At The Gates: Um disco fundamental em qualquer coleção
Resenha - Slaughter of the Soul - At The Gates
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de maio de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Slaughter Of The Soul", lançado em novembro de 1995, é o quarto álbum de estúdio do At The Gates. Além de ser o disco mais conceituado da banda sueca, é considerado um dos maiores trabalhos da história do metal extremo.
At The Gates - Mais Novidades
A união de guitarras pesadas com passagens mais melódicas se mostrou mais que acertada, e se tornou uma das principais características do que ficou conhecido como "Som de Gotemburgo", ou então, death metal melódico. Os solos, sempre com muita harmonia, misturados com a agressividade de bases sólidas, fizeram o mundo da música conhecer mais um gênero musical, que continua se atualizando dia após dia. "Slaughter Of The Soul" é um dos álbuns mais importantes na consolidação do estilo, e éinfluente para inúmeras bandas de diversos estilos até os dias de hoje.
A faixa título, além de "Blinded By Fear", "Cold", "Suicide Nation", "World Of Lies" e "Under a Serpent Sun" mostram todo o vasto arsenal do At The Gates: guitarras afiadas, cozinha entrosada, e o vocal característico de Tomas Lindberg formaram uma das bandas mais respeitadas do metal europeu. Aliás, naqueles dias, a cena do velho continente via nascer uma banda nova por dia, e o At The Gates foi uma delas.
O sucesso de "Slaughter Of The Soul" foi tamanho, que "Blinded By Fear", teve seu vídeo veiculado na MTV norte americana por um bom tempo. Depois do lançamento de "Slaughter Of The Soul", o caminho ficou um pouco mais fácil para bandas mais extremas, e inúmeros nomes começaram a fazer mais sucesso na cena, como In Flames, Dark Tranquility e Soilwork.
"Slaughter Of The Soul" é necessário para a coleção de qualquer banger. Não apenas por ser um dos pioneiros em um estilo, mas também por ajudar a consolidar a cena metal na suécia. Além de tudo, é claro, o disco é bom do começo ao fim, e mostrou ao planeta que existia muito a ser explorado dentro da música pesada. Infelizmente, alguns mais tradicionalistas torcem o nariz para o estilo, que por fim, é um pouco subestimado em terras brasileiras.
São poucos (e privilegiados) os músicos que podem se gabar de ter uma parcela de colaboração no nascimento de algum estilo musical. Tomas Lindberg, os irmãos Björler, Adrian Erlandsson e Martin Larsson podem se orgulhar.
Infelizmente, pouco tempo após o lançamento, a banda se dissolveu, e foi retomar as atividades apenas em 2007, continuando na ativa até hoje, e lançando ótimos trabalhos.
Outras resenhas de Slaughter of the Soul - At The Gates
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
A curiosa experiência de Demi Lovato no show do Dimmu Borgir, segundo a própria
A música de vocalista do Van Halen que o Def Leppard admitiu ter "roubado"
A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
As cinco músicas eternas que completaram 60 anos, segundo Regis Tadeu
Não gostar do "Black Album" é uma coisa, negar sua importância é outra
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix


Vocalista do Orbit Culture diz que Tomas Lindberg, era um "tio" do metal; "Muito gentil"
Baixista do At the Gates diz que às vezes é "deprimente" ouvir a voz de Tomas Lindberg
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão


