Basttardos: Novo disco é mais pesado e denso que seu antecessor
Resenha - O Último Expresso - Basttardos
Por Pablo Mathias
Postado em 24 de dezembro de 2015
O segundo álbum de uma banda muitas vezes é considerado o fiel da balança em sua carreira. Primeiro, pois muitas vezes vem junto o peso e a responsabilidade de suceder um disco que foi bem recebido pela crítica especializada e fãs; segundo, com o tempo vem o amadurecimento e crescimento musical que permite a banda explorar ainda mais seu potencial artístico criativo. Em resumo, podemos dizer que muitas vezes o segundo disco é responsável pela consolidação da carreira de uma banda consagrada ou que busca seu lugar ao sol.
E de cara, posso dizer a vocês leitores que o ÙLTIMO EXPRESSO cumpre com louvor os pontos acima citados. Além disso, podemos perceber que o disco está mais pesado e denso que seu antecessor - DOIS CONTRA O MUNDO. Mas tudo isso sem perder o jeito BASTTARDOS de ser, ou seja, um ROCK AND ROLL direto, com peso, personalidade e autenticidade.
Em O ÚLTIMO EXPRESSO a banda continua misturando com propriedade elementos que encontramos no HARD ROCK, STONER e SOUTHERN ROCK. A banda chega a flertar com HARDCORE, e, ouso dizer, que devido à influência de filmes de TERROR e WESTERN em sua música, podemos perceber em algumas inflexões ainda que superficiais e até mesmo acidentais do METAL INDUSTRIAL em algumas composições. Mas a verdade, que definir ou rotular o som dos BASTTARDOS ainda é um desafio. A única coisa que posso garantir que tal qual em DOIS CONTRA O MUNDO no álbum O ÚLTIMO EXPRESSO você encontra ROCK AND ROLL original e de qualidade.
A banda também investe numa fórmula certeira onde para eles "MENOS É MAIS". Pois tal qual em DOIS CONTRA O MUNDO em O ÚLTIMO EXPRESSO os BASTTARDOS entregam para seus fãs e apreciadores da boa música cinco (05) faixas matadoras onde perfeitamente qualquer uma delas poderia ser a faixa de trabalho, virar um clipe, etc. Nota-se nitidamente o cuidado da banda em entregar o seu melhor ou invés de entregar um álbum longo, com uma ou duas faixas de trabalho e as demais de qualidade duvidosa apenas para encher o disco. E isso, se deve ao trabalho e cuidado do Guitarrista/Vocalista ALEX CAMPOS que além de assinar as composições do disco, também atuou como produtor em O ÚLTIMO EXPRESSO.
Outra inevitável comparação entre os dois registros musicais da banda é que os BASTTARDOS investem na qualidade da gravação, produção e arte gráfica e que fazem você querer comprar o CD só pela capa. E, aqui abro um parêntese para ARTE do CD onde ilustração ficou a cargo de ALEXANDRE FERREIRA que conseguiu captar em cores e imagem o som dos BASTTARDOS em O ÚLTIMO EXPRESSO.
O ÚLTIMO EXPRESSO abre com a faixa BASTTARDOS que é uma "biografia" da banda e que foi lançada em 2014 como single anunciando o que estaria por vir. E faixa cumpre perfeitamente o seu papel de abrir o álbum, pois nela encontramos todos elementos de um HIT, ou seja, uma bela intro, belos riffs, solos e um refrão que gruda na cabeça.
Após a banda "auto apresentar-se", chega a vez da faixa LICOR DE CEREJA. Talvez a faixa menos pesada e com apelo mais "comercial" do disco. Nela encontramos mais um belo trabalho das Guitarras de ALEX CAMPOS com seus slides se misturado ao peso e velocidade.
E eis que surge a "balada" DESPERTAR DO PARTO. Ao contrário das baladas tradicionais que vemos no universo Rock And Roll, a música explora o sentimento de amor entre pai e filho e descoberta da paternidade. Com uma pegada mais HARD ROCK a faixa DESPERTAR DO PARTO é uma feliz surpresa em o ÚLTIMO EXPRESSO, pois revela todo seu potencial radiofônico sem ser uma música clichê.
Depois do momento "romântico" do disco eis que surge EXILADOS um verdadeiro tapa no ouvido. EXILADOS é a faixa mais pesada do disco onde a banda flerta com HARDCORE e o METAL INDUSTRIAL e, acreditem, ainda sim poderia tocar numa rádio perfeitamente.
E o melhor a banda guardou para o final com faixa TERCEIRO ELEMENTO. A faixa nasceu para ser um clássico, pois reúne tudo que é necessário para colocar a galera para cantar junto e bater cabeça e funcionará perfeitamente seja ao vivo ou em sua casa tocando no radinho. Em TERCEIRO ELEMENTO a banda apresenta, resumidamente, o som dos BASTTARDOS. Aqui também nota-se no som da banda toda a sua influência dos filmes de TERROR em seu som numa bela viagem pelo trem musical que é o álbum O ÚLTIMO EXPRESSO.
A verdade que O ÚLTIMO EXPRESSO dos BASTTARDOS revela-se como um sopro de vida do ROCK BRASIL e uma feliz surpresa no final deste ano 2015. Ouso dizer que se O ÚLTIMO EXPRESSO deixou a estação em direção ao sucesso e ao estrelato, a banda BASTTARDOS tomou de assalto este trem com este trabalho.
Faixas:
01. Basttardos
02. Licor de Cereja
03. Despertar do Parto
04. Exilados
05. Terceiro Elemento
Produção: Alex Campos
Gravadora/selo: independente
Lançamento: 2015
Formação:
Alex Campos – Guitarra e Voz
Bernardo Martins - Bateria
Terceiro Elemento - Baixo
Links Oficiais:
Facebook:
https://www.facebook.com/Basttardosrock
Youtube:
https://www.youtube.com/user/Basttardosrock
Soundcloud:
https://soundcloud.com/basttardos
Twitter:
https://twitter.com/basttardos
Contatos:
[email protected] - (21) 992021922
Site:
http://www.basttardos.com.br/
Outras resenhas de O Último Expresso - Basttardos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
John Bush realiza primeiro show solo tocando material do Anthrax
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
Os deslizes que Jimi Hendrix cometia nos show, segundo seu roadie Lemmy Kilmister
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Tobias Forge relata encontro com integrantes do Black Sabbath antes do último show da banda
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
A opinião de Sting em 1985 sobre David Bowie, Mick Jagger, Michael Jackson e Prince
As dez piores capas do metal, em uma lista sem Manowar e Pantera
O último álbum de rock que vendeu 1 milhão de cópias em uma semana


Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



