansi Kürsch (que também gravou o baixo).
As letras do disco, como não poderiam deixar de ser, tratam de temas mais fantasiosos, o que faz a alegria dos fãs, que hoje certamente seriam chamados de "nerd metal" ou alguma coisa parecida, uma vez que o Blind se inspira na cultura medieval e na obra de J.T.R. Tolkien, conhecido por escrever "O Senhor Dos Anéis".
Musicalmente falando, o disco lembra até uma coletânea, já que praticamente todas as suas músicas são sensacionais. Porém, seria injusto não destacar a faixa título, a rápida "Bright Eyes", a maravilhosa e épica "A Past and Future Secret" (capaz de emocionar até mesmo os mais brucutus), "The Script For My Requiem", a furiosa "Born In A Mourning Hall" (que lembra os primeiros discos da banda com seu speed metal pesado) e "And The Story Ends", que encerra com chave de ouro um disco pesado, versátil e que cativa o ouvinte desde a primeira até a última nota.
Um disco para ouvir e viajar no tempo. Uma experiência única. A aposta de misturar um som rápido, pesado e trabalhado com letras profundas e rebuscadas se mostrou mais do que certa. A já citada voz de Hansi é nada menos que incrível, e ajudou "Imaginations From The Other Side" a se transformar em uma bandeira do Blind Guardian. O trabalho dos guitarristas e do baterista também são fenomenais. Isso tudo sem contar o clima do disco, que te faz sentir se em uma floresta da Idade Média, em uma batalha medieval, ou no set de filmagem de alguma parte da sequência de "O Senhor Dos Anéis".
O sucesso e a aceitação do disco foram enormes, e muitas pessoas começaram a conhecer o som dos alemães com este belo play (inclusive este cidadão que vos escreve). O auge veio no próximo trabalho, o cultuadíssimo "Nightfall in Middle-Earth", lançado em 1998. Mas isso é conversa pra outra hora.
Para quem gosta de porrada, o disco tem músicas mais pesadas. Para quem pega mais leve, também existem alguns momentos. Para quem gosta de música boa, é só apertar o play!
Fundamental!
Ano de lançamento: 1995
Faixas:
"Imaginations from the Other Side"
"I'm Alive"
"A Past and Future Secret"
"The Script for my Requiem"
"Mordred's Song"
"Born in a Mourning Hall"
"Bright Eyes"
"Another Holy War"
"And the Story Ends"
Formação:
Hansi Kürsch - vocal/baixo
André Olbrich - guitarra
Marcus Siepen - guitarra
Thomas Stauch - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps