Mastodon: Competência, peso e versatilidade
Resenha - Once More Round the Sun - Mastodon
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de julho de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Mastodon é uma das maiores bandas do movimento que ganhou o nome de "New Wave Of American Heavy Metal", que entre outros nomes, nos presenteou com Lamb OF God, Trivium e Killswitch Engage.
Desde o seu início, o grupo formado em Atlanta (Geórgia) chamou a atenção pela imenso leque de influências em sua sonoridade, que vai do metal até o progressivo, passando pelo stoner e pelo thrash. Os primeiros discos chamaram a atenção não somente por isso, mas pelas letras trabalhadas, pelo peso e complexidade das composições.
A cada álbum lançado, cria se a certeza de que a banda vai se reinventar e criar algo surpreendente. Isso de fato aconteceu com "Once More 'Round the Sun", sexto álbum de estúdio da banda.
Após o ótimo "The Hunter", que é um pouco mais "reto", o Mastodon fez um disco sensacional, que reúne muito bem todas as características que tornam o seu som algo único.
As guitarras distorcidas e viajadas, os vocais alternados, o peso, a velocidade e o clima lisérgico, tão comuns em trabalhos anteriores, continuam presentes, mas com uma maturidade jamais vista, e com um certo apelo mais "pop". Esse toque mais popular pode ser notado de cara na ótima "The Motherload", cantada de maneira exímia pelo multitarefas Brann Dailor. Apesar do clipe de gosto duvidoso, que mistura "Until It Sleeps" (Metallica) com qualquer banda de axé dos anos 90, é uma grande faixa, e de longe, o maior destaque de todo o trabalho.
Não muito atrás, temos a maravilhosa "High Road", que mostra o lado progressivo da banda, com muitas variações, quebras de tempo, além de um belo trabalho vocal. O vídeo consegue ser infantil, tocante e motivador ao mesmo tempo.
Além dessas duas faixas mais "comerciais", merecem destaque especial "Asleep In The Deep", a épica "Diamond In The Witch House", a faixa título, a grande "Tread Lightly", que abre o álbum de maneira avassaladora e a perfeita "Chimes At Mifnight", que combina muito bem com a arte da capa e resume bem o disco todo: uma viagem que passa pelo peso, melodia, riffs pesados, bateria precisa como um relógio e vocais marcantes. Uma verdadeira aula!
Tal qual os demais trabalhos da banda, é possível que ouvidos menos acostumados possam se assustar na primeira audição, mas depois que os ouvidos se acostumam, é um caminho sem volta.
Atualmente, a banda encontra se em um patamar alto, e muito disso passa pelo ótimo "Once More'Round the Sun", que fez o Mastodon fixar de vez seu nome como um dos grandes nomes não apenas da nova geração, mas da música pesada como um todo.
Aperte o play, viaje e esqueça do mundo com esse disco formidável!
Ano de lançamento: 2014
Faixas:
"Tread Lightly"
"The Motherload"
"High Road"
"Once More 'Round the Sun"
"Chimes at Midnight"
"Asleep in the Deep"
"Feast Your Eyes"
"Aunt Lisa"
"Ember City"
"Halloween"
"Diamond in the Witch House"
Formação:
Troy Sanders – baixo/vocal
Brent Hinds – guitarra/vocal
Brann Dailor – bateria/vocal
Bill Kelliher – guitarra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
"Sirius", a música do Alan Parsons Project que toca nos jogos da Copa do Mundo
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
Mortiis, ex-Emperor, comenta crimes que marcaram o black metal norueguês
Bruce Dickinson libera making of de videoclipe gravado no Brasil
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
As 10 bandas geniais que o metal esqueceu e não valorizou, segundo youtuber
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
O cantor que para Bruce Dickinson poderia superar qualquer vocalista de Metal
Kerry King revela o motivo pelo qual Tom Araya quis aposentar o Slayer tão cedo
A linda balada dos anos 90 que quase não foi lançada, mas acabou virando um hit


O pior disco do Mastodon, segundo a Revolver Magazine
Com guitarrista do Mastodon, Burnt by the Sun retoma atividades após 15 anos
Mastodon lança "Your Ghost Again", música que homenageia Brent Hinds
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



