Soulfly: Max retoma a boa forma em ótimo disco
Resenha - Ritual - Soulfly
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 02 de julho de 2019
Vou direto ao ponto: na minha opinião, o melhor disco do Soulfly é "Enslaved" (2012), onde a banda de Max Cavalera pisou fundo no peso e, com a presença do baterista David Kinkade (Borknagar), entregou o seu trabalho mais agressivo e completo. Na época, o quarteto tinha também o parceiro de sempre Marc Rizzo e o baixista Tony Campos (Fear Factory, Ministry, Asesino).
Soulfly - Mais Novidades
Corta pra 2018. Depois de dois discos discutíveis - o fraco "Savages" (2013) e "Archangel" (2015) -, a banda retorna ao seus melhores momentos com "Ritual". O décimo-primeiro álbum do Soulfly traz a Max e Marc ao lado do baterista Zyon Cavalera (um dos filhos do ex-frontman do Sepultura e integrante do grupo desde 2012) e o baixista Mike Leon (que entrou em 2015), que faz a sua estreia em um CD do Soulfly. O play conta também com as participações especiais de Randy Blythe (vocalista do Lamb of God, em "Dead Behind the Eyes") e Ross Dolan (vocalista do Immolation, em "Under Rapture").
"Ritual" é bom porque traz o Soulfly investindo novamente em doses cavalares de peso, deixando de lado os experimentalismos que marcaram o início da carreira da banda e que volta e meia retornam. O que temos nas dez faixas do disco é um metal atual, moderno e construído com muito groove. É a receita que fez o Sepultura se destacar lá na primeira metade dos anos 1990 elevada a enésima potência, porém sem as batidas tribais e com um foco maior no lado mais extremo do metal. Além da óbvia e sempre presente influência do thrash, o disco traz canções que beiram o death e até mesmo o black metal - basta ouvir a dobradinha "The Summoning" e "Evil Empowered" para perceber isso.
Um fator determinante para o impacto está na mixagem e na produção, que deixou para trás a sonoridade mais crua dos dois álbuns anteriores - e que prejudicou "Savages" - e fez surgir em seu lugar uma parede sonora repleta de tons graves em uma muralha pesadíssima, onde todos os instrumentos soam bastante distintos. A evolução Zyon na bateria também é outro ponto forte, com o herdeiro de Max mostrando que a tradição da família Cavalera no metal mundial está garantida.
Com um tracklist muito bom, "Ritual" tem destaques individuais como a faixa-título (a única a remeter, ainda que de maneira bem sutil, aos primeiros anos da banda), a dupla de músicas com os convidados (Blythe em "Dead Behind the Eyes" e Dolan em "Under Rapture", ambos trazendo elementos da sonoridade de suas bandas) e a dupla pancadaria de "The Summoning" e "Evil Empowered", duas das melhores músicas já gravadas pelo quarteto. Há de se mencionar também a improvável aproximação de Max com o lado mais calmo de sua musicalidade em "Soulfly XI", a tradicional faixa instrumental que fecha os discos do grupo. Desa vez, a banda trilha por uma espécie de jazz indígena, e o resultado é de cair o queixo.
Max Cavalera é um dos maiores e mais influentes músicos da história do metal mundial. Ainda que a sua carreira apresente períodos irregulares aqui e ali, quando o vocalista e guitarrista acerta a mão tudo ganha uma dimensão arrebatadora. Em "Ritual", esse foi o caso. Discaço!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
Bruce Dickinson acha que igreja católica irá se incomodar com seu novo videoclipe
O músico que resumia os Estados Unidos para Charlie Watts, dos Rolling Stones
A fase do Soundgarden que Kurt Cobain considerava melhor e o comentário sobre Chris Cornell
O rockstar que revelou ser a próxima vítima do assassino de John Lennon
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis

Sete músicas inesperadas em álbuns de metal que deram muito certo, segundo a Ultimate Guitar
Filho de Chino Moreno (Deftones) sobe ao palco com o Soulfly
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Era do grunge foi a pior época para o metal, de acordo com Max Cavalera
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
Legião Urbana: O discurso de tristeza e morte no álbum A Tempestade


