Celeste: A agressão psicológica do sludge em fartura

Resenha - Infidèle(s) - Celeste

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcelo Hissa
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Infidèles(s) é o quinto álbum de Sludge metal francês do Celeste. Mantendo o padrão artístico singular, nesse álbum o Infidèles(s) recorre novamente ao simbolismo feminino no velho tom monocromático. Contudo, mais importante que criar uma assinatura artística fascinante e produzir música de qualidade compatível, e nesse quesito o Celeste acertou mais uma vez.

Heavy Metal: as piores capas dos grandes artistas do gêneroQuando shows dão errado: 25 apresentações desastrosas

Cantado na língua nativa o álbum investe numa sonoridade saturante com melodias tensas, cheias de angústia. Cette chute brutale introduz toda a força sonora de Celeste, as guitarras opulentas transmitem a sensação de emergência, de furor iminente, escorados pelos vocais rasgados de Johan. O trote acelerado de Comme des amants en reflet seguido de Tes amours noirs illusoires mantêm o fluxo musical contínuo, impulsionando o ouvinte para o espacamento sonoro do Infidèle(s). Em alguns momentos o baterista Royer tem que acelerar o tempo musical a fim de acompanhar os impulsos impostos pelo ritmo das cordas, músicas como Sombres Sont Tes Déboires tem uma abordagem quase Black/Death metal e A La Gloire Du Néant já dá a partida em cadência de duplo bumbo. O único descanse lírico é a instrumental (I), que apesar da estrutura retilínea decola para uma viagem entre texturas criada pela banda. Sans coeur et sans corps suga seus últimos resquícios de energia para encerrar na mesma norma violenta que começou.

Infidèle(s) no seu padrão uniforme transporta o ouvinte para um plano paralelo de existência. Essa nova modalidade de existência é sufocante, estrondosa e fartura-se de sentimentos degradantes que somente música de qualidade consegue veicular. Tudo aquilo que você procura quando decide recorrer a sujeira do sludge metal, você acha em Infidèle(s).

TrackList
1.Cette chute brutale 04:04
2.Comme des amants en reflet 03:32
3.Tes amours noirs illusoires 05:30
4.Sombres sont tes déboires 6:16
5.A la gloire du néant 03:08
6.Sotte, sans devenir 06:03
7.(I) 06:03
8.Entre deux vagues 05:22
9.De l'ivresse au dégoût 02:33
10.Sans coeur et sans corps 05:46




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Celeste"


Heavy Metal: as piores capas dos grandes artistas do gêneroHeavy Metal
As piores capas dos grandes artistas do gênero

Quando shows dão errado: 25 apresentações desastrosasQuando shows dão errado
25 apresentações desastrosas

Music Radar: Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os temposMusic Radar
Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos

Metallica: Falha geral no sistema de som durante show no RIRMetromix: a lista dos vocalistas mais irritantes do rockGuns N' Roses: veja fotos dos camarins da banda no BrasilNirvana: "Kurt nunca chegou a nós e elogiou um show nosso"

Sobre Marcelo Hissa

Médico em horário comercial, fanático e colecionador de música em tempo integral. Tipo de música preferida: a boa, se tiver peso melhor ainda.

Mais matérias de Marcelo Hissa no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336