Soilwork: Um disco com o padrão de qualidade da banda
Resenha - Verkligheten - Soilwork
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de janeiro de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O SOILWORK lançou seu mais novo álbum de estúdio, intitulado "Verkligheten", na sexta feira, dia 11 de janeiro.
A expectativa em torno do lançamento era alta, uma vez que estamos falando de uma banda extremamente criativa e competente.Após algumas audições, posso afirmar categoricamente que valeu a pena esperar tanto tempo por um novo lançamento, e que "Verkligheten", além de manter o costumeiro alto nível das composições, mostra inovações na sonoridade da banda, que mais uma vez, gravou um material único.
Algumas músicas já haviam sido lançadas em 2018. "Arrival", a primeira dleas, é o tipo de composição que costuma abrir os discos do Soilwork: riff complexo, bateria moendo, além de um refrão rápido, pesado e melódico. A segunda música divulgada foi "Full Moon Shoals", que depois de um início cadenciado, entra em um ritmo mais acelerado. É bem provável que se torne um dos pontos altos nos shows.
Por fim, a banda liberou o vídeo de "Stålfågel", que merece um parágrafo especial. Essa música que me deixou um pouco espantado: o início lembra o menu de algum jogo de videogame dos anos 90, o refrão me fez imaginar que o SURVIVOR estava fazendo mais uma música pra filme, e o clipe é uma mistura de X-Men com Jetsons, pelo clima futurístico. Depois do susto, ouvi mais algumas vezes, e no fim das contas, acho que o SOILWORK pulou a cerca e acabou tendo um filho (muito bonito) com o THE NIGHT FLIGHT ORCHESTRA. Vale destacar o trabalho vocal de Björn Strid, que usa a voz limpa em praticamente toda a música, que por sinal, conta com a participação de Alissa White – Gluz, vocalista do Arch Enemy.
Essas três músicas deixavam a entender que "Verkligheten" seria um disco variado. De fato, é. Tudo o que fez a banda se tornar um fenômeno está presente no álbum: peso, melodia, rapidez, e certa dose de complexidade. É bem provável que demore um pouco para entrar na cabeça, mas tem tudo para se tornar um dos grandes lançamentos da fase mais recente do SOILWORK.
Existem muitos momentos que podem ser apontados como destaque. "Bleeder Despoiler", por exemplo, poderia facilmente se passar por uma música do clássico "Natural Born Chaos". Também merecem atenção a viajante "Witan", "The Nurturing Glace", "The Ageless Whisper", "Needles And Kin" (música que conta com a participação de Tomi Joutsen, vocalista do AMORPHIS), e a caótica "When The Universe Spoke".
É desnecessário afirmar que o desempenho dos músicos é perfeita, como em todos os álbuns da banda. Porém, a participação do baterista Bastian Thusgaard é digna de aplausos. O jovem dinamarquês demonstrou uma segurança gigantesca, e tocou como se fosse um veterano. Aparentemente, os fãs não vão sentir saudade do estupendo Dirk Verbeuren.
Um disco com o padrão SOILWORK de qualidade. Se você é fã, sabe do que estou falando. Se não é, ou não conhece o trabalho da banda sueca, "Verkligheten" pode ser um ótimo cartão de visitas!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
Vocalista do Queensryche reconhece que maioria dos fãs só gosta dos primeiros discos
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Gene Simmons diz que quem não gosta dos EUA deve voltar para "o lugar de onde veio"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas


Soilwork relembra turnê com Krisiun e diz que músicos brasileiros foram "super legais"
O significado da capa de "Natural Born Chaos", segundo vocalista do Soilwork
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


