Ghost: não é metal, não é rock - é só música de ótima qualidade
Resenha - Popestar - Ghost
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 22 de setembro de 2016
"Popestar", lançado em 16 de setembro, é o segundo EP do Ghost - o primeiro lançamento neste formato, "If You Have Ghost", saiu em 2013. Ambos possuem temática similar: uma música própria e quatro versões para canções de outros artistas, em uma tradição que teve início com o single "Here Comes the Sun", liberando em 2011 e que trazia os mascarados relendo um dos maiores clássicos dos Beatles. A produção é de Tom Dalgety (Opeth, Pixies, Royal Blood).
Como dito, são cinco faixas: a inédita "Square Hammer" e as releituras para "Nocturnal Me" do Echo & The Bunnymen, "I Believe" do Simian Mobile Disco, "Missionary Man" do Eurythmics e "Bible" do Imperiet.
A banda sueca faz parte daquele grupo de artistas que consegue imprimir sua forte identidade sonora não apenas nas suas próprias criações, mas também ao se aventurar por canções alheias. Como já havia feito em "If You Have Ghost", o grupo pega para si as faixas coverizadas e faz as músicas soarem como se fossem suas. O resultado final é superior as gravações originais, ainda que duas das releituras sejam para ícones do pop dos anos 1980.
Mantendo a atmosfera predominantemente climática e teatral característica, o Ghost brinda os fãs com cinco novas músicas que mantém a alta qualidade que já faz parte da carreira de Papa Emeritus e sua turma (uma dica: apesar de mudar de nome a cada novo disco - Papa Emeritus I, II e III -, o vocalista é o mesmo desde o início e atende pelo nome verdadeiro de Tobias Forge). Muito além de gueto do heavy metal, o Ghost caminha passo a passo na construção de uma carreira interessantíssima, inserindo elementos góticos, progressivos e do pop em sua música, tornando-a cada vez mais rica.
O aspecto cênico, com as maquiagens e figurinos e o mistério em torno da identidade dos integrantes, é a cereja do bolo. Some-se a isso a capacidade de criar canções cativantes, com riffs fortes e lindas passagens repletas de melancolia, e temos algo único no cenário da música.
Entre as faixas de "Popestar" destaque para a grudenta "Square Hammer", para o clima e arranjos sombrios de "Nocturnal Me" e a beleza dolorida de "Bible", que fecha o disquinho entregando um dos momentos mais altos da carreira da banda.
Mesmo não tendo o impacto de um álbum completo, "Popestar" mostra a força do Ghost e evidencia a história singular que a banda está construindo. Não é metal, não é rock, não é pop: é apenas música, e de ótima qualidade, cada vez mais.
Comente: O que achou do novo EP de covers do Ghost?
Outras resenhas de Popestar - Ghost
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Vocalista aceitaria se reunir com o Cannibal Corpse, mas sabe que ex-colegas recusariam
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
Felipe Andreoli cita Warren Buffett para explicar se música dá ou não dinheiro atualmente
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
O cantor amado por roqueiros e cheio de Grammys que Ian Anderson achava ter uma voz ridícula
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
Richie Blackmore responde; qual a canção definitiva do Rainbow?


Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
Nomes do rock e do heavy metal que fazem aniversário em março
Família fez Tobias Forge dar uma pausa nas atividades do Ghost
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


