Pain of Salvation: revisitando um de seus maiores clássicos
Resenha - Remedy Lane Re Visited - Pain Of Salvation
Por Junior Frascá
Postado em 06 de novembro de 2016
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Originalmente lançado em 2002, "Remedy Lane" é o quarto álbum do PAIN OF SALVATION, e um dos mais aclamados de sua discografia, e antecede o ponto alto mais alto da carreira dos caras, que foi o álbum "Be", de 2004. E agora o disco ganha uma nova versão, trazendo dois álbuns distintos, um com o disco original remixado, e outro com o trabalho tocado ao vivo na integra, tudo isso em um belo digipack, que acaba de receber sua versão nacional via Hellion Records.
Como todos sabem, o POS é uma banda única, com uma sonoridade difícil de caracterizar, e que não se prende à paradigmas pré estabelecidos, sempre buscando novos horizontes, fugindo do lugar comum, e "Remedy Lane" foi um trabalho que caracterizou bem esta faceta do conjunto, sendo totalmente abrangente e diversificado.
Pain Of Salvation - Mais Novidades
Além disso, a crueza com que tudo é apresentado, e a forte carga emocional de cada composição, aliadas a arranjos riquíssimos e um bom gosto mais do que peculiar, mostram uma banda que estava em um processo evolutivo impressionante.
Quanto à nova mixagem do disco, feita por Jens Borgren, observa-se que tudo ficou mais orgânico e pesado, já que além de uma melhor abordagem sonora, houve também a substituição de alguns emuladores de amplificadores por amplificadores regulares.
Sobre o repertório, temos grandes clássicos como "Trace of Blood" e "Rope Ends", pesadas e intensas; e a progressiva faixa título, com fortes influências setentistas, que sempre foram muito bem utilizadas pelo líder Daniel Gildenlöw.
Não há também como não citar a excelente balada "Undertown", e a classuda "This Heart Of Mine", onde a nova mixagem se mostra bem evidente, com um nítido ganho de volume das vozes.
Liricamente, o trabalho é conceitual, tratando de uma viagem introspectiva de um homem visando o autoconhecimento, remetendo a todas as alegrias e frustrações que isso pode ocasionar, por meio de diversas emoções.
A versão ao vivo do álbum também ficou excelente, tendo sido gravada no show da banda no ProgPower USA de 2014, já com a nova formação, e é outro grande atrativo deste material.
Vale citar ainda a nova arte gráfica, que revigora a original, e é belíssima.
Um álbum que marcou a história do metal progressivo contemporâneo, e que agora se apresenta de forma ainda mais indispensável, para o deleite dos fãs.
REMEDY LANE RE:VISITED (2016) - PAIN OF SALVATION
(2016 - Hellion Records)
Track List:
CD 1: Remedy Lane Re:Mixed
1. Of Two Beginnings
2. Ending Theme
3. Fandango
4. A Trace of Blood
5. This Heart of Mine (I Pledge)
6. Undertow
7. Rope Ends
8. Chain Sling
9. Dryad of the Woods
10. Remedy Lane
11. Waking Every God
12. Second Love
13. Beyond the Pale
CD 2: Remedy Lane Re:Lived
1. Remedy Lane
2. Of Two Beginnings
3. Ending Theme
4. Fandango
5. A Trace of Blood
6. This Heart of Mine (I Pledge)
7. Undertow
8. Rope Ends
9. Chain Sling
10. Dryad of the Woods
11. Waking Every God
12. Second Love
13. Beyond the Pale
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
A canção polêmica dos anos 80 que Roger Waters destacou entre as melhores
Regis Tadeu e as razões para o desinteresse pelo rock no Brasil e no mundo
A música com letra pessimista que se tornou um mega hit e bateu 2 bilhões no Spotify
O curioso significado do refrão de "Maluco Beleza", clássico de Raul Seixas de 1977


11 bandas de metal progressivo cujo terceiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



