Evadne: O revitalizante som do pesar mortuário
Resenha - A Mother Named Death - Evadne
Por Marcelo Hissa
Postado em 26 de fevereiro de 2018
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
De Valência na Espanha, Evadne lança o terceiro álbum de estúdio que recorre ao doom metal melancólico. A Mother Named Death segue a norma padrão da banda de propagar músicas longas, cadenciadas, submersivas e com frugal apelo gótico na melodia.
O Evadne vai chancelando a assinatura em cada lançamento. O vocalista Albert com seus vocais guturais distorcem a sonoridade para uma vocação mais death metal, mas sem exagerar no extremismo e sob cadência morosa doom . O gótico surge nas incursões de serenidade vocal e de cordas associado ao piano sutil. Quando o Abode of Distress limpo e atmosférico evolui rapidamente para o o peso deturbado opressivo a primeira coisa que se percebe é a melodia consonante com a temática amargurante doentia. Em nada isso é purificado pela influência gótica, pelo contrário escancara a fragilidade da facinação pela sombriedade funerária.
A alternância de pulso distorcido doom com o desanuvido climático em cada música é feita de forma sutil, respeita a submersão hipnótica do ouvinte evitando sobressaltos, vide a construção Heirs of Sorrow, simplesmente espetacular. Na instrumental 88:6 a teatralidade atinge seu clímax com a atmosfera criada no piano crescente, abre terreno para para o encerramento com a pesada mas ainda sentimental Black Womb of Light e a lúgubre The Mourn of the Oceans.
Ouvir Evadne é adentrar um belo jardim pútrido, pútrido não no sentido de glamourizar o mórbido, honrar o macabro. A beleza pestilenta é pesarosa e impotente, esmagada sob a sensação de perplexidade no luto melancólico. Ouvir Evadne nos faz se sentir extremamente vivos.
TrackList
1.Abode of Distress 09:30
2.Scars that Bleed Again 08:27
3.Morningstar Song 09:34
4.Heirs of Sorrow 08:29
5.Colossal 08:42
6.88:6 03:27
7.Black Womb of Light 07:51
8.The Mourn of the Oceans 08:10
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


