Basttardos: Novo disco é mais pesado e denso que seu antecessor
Resenha - O Último Expresso - Basttardos
Por Pablo Mathias
Postado em 24 de dezembro de 2015
O segundo álbum de uma banda muitas vezes é considerado o fiel da balança em sua carreira. Primeiro, pois muitas vezes vem junto o peso e a responsabilidade de suceder um disco que foi bem recebido pela crítica especializada e fãs; segundo, com o tempo vem o amadurecimento e crescimento musical que permite a banda explorar ainda mais seu potencial artístico criativo. Em resumo, podemos dizer que muitas vezes o segundo disco é responsável pela consolidação da carreira de uma banda consagrada ou que busca seu lugar ao sol.
E de cara, posso dizer a vocês leitores que o ÙLTIMO EXPRESSO cumpre com louvor os pontos acima citados. Além disso, podemos perceber que o disco está mais pesado e denso que seu antecessor - DOIS CONTRA O MUNDO. Mas tudo isso sem perder o jeito BASTTARDOS de ser, ou seja, um ROCK AND ROLL direto, com peso, personalidade e autenticidade.
Em O ÚLTIMO EXPRESSO a banda continua misturando com propriedade elementos que encontramos no HARD ROCK, STONER e SOUTHERN ROCK. A banda chega a flertar com HARDCORE, e, ouso dizer, que devido à influência de filmes de TERROR e WESTERN em sua música, podemos perceber em algumas inflexões ainda que superficiais e até mesmo acidentais do METAL INDUSTRIAL em algumas composições. Mas a verdade, que definir ou rotular o som dos BASTTARDOS ainda é um desafio. A única coisa que posso garantir que tal qual em DOIS CONTRA O MUNDO no álbum O ÚLTIMO EXPRESSO você encontra ROCK AND ROLL original e de qualidade.
A banda também investe numa fórmula certeira onde para eles "MENOS É MAIS". Pois tal qual em DOIS CONTRA O MUNDO em O ÚLTIMO EXPRESSO os BASTTARDOS entregam para seus fãs e apreciadores da boa música cinco (05) faixas matadoras onde perfeitamente qualquer uma delas poderia ser a faixa de trabalho, virar um clipe, etc. Nota-se nitidamente o cuidado da banda em entregar o seu melhor ou invés de entregar um álbum longo, com uma ou duas faixas de trabalho e as demais de qualidade duvidosa apenas para encher o disco. E isso, se deve ao trabalho e cuidado do Guitarrista/Vocalista ALEX CAMPOS que além de assinar as composições do disco, também atuou como produtor em O ÚLTIMO EXPRESSO.
Outra inevitável comparação entre os dois registros musicais da banda é que os BASTTARDOS investem na qualidade da gravação, produção e arte gráfica e que fazem você querer comprar o CD só pela capa. E, aqui abro um parêntese para ARTE do CD onde ilustração ficou a cargo de ALEXANDRE FERREIRA que conseguiu captar em cores e imagem o som dos BASTTARDOS em O ÚLTIMO EXPRESSO.
O ÚLTIMO EXPRESSO abre com a faixa BASTTARDOS que é uma "biografia" da banda e que foi lançada em 2014 como single anunciando o que estaria por vir. E faixa cumpre perfeitamente o seu papel de abrir o álbum, pois nela encontramos todos elementos de um HIT, ou seja, uma bela intro, belos riffs, solos e um refrão que gruda na cabeça.
Após a banda "auto apresentar-se", chega a vez da faixa LICOR DE CEREJA. Talvez a faixa menos pesada e com apelo mais "comercial" do disco. Nela encontramos mais um belo trabalho das Guitarras de ALEX CAMPOS com seus slides se misturado ao peso e velocidade.
E eis que surge a "balada" DESPERTAR DO PARTO. Ao contrário das baladas tradicionais que vemos no universo Rock And Roll, a música explora o sentimento de amor entre pai e filho e descoberta da paternidade. Com uma pegada mais HARD ROCK a faixa DESPERTAR DO PARTO é uma feliz surpresa em o ÚLTIMO EXPRESSO, pois revela todo seu potencial radiofônico sem ser uma música clichê.
Depois do momento "romântico" do disco eis que surge EXILADOS um verdadeiro tapa no ouvido. EXILADOS é a faixa mais pesada do disco onde a banda flerta com HARDCORE e o METAL INDUSTRIAL e, acreditem, ainda sim poderia tocar numa rádio perfeitamente.
E o melhor a banda guardou para o final com faixa TERCEIRO ELEMENTO. A faixa nasceu para ser um clássico, pois reúne tudo que é necessário para colocar a galera para cantar junto e bater cabeça e funcionará perfeitamente seja ao vivo ou em sua casa tocando no radinho. Em TERCEIRO ELEMENTO a banda apresenta, resumidamente, o som dos BASTTARDOS. Aqui também nota-se no som da banda toda a sua influência dos filmes de TERROR em seu som numa bela viagem pelo trem musical que é o álbum O ÚLTIMO EXPRESSO.
A verdade que O ÚLTIMO EXPRESSO dos BASTTARDOS revela-se como um sopro de vida do ROCK BRASIL e uma feliz surpresa no final deste ano 2015. Ouso dizer que se O ÚLTIMO EXPRESSO deixou a estação em direção ao sucesso e ao estrelato, a banda BASTTARDOS tomou de assalto este trem com este trabalho.
Faixas:
01. Basttardos
02. Licor de Cereja
03. Despertar do Parto
04. Exilados
05. Terceiro Elemento
Produção: Alex Campos
Gravadora/selo: independente
Lançamento: 2015
Formação:
Alex Campos – Guitarra e Voz
Bernardo Martins - Bateria
Terceiro Elemento - Baixo
Links Oficiais:
Facebook:
https://www.facebook.com/Basttardosrock
Youtube:
https://www.youtube.com/user/Basttardosrock
Soundcloud:
https://soundcloud.com/basttardos
Twitter:
https://twitter.com/basttardos
Contatos:
[email protected] - (21) 992021922
Site:
http://www.basttardos.com.br/
Outras resenhas de O Último Expresso - Basttardos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
O único arrependimento de Gene Simmons sobre Ace Frehley, segundo o próprio
A banda brasileira que "mudou o jogo para sempre", segundo Dave Grohl do Foo Fighters
Paul McCartney relembra a dificuldade de superar o fim dos Beatles com The Wings
Bateria: imagine se ele tocasse um equipamento mais decente
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



