Northward: não esperava menos, não imaginava que seria tanto

Resenha - Northward - Northward

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mchel Sousa
Enviar Correções  

9

Uma pancada! Assim começa o álbum Northward, da banda homônima projeto de Floor Jansen e Jørn Viggo. "While Love Died" é uma música fortíssima, bem encaixada e já cumpre o papel do álbum inteiro: mostrar um hard rock extremamente competente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas antes de comentar mais esta e as demais músicas do álbum, vamos entender um pouco sobre este projeto. A história da formação já foi traduzida pelo colega Jess Castro no artigo abaixo.

Floor Jansen: Novo Projeto chamado NorthwardFloor Jansen
Novo Projeto chamado Northward

Esta consta também no site oficial. Visite!

https://www.northward.rocks/

O que pretendo levantar aqui na verdade é (na minha humilde opinião) o motivo de Floor decidir retomar um projeto que já estava havia praticamente uma década na gaveta. A mulher tem uma capacidade criativa fenomenal, vive um momento muito bom pessoal e profissionalmente. Nessas condições a mesma transborda talento.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Depois dos incidentes com uma crise de burnout quando fundou a sua própria banda, Revamp (rest in piece!) Floor assumiu os vocais do Nightwish, algo que me atingiu como uma bomba no peito por ser um sonho antigo. Ter a holandesa na minha banda favorita me deixou muito feliz e um tanto triste, pois como eu já imaginava, hoje a banda tem uma formação quase épica (sinto falta do Jukka). Por outro lado, já conhecendo a hierarquia da banda eu sabia que ela não ia participar das composições.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sendo assim, em algum momento Floor precisaria de algo paralelo para poder exorcizar essa criatividade um tanto reprimida. Eis que surge o NORTHWARD que, sem muita mídia, vem quebrando janelas e mostra um som muito maduro, é disso que vamos falar.

Voltando a "While Love Died", trata sobre amor e ódio, tem lindos solos e vocais potentes. Percebi aqui uma analogia entre preto e branco e os sentimentos antagônicos. "Get What You Give" é a música que achei mais parecida com as composições do Revamp, uma bela música que também traz a tona conflitos pessoais. Isto é algo bem presente nas composições de Floor.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na sequência temos "Storm in a Glasss", que traz uma bela melodia e até certo saudosismo ao ser ouvida. Fala sobre aceitar-se como se é e não criar "Tempestades em copo d'água", como o próprio nome já sugere.

"Drifting Islands", ou "Ilhas a deriva" é outro ponto alto deste álbum. Aqui Floor divide os vocais com sua irmã, Irene Jansen. A letra é um tanto nebulosa pra mim, mas imagino que seja sobre o distanciamento lento e constante entre entes que se amam. Impossível não citar o solo de guitarra dessa música. Não conhecia o Jørn, pretendo ouvi-lo mais de agora em diante.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vou me permitir novamente especular o sentido de uma letra. "Paragon" (Paradigma) parece uma introspecção da própria Floor, lutando contra seus demônios internos. Uma letra pesada e uma composição que inicia suave, mas termina de forma Floorgásmica.

"Let Me Out" mostra mais um tanto de baterias muito bem executadas por Stian Kristoffersen, baterista da banda PAGAN'S MIND do Jørn. Aqui um solo de guitarra que te desafia a ficar com os dedos parados. Falhei miseravelmente todas as vezes que tentei, hehehe.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Passamos a metade do álbum e a esta altura quem já não o fez na primeira música já está pensando: simplesmete brilhante! "Big Boy" dá o tom pauleira dessa obra. As baterias desta música já ficaram a cargo de Jango Nilsen, que além de baterista é compositor e pesquisador, o cara é PhD. Ficou claro que ele impôs uma sonoridade bem sofisticada a essa música.

Novamente o NORTHWARD nos surpreende com uma música que começa baladinha, mas termina com peso de uma "Timebomb" (bomba-relógio). Essa música merece ser ouvida várias e várias vezes, tem um refrão que gruda na mente e é bem introspectiva também.

E finalmente vem uma música para permitir um merecido descanso a vocalista, rsrsrs. Uma linda e suave melodia executada quase que à capela. Voz e violão nos trazendo uma paixão reprimida, "Bridle Passion" é a letra mais romântica e a melodia a acompanha quase como uma Lullaby. Fica aqui uma dica da autora: entenda e aceite quem você é!

"I Need" traz riff's e viradas delirantes de bateria. Pesada do início ao fim, remete fortemente ao rock bem anos 80. É a letra mais descontraída do álbum.

Fechando com chave de ouro este que foi pra mim a melhor surpresa do ano de 2018, "Northwards" traz mais uma balada, desta vez uma letra realmente otimista. O instrumental chega a ser pleonasmo dizer, está incrível. O poderio desta obra já me deixa bastante ansioso pelo próximo. Seria pedir demais que eles viessem tocar aqui em terras tupiniquins? Seria incrível!

PS: Recomendadíssimo fones de ouvido para esse álbum!

Northward - 2018
Nuclear Blast

Membros: Floor Jansen & Jørn Viggo Lofstad

Artistas convidados:
Morty Black - baixo
Jango Nilsen - Bateria
Stian Kristoffersen - Bateria
Irene Jansen - Participação nos vocais de Drifting Islands
Ronny Tegner - Teclados

Tarck-list:
1. While Love Died 4:37
2. Get What You Give 4:00
3. Storm In A Glass 3:48
4. Drifting Islands 3:46
5. Paragon 5:19
6. Let Me Out 4:18
7. Big Boy 4:28
8. Timebomb 4:37
9. Bridle Passion 2:54
10. I Need 4:43
11. Northwards 7:27

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Outras resenhas de Northward - Northward

Northward: dupla improvável surpreende com ótima estreia




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Thrash Metal: 10 novas promessas - incluindo uma brasileiraThrash Metal
10 novas promessas - incluindo uma brasileira

Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?Sgt. Peppers
O mais importante disco da história?


Sobre Mchel Sousa

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

WhiFin Goo728 Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 Goo336