Helloween: Speed Metal Melódico e Inspirado
Resenha - Walls of Jericho - Helloween
Por André Domingues
Postado em 11 de janeiro de 2018
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O disco abre com a majestosa introdução, que tem o mesmo nome do álbum e que contem o tema "Happy Happy Halloween" com a melodia do clássico do folclore inglês London Bridge. Após a curta intro, temos a pedrada Ride the Sky. Perfeita composição de Kai: pesada, cheia de melodias e solos matadores. Um clássico.
Na sequencia temos Reptile com ótimas linhas de baixo e levadas cativantes. Foi escrita por Weikath, assim como Guardians, que é bem melódica e o guitarrista se orgulhou muito de tê-la escrito. Com um lindo refrão melodioso e solos idem. Ela é épica e tem linhas vocais perfeitas e melódicas.
Em Phanthoms of Death, temos o riff inicial que lembra o de 2 Minutes to Midnight do Iron Maiden. A canção é ótima, mas a que vem a seguir é uma obra-prima de Kai: trata-se de Metal Invaders. Sim, aquela mesma canção que aparece na coletânea Death Metal, só que com uma qualidade de som ainda melhor. Um hino, com belas linhas de baixo e refrão empolgante.
Gorgar é outro petardo e tem um riff que lembra o de Ride the Lightning do Metallica. Kai Hansen nunca esconde suas influencias e volta e meia gosta de fazer pequenas homenagens e referências musicais às bandas que admira. No final da faixa temos uma gravação do pinball dizendo TILT (erro). Conta a historia de um homem viciado em jogos e que gasta praticamente todo o seu dinheiro neles, sem pensar no amanhã. Um viciado no pinball chamado Gorgar, no caso.
Heavy Metal (Is The Law) é um tributo de Weikath e Kai ao Heavy Metal. Eis uma composição perfeita. Desde as viradas de Ingo, passando pelas linhas criativas de baixo de Markus, refrão melódico, épico e cativante e belos solos dobrados de guitarra dos compositores da faixa. Certa vez, Weikath declarou que a letra da canção era o que os fãs gritavam quando a banda estava se apresentando no palco.
E para fechar o primeiro disco do grupo, o clássico absoluto: How Many Tears. Escrita por Weikath, o épico tem por volta de sete minutos e é a faixa mais longa do álbum. É linda, tem quebras e variações de andamentos. Com solos emocionantes e com sua sonoridade direta, melódica e alguns momentos até progressiva.
Em 1998, a banda lançou uma versão do disco contendo o EP Helloween e a canção Judas. Essa última, uma ótima composição de Hansen, que mostra sua evolução vocal, pois ele a canta muito bem. Tem um riff que acompanha suas linhas vocais e uma bela ponte vocal com coros.
Ano: 1985
Gravadora: Noise Records
Formação
Kai Hansen (guitarra e vocais)
Markus Grosskopf (baixo)
Ingo Schwichtenberg(bateria)
Michael Weikath (guitarra)
Walls of Jericho
"Walls Of Jericho" (Weikath/Hansen) – 0:53
"Ride The Sky" (Hansen) – 5:54
"Reptile" (Weikath) – 3:45
"Guardians" (Weikath) – 4:20
"Phantoms Of Death" (Hansen) – 6:33
"Metal Invaders" (Hansen) – 4:08
"Gorgar" (Hansen/Weikath) – 3:57
"Heavy Metal (Is The Law)" (Hansen/Weikath) – 4:08
"How Many Tears" (Weikath) – 7:11
Bonus Track
10."Judas" (Hansen) – 04:39
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
A música do Led Zeppelin que Robert Plant diz "definir" Jimmy Page
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
O hit do Evanescence que é indireta de Amy Lee para o cantor do Seether, seu ex-namorado


Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
Edu Falaschi atualiza sobre possível reunião do Angra ao estilo Helloween
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
Roland Grapow confirma show no Brasil celebrando 30 anos de "The Time of the Oath" (Helloween)
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


