Peter Frampton: Os 40 anos do álbum Frampton Comes Alive
Resenha - Frampton Comes Alive! - Peter Frampton
Por Herick Sales
Fonte: Herick Sales Guitar
Postado em 17 de janeiro de 2016
Há uns dias, venho pensando em escrever sobre o quanto Peter Frampton é subestimado, e falar sobre a qualidade de suas canções e seu talento como guitarrista, até que ao abrir o facebook, na página do próprio, há um recado comemorativo dos 40 anos do álbum ao vivo mais vendido de todos os tempos: Frampton Comes Alive!
Peter Frampton - Mais Novidades
Você não leu errado. Esse foi o álbum ao vivo mais vendido de todos os tempos, bem mais vendido do que clássicos do rock, como Made in Japan, do Deep Purple, ou Live After Death, do Iron Maiden. Peter Frampton era guitarrista do Humble Pie, onde mostrou no álbum Performance – Rockin’ The Filmore, que não devia a nenhum Jimmy Page ou Blackmore, em matéria de improviso no palco. Mas logo após, Frampton decidiu seguir carreira solo, tendo 3 álbuns com boas músicas, mas o auge da sua carreira veio em 76, com o álbum ao vivo Frampton Comes Alive !, que vendeu um milhão de cópias já na primeira semana! Assim como em sua carreira toda, não há virtuosismos em excesso, e sim, boas canções, bem trabalhadas, com guitarras muito bem construídas em torno de seus arranjos. Desse álbum, que saíram as versões de absurdo sucesso das canções "Show Me The Way" ( com seu clássico uso de talk box ), e "Baby, I Love Your Way", duas músicas compostas em apenas um dia. Mas o álbum, e sua carreira no geral vão muito além disso: há baladas acústicas, hard rock vigoroso, blues e pequenas ideias jazzy inseridas em suas canções e fraseados, bastando apenas você dar a devida atenção a músicas como "(I’ll Give You) Money", ou ao clássico irretocável "Do You Feel Like You Do", no qual há de tudo: introdução com toques de jazz, frases de blues, riffs de hard anos 70, além de um longo improviso, com uso do talk box ( isso bem antes do Slash ou Richie Sambora ), e muita melodia. E foi assim que Frampton moldou seu estilo: mesclando suas composições com riffs e fraseados melódicos, que sempre contornam a canção com maestria.
Que esse álbum possa entrar na sua lista de álbuns a ser escutados nesse início de 2016, pois ter um álbum ao vivo, que a 40 anos lidera como o mais vendido, é um feito que com certeza, credita a qualidade de um trabalho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
O clássico absoluto dos Raimundos que Rodolfo Abrantes não queria gravar
Sem visto para vocalista turco, Nevermore suspende atividades nos Estados Unidos
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Veja o Arch Enemy se apresentando pela primeira vez com a vocalista Lauren Hart
Paul McCartney relembra seu emocionante último encontro com George Harrison
Dirk Verbeuren, baterista do Megadeth, fala sobre a saída de Kiko Loureiro
Geddy Lee revela como o dinheiro era dividido no Rush


Peter Frampton lança música nova e anuncia seu primeiro disco de inéditas em 16 anos
O músico que seria salvo pelo The Who, ficou a ver navios e David Bowie o tirou da lama
Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



