Helloween: Master Of The Rings foi um grande recomeço
Resenha - Master Of The Rings - Helloween
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de fevereiro de 2019
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O início da década de 1990 não foi exatamente legal com a galera do HELLOWEEN. Após o enorme sucesso alcançado pelas duas partes de "Keeper Of The Seven Keys", Kai Hansen saiu da banda, e os lançamentos posteriores, "Pink Bubbles Go Ape" e "Chameleon" geraram certa polêmica. Para piorar o cenário, Michael Kiske foi demitido, e o baterista Ingo Schwichtenberg saiu da banda para cuidar de sua saúde mental (anos depois, infelizmente, o baterista cometeu suicídio).
O cenário não era dos melhores, e parecia que a vaca estava prestes a deitar em pastos germânicos. Porém, o HELLOWEEN já era um dos maiores nomes do Metal mundo afora, e não poderia deixar a peteca cair. Para os lugares de Kiske e Schwichtenberg, recrutou o vocalista Andi Deris (ex PINK CREAM 69) e o baterista Uli Kusch (ex GAMMA RAY).
Não precisa ser exatamente um gênio da raça humana para imaginar que existia muita dúvida sobre como seria o som da banda após um período tão turbulento, e mudanças tão significativas na formação. Então, em julho de 1994 o HELLOWEEN lança "Master Of The Rings", e dá um recado ao mundo: existia muita lenha para ser queimada.
Logo de cara, pode se notar que a banda havia mudado seu estilo, colocando mais "punch" no som, o que pode ser conferido na sensacional "Sole Survivor", que após uma breve introdução, chega quebrando tudo. As ótimas "Where The Rain Grows", "Why?", "Mr. Ego (Take Me Down)" e "Perfect Gentleman" fecham a primeira parte do disco sem dar descanso para quem ouve. É um disco com o selo HELLOWEEN de qualidade, mas dessa vez, mais pesado, e com uma voz diferente, mas que se encaixou MUITO bem na proposta que a banda decidiu adotar.
A segunda parte do disco mantém a mescla entre elementos do passado da banda com toques mais modernos. Tudo que um fã gosta faz parte das músicas: riffs grudentos, refrãos que entram na cabeça e não saem mais, certa dose de "Happy Happy Helloween" e muita energia, dessa vez, renovada, muito por conta do sangue novo que havia sido injetado nas veias da banda. Temas como "Secret Alibi", a divertida e empolgante "The Game Is On" sintetizam bem toda essa mistura que garante a festa dos seguidores do HELLOWEEN.
Estava sentindo falta de uma baladinha? Pois bem, a grande "In The Middle Of a Heartbeat" ocupa o cargo de momento sentimental do disco, e não decepciona.
No fim das contas, "Master Of The Rings" é um ótimo disco, e marca o renascimento de uma banda que precisava de novos ares. A mudança parece ter feito bem, já que outros bons discos foram lançados posteriormente, antes da interminável guerra entre integrantes voltar a dar as caras.
Se o álbum lançado em 1994 não é tão emblemático como qualquer um dos "Keepers..." (até porque isso é impossível, já que estamos falando de dois clássicos insuperáveis), certamente, merece muito respeito, e é, de longe, um dos melhores lançamentos da banda.
Outras resenhas de Master Of The Rings - Helloween
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
A música que salvou a carreira de Ozzy Osbourne e se tornou um símbolo pop do metal
O guitarrista que se recusou a ocupar o lugar de Eric Clapton no Cream
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A cantora de rock que não saía dos ouvidos de Wanessa Camargo: "Eu sugava essas artistas"
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
O hit que deu segurança financeira ao Judas Priest, segundo Ian Hill
A banda que intimidou Robert Smith no palco: "A melhor coisa que eu tinha visto"


Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
Como Kai Hansen do Helloween destravou a reunião do Angra com Edu Falaschi
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026


