Whitesnake 1987 30 anos: um sinônimo para a palavra inspiração

Resenha - 1987 - Whitesnake

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rogerio Hamam
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9

Não é segredo pra ninguém que o Whitesnake tem um dono, e é Mr. Coverdale quem assina a autoria de alguns dos maiores clássicos da história do hard rock. Também não é novidade o rodízio de parcerias com guitarristas e o quanto alguns desses puderam turbinar suas inspirações. Daí, chegamos em John Sykes e no ano de 1987 . . . que fase! Como não celebrar esse momento com a versão Super Deluxe Edition, comemorativa do trigésimo aniversário desse álbum, que foi o mais vendido da banda e um dos 50 álbuns de rock mais vendidos em todos os tempos nos EUA? A tarefa de suceder "Slide It In" já era bem complicada, e assumir modernidade carregando peso maior nas músicas naquela já consagrada mistura de rock e blues, parecia até ousadia. Difícil saber o que passava na cabeça de David Coverdale quando decidiu demitir toda a banda antes da turnê, que contava também com Neil Murray no baixo e Aynsley Dunbar na bateria.

Rock Ao Vivo: fotos e resenha dos shows de Scorpions,WWhitesnake e Helloween em POACradle of Filth: Chimbinha, do Calypso, usando camiseta?

Começar o álbum da versão européia com "Still Of The Night" parecia proposital e idealizado por alguém com vontade de mostrar um novo cartão de visitas, surpreendente e sem nenhum medo de errar. Acertou em cheio! Depois vem "Bad Boys", em que Sykes decide mostrar toda sua técnica e monstruosa criatividade com a guitarra. Qualquer amante do instrumento deveria ter essa música em sua play list de cabeceira. Fantástica! Em seguida, o novo sucesso comercial da banda "Gimme All Your Love" que parece ter sido feita especialmente para comerciais de cigarros. Aliás foi a trilha sucessora de outro comercial que havia usado o maior clássico da banda até então, "Love Ain't No Stranger", e arrisco dizer que grande parte da receita com a venda deste produto deve ser creditada à banda, já que não consigo imaginar alguém fumando a marca sem ouvir Whitesnake ao fundo, tamanha a identidade. Mais um ponto pra banda!

"Looking For Love" mostra o perfeito trabalho vocal, daquele que é um dos maiores de todos os tempos, com uma linda melodia e que parece ter vindo diretamente do inspirado coração de Coverdale. Em mais uma iniciativa curiosa, decidem resgatar e dar nova roupagem para "Crying In The Rain", originalmente gravada em 1982. E quando os Deuses do rock conspiram, parece que tudo é feito pra dar certo . . . outro ponto pra banda! E justo o Whitesnake, mundialmente conhecido por colocar "Love" em 99% de suas letras, resolve questionar o amor em "Is This Love?" e criar aquele que talvez seja o maior de todos os clássicos em versão música lenta já lançada por uma banda de rock. E o que falar da modelo Tawny Kitaen, futura Sra. Coverdale, escolhida para estrelar o vídeoclip da música e fazendo milhares de jovens questionar se realmente a mulher era de verdade, tamanha a perfeição de suas curvas?

Em seqüência, "Straight For The Heart" é daquelas músicas que traz uma energia contagiante, como se todos no estúdio estivessem realmente empolgados e vibrando durante as gravações. "Don't Turn Away" parece mais uma música que veio apenas para compor repertório e acabou tornando-se essencial no contexto do álbum. Precisa de algum comentário para o riff de "Children Of The Night"? Para o solo devastador? E a bateria, então? O desafio é não estourar as caixas de som ao aumentar o volume e se segurar para não berrar junto com refrão. Um verdadeiro hino!

E Coverdale deve ter pensado: aqui vou eu de novo regravar outro clássico de 1982, "Here I Go Again". Deve ter sido a primeira vez que uma mesma música vira clássica por duas vezes, nessa versão com um pouco mais de teclado ao fundo e sonoridade mais rock, ficou simplesmente maravilhosa! Hora da despedida? Sempre achei que "You're Gonna Break My Heart Again" tenha sido uma música subestimada, pois além de ser a última faixa da versão européia do álbum, não consta na versão americana.

