The Gathering: Vocal Estranho, Instrumental Inspirado (?!)
Resenha - Almost a Dance - Gathering
Por Vitor Sobreira
Postado em 06 de setembro de 2016
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Antes de escrever sobre o primeiro disco dos holandeses do The Gathering ("Always...", que me chamou muito a atenção, mesmo em poucas audições), falarei sobre o segundo ("Almost a Dance") lançado cerca de 1 ano depois, porém, já apresentando algumas mudanças radicais.
Para começo de conversa, aqui os vocalistas Bart Smits e Marike Groot, foram substituídos por Niels Duffhues e Martine van Loon, o que visto de um ângulo, pode não ter sido lá muito inteligente por parte da banda, já que o primeiro vocalista, se enquadrava mais no Death/Doom Metal, com teclados bastante expressivos, proposto inicialmente. Mas, de outro ângulo, devemos levar em consideração que a sonoridade sofreu algumas modificações, se distanciando um pouco dos estilos que citei acima (mas ainda, nem de perto como aconteceria após a entrada de Anneke van Giersbergen), e indo para um lado Doom/Gothic, mais trabalhado, experimental e não tão pesado.
Para quem está conhecendo tardiamente o The Gathering, assim como eu, ao ouvir o primeiro e o segundo álbum, com certeza sentirá uma diferença, principalmente por causa dos vocais e algumas estruturas. Não que Niels tenha sido um péssimo cantor, mas em um primeiro momento, ao nos depararmos com sua curiosa e estranha voz (digna de uma banda de Alternativo, ou Grunge... Sei lá!), pensamos: "Mas que merda é esta??". Sim, pois é inegável que até o final da audição, esta questão poderá habitar nos pensamentos do ouvinte, mas que se seguir em frente, imagino que acabará "entendendo" a situação. Ainda em tempo, os vocais femininos aparecem apenas em algumas músicas, mas sem tanto alarde.
Apesar dos pesares, devo dizer que o instrumental, meu amigo, é algo de muita qualidade, e todos juntos mostram que a música feita honestamente, atinge esse efeito de nos cativar. O tecladista é um caso a aparte sempre, inserindo muito 'feeling' nos climas e atmosferas sombrias e melodiosas, enquanto que as guitarras também são muito "eloquentes", tanto nas bases e solos, conservando o ar de peso, juntamente com a bateria muitíssimo bem tocada.
Para época, e para este tipo de música, a qualidade da gravação ficou até que bem boa, e olhando bem, podemos perceber que a vontade da banda em se reinventar, fez com que este trabalho fosse mais um passo para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de mais sonoridades dentro do Metal e do Rock. Vale a pena conhecer!!
Track List:
1. On a Wave
2. Blue Vessel
3. Her Last Flight
4. The Sky People
5. Nobody Dares
6. Like Fountains
7. Proof
8. Heartbeat Amplifier
9. Passage to Desire
Line Up:
Hans Rutten -- Drums
René Rutten -- Guitars
Jelmer Wiersma -- Guitars
Martine van Loon -- Vocals (Female)
Niels Duffhues -- Vocals, Guitars (Acoustic)
Hugo Prinsen Geerligs -- Bass
Frank Boeijen -- Keyboards, Synthesizers, Samples
Lançamento: 1993 – Foundation 2000
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Nine Red Moons reúne músicos de Sepultura e Viper em "Archetypes"
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
O melhor disco do Scorpions, segundo o guitarrista Rudolf Schenker
Nergal está tocando sem o Behemoth porque a própria banda ficou cara demais
Os 10 melhores discos do metal alemão, de acordo com a Metal Hammer
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
A resposta de Slash aos vendedores de guitarra que odeiam "Sweet Child O' Mine"
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês



The Gathering não tem planos além da atual turnê, revela vocalista
Anneke van Giersbergen explica como abriu as portas para Nightwish e Within Temptation
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire


