In Flames: Mais um disco que vai dividir opiniões
Resenha - I, The Mask - In Flames
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de março de 2019
A espera acabou. Dois anos e meio após o lançamento de "Battles", o IN FLAMES lançou seu novo álbum, intitulado "I, The Mask". O álbum, lançado nesta sexta feira, 01/03, é o décimo terceiro trabalho de estúdio da banda.
É importante deixar claro, antes de qualquer coisa, que como era de se esperar, as músicas passam longe do Death Metal Melódico, estilo que a banda executou com maestria nos primeiros lançamentos. Aliás, se nos dois últimos álbuns o IN FLAMES mostrou que não estava com muita vontade de voltar no tempo, não foi com "I, The Mask" que isso aconteceu.
A sonoridade da banda continua única, misturando (muita) melodia, (pouco) peso e andamentos cadenciados, que se alternam com momentos mais rápidos. As guitarras continuam pesadas e Anders está explorando a versatilidade de sua voz, o que permitiu inovações na maneira de compor, como bem mostra "Stay With Me", uma música BEM diferente do que a banda costuma fazer. E aí chegamos em uma verdade quase incontestável: você pode gostar ou odiar o som da banda, mas o IN FLAMES sabe se renovar como poucos nesse mundo saturado da música. O novo lançamento evidencia isso, além de ser (mais) uma prova de que o IN FLAMES, mesmo com mais de vinte e cinco anos de carreira, busca novos horizontes, mesmo que essa busca não agrade os fãs mais radicais (que já devem ter abandonado a banda há tempos).
O início do álbum chega a empolgar, com "Voices", uma música um pouco mais rápida, que tem em seu refrão o grande ponto. A faixa título mantém o ritmo mais acelerado, e é uma das melhores músicas de todo o trabalho. Outra grande música é "I Am Above", que tem tudo para virar um dos símbolos dessa fase mais "nova" da banda. "Follow Me", também é uma música interessante, e após um início acústico (que por SEGUNDOS chega a lembrar trabalhos antigos da banda), vira uma espécie de balada um pouco mais pesada.
Falando em baladas, o disco está repleto delas. "All The Pain ,"In This Life" e a já citada "Stay With Me" são três dessas baladas, muito bem construídas, por sinal. Desnecessário falar que os fãs mais radicais vão torcer o nariz para essas faixas, que de fato, soam bem esquisitas nas primeiras audições.
Durante os cinqüenta minutos do disco, o IN FLAMES apresenta boas músicas, todas calcadas na proposta mais alternativa que a banda tem apresentado nos últimos trabalhos, principalmente depois de "A Sense Of Purpose". O desempenho dos músicos, como sempre, é excelente, e a produção perfeita colaborou muito com o resultado satisfatório.
A espera valeu a pena. "I,The Mask" é um bom disco, e provavelmente vai ter a mesma repercussão dos trabalhos anteriores: quem gosta dos trabalhos mais antigos e acha que a banda se vendeu por conta da mudança no direcionamento musical, vai continuar detestando; já quem consegue gostar dessa fase mais alternativa da banda, vai ouvir o disco numa boa, e se divertir com as novas músicas.
Ouça, mas com a cabeça aberta, e se possível, sem lembrar que essa mesma banda já fez metal extremo um dia.
Nota: 7
Outras resenhas de I, The Mask - In Flames
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
O estilo de filme que Frejat se recusa a assistir: "Nem me põe pra ver, não gosto"
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
O fenômeno britânico que é o atual ditador das regras do metal, segundo Lucas Inutilismo
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Exodus lança "Goliath", seu novo disco de estúdio
O disco ao vivo que fez Phil Campbell querer tocar guitarra - e foi poupado por ladrão


In Flames finaliza gravações de seu próximo disco de estúdio
In Flames se apresentará em São Paulo no dia 23 de abril; ingressos estão à venda
Playlist - 50 músicas que provavelmente serão tocadas no Bangers Open Air 2026