É o Whitesnake com o que tem de melhor, mas talvez extasiado por todo o repertório, deixaram essa música com menos destaque. Ótimas composições, músicos inspirados, reconhecimento dos fãs com recorde em vendas, o que mais precisa um álbum para ser chamado de clássico? O número de exclamações do texto e traduzir inspiração como um conjunto de ideias normalmente geniais, ajudam a entender um pouco mais essa resenha.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Whitesnake"


Rock Ao Vivo: fotos e resenha dos shows de Scorpions,WWhitesnake e Helloween em POARock In Rio 1985: História & Bastidores - Parte 1 (vídeo)

Rock in Rio: Whitesnake e Foo Fighters velhos e novos clássicos na Cidade do RockRock in Rio
Whitesnake e Foo Fighters velhos e novos clássicos na Cidade do Rock

Enciclopédia do Rock: Whitesnake por Adriano FalabellaWhitesnake: Galeria de fotos do show em Curitiba

Resenha - Rockfest (Allianz Parque, São Paulo, 21/09/2019)Resenha - Rockfest (Allianz Parque, São Paulo, 21/09/2019)

Rockfest SP: veja vídeos e repertórios de Scorpions, Whitesnake, Helloween e EuropeRockfest SP
Veja vídeos e repertórios de Scorpions, Whitesnake, Helloween e Europe

David Coverdale: no Rock in Rio 1985, voo com Freddie Mercury e jingle com Roupa NovaDavid Coverdale
No Rock in Rio 1985, voo com Freddie Mercury e jingle com Roupa Nova

Whitesnake: David Coverdale comemora aniversário com Scorpions em São PauloWhitesnake
David Coverdale comemora aniversário com Scorpions em São Paulo

Europe: Com tempestade, show não contou com seu maior clássico pela primeira vezEurope
Com tempestade, show não contou com seu maior clássico pela primeira vez

Scorpions, Whitesnake e Europe: veja o repertório das bandas no show em CuritibaScorpions, Whitesnake e Europe
Veja o repertório das bandas no show em Curitiba

Em Curitiba: granizo interrompe show do Europe e atrasa Whitesnake; veja vídeoEm Curitiba
Granizo interrompe show do Europe e atrasa Whitesnake; veja vídeo

Whitesnake: Coverdale trará a família para acompanhar os shows do BrasilWhitesnake
Coverdale trará a família para acompanhar os shows do Brasil

Whitesnake: vídeo da nova faixa "Trouble Is Your Middle Name"

Whitesnake: assista ao novo clipe da música Trouble Is Your Middle NameWhitesnake
Assista ao novo clipe da música "Trouble Is Your Middle Name"

Sabbath e Purple: a genealogia intercalada das 2 bandas inglesasSabbath e Purple
A genealogia intercalada das 2 bandas inglesas

Steve Vai: a curiosa conexão com o hard rock fora da carreira soloSteve Vai
A curiosa conexão com o hard rock fora da carreira solo

Deep Purple: sem Blackmore, Coverdale só ligou para Hughes no Rock HallDeep Purple
Sem Blackmore, Coverdale só ligou para Hughes no Rock Hall


Cradle of Filth: Chimbinha, do Calypso, usando camiseta?Cradle of Filth
Chimbinha, do Calypso, usando camiseta?

Full Rock: 10 músicas desgraçadas por bandas de forróFull Rock
10 músicas desgraçadas por bandas de forró

Free: a paixão de Dave Murray por Paul KossoffFree
A paixão de Dave Murray por Paul Kossoff

Fotos de Infância: Slash, do Guns N' RosesFotos de Infância
Slash, do Guns N' Roses

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1982Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1982

Em 10/02/1998: Axl Rose é detido por causar tumulto em aeroporto do ArizonaEm 10/02/1998
Axl Rose é detido por causar tumulto em aeroporto do Arizona

Metallica: A passagem bíblica que inspirou Creeping DeathMetallica
A passagem bíblica que inspirou "Creeping Death"


Sobre Rogerio Hamam

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336