Children Of Bodom: álbum "Follow The Reaper" completa 15 anos
Resenha - Follow The Reaper - Children Of Bodom
Por Gisela Cardoso
Fonte: Wildchild
Postado em 07 de novembro de 2015
O Children Of Bodom entrou no novo milênio com o seu terceiro álbum, intitulado "Follow The Reaper", o qual se tornou um divisor de águas no cenário musical do Metal extremo, rendendo ao grupo finlandês o título de uma das melhores bandas de Death Metal Melódico. Na época, Alexi Laiho (vocal/guitarra) e Janne Wirman (teclados) tinham apenas 21 anos, e a banda também contava com Henkka "T. Blacksmith" Seppälä (baixo), Jaska Raatikainen (bateria) - os quais ainda permanecem no grupo -, e Alexander Kuoppala (guitarra), o qual deixou a banda após este lançamento.
Children Of Bodom - Mais Novidades
Passaram-se 15 anos desde que os finlandeses desencadearam o que muitos consideram ser o seu melhor álbum, lançado em 30 de outubro de 2000. Trata-se, por muitos, de uma fusão perfeita de melodia, riffs, influências do black metal sinfônico e elementos mais agressivos presentes, principalmente, nos teclados e vocais, além dos andamentos rápidos, assim como uma maior ênfase no power metal - o que, na época, repercutiu no cenário Heavy Metal, servindo de inspiração para muitas bandas do estilo que estavam por vir. Além do mais, "Follow The Reaper" trouxe grandes clássicos do grupo - obviamente consagrados até hoje -, como as faixas "Everything I Die", "Hate Me!" e a faixa-título. Curiosamente, a música "Mask of Sanity" foi um remake da faixa "Talking of the Trees", que havia sido lançada na demo "Shining" (nesta época, o Children Of Bodom ainda se chamava IneartheD, e Laiho tinha apenas 16 anos).
"Follow the Reaper" foi gravado e mixado no estúdio do músico/produtor Peter Tägtgren, o Abyss Studios, na Suécia. Os álbuns anteriores, "Something Wild" (1997) e "Hatebreed" (1999), haviam sido gravados no Astia Studio na Finlândia, sob a produção de Anssi Kippo.
"Foi o álbum mais diferente que nós já tínhamos feito até então, porque os dois primeiros álbuns foram gravados na Finlândia mesmo. Mas então, decidimos fazer algo diferente para o 'Follow The Reaper', e então o gravamos na Suécia", conta o tecladista Janne Wirman em entrevista à Loudwire este ano. "E também a principal diferença está no processo de composição, que fizemos dia após dia. Mas ainda sim o processo de gravação foi o diferencial".
"Basicamente a experiência de gravar fora da Finlândia, e sim em uma vila na Suécia, teve muito a acrescentar. Foi maravilhoso! Eu realmente gostei", completa Alexi Laiho.
Já em uma entrevista ao Rockezine na época, o baixista Henkka T. Blacksmith comentou também a respeito da decisão de trabalhar com um produtor diferente, afirmando: "Nós estávamos com medo de gravar o álbum no mesmo estúdio e soar como nossos álbuns anteriores, e não era isso que queríamos no momento. Mas, além disso, queríamos um som mais pesado do que os nossos anteriores, e Peter parecia ser o melhor homem para fazer este trabalho, e ele realizou um trabalho melhor do que esperávamos".
Detalhando o processo de gravação, ele continuou: "apesar de nas três primeiras semanas ele [Peter Tägtren] não estava por perto, nós gravamos todas as músicas em nosso próprio país. Mas então, quando nós começamos com os vocais, Peter nos deu muitos conselhos sobre como os vocais deveriam ser. Porque, como você sabe, o próprio Peter é um monstro nos vocais e tem experiência na produção, mas ele também nos ajudou com as partes dos teclados. No final das contas, acabamos refazendo as gravações na Suécia. Ao mesmo tempo, ele só queria ter o som certo, e nos deu aproximadamente 500 diferentes sons de teclado para escolhermos, mas ele continuou tentando até achar o melhor".
Considerado como um álbum inovador, "Follow The Reaper", no início, era esperado para ser apenas mais um trabalho na discografia do Children Of Bodom. No entanto, ele acabou mudando a vida do quinteto da noite para o dia. No entanto, em entrevista à Voices From the Darkside, Laiho revelou:
"O terceiro álbum 'Follow The Reaper" está vendendo melhor do que nunca agora. Nós não temos nenhuma razão para parar, mas eu acho que, se nós vamos fazer um quarto álbum, provavelmente será o último disco que iremos fazer".
Mesmo que a banda fosse ficando cada vez mais bem-sucedida, e Laiho estivesse ciente disso, ele ainda manifestou planos para depois do Children Of Bodom, declarando: "Eu gosto desses caras... Quero dizer, eles são os meus melhores amigos, provavelmente os únicos amigos que eu já tive, e realmente há uma boa química acontecendo. Nós vamos ter boas lembranças de tudo isso. E depois, é só acontecendo e faremos uma outra banda juntos, você sabe, provavelmente. Eu não vou cantar mais, você sabe, eu vou começar a coisa toda mais uma vez".
Claramente, Alexi Laiho abandonou esse plano, já que o Children Of Bodom gravou mais seis álbuns desde o lendário "Follow The Reaper", assim como sofreu mudanças em sua formação ao longo dos anos.
"Este álbum nos rendeu a nossa primeira turnê para os Estados Unidos, e nos serviu como ponta-pé para o álbum seguinte", declara o tecladista à Loudwire. "Nós éramos jovens inocentes, não tínhamos a menor ideia para aonde estávamos indo (risos)".
Sem sombra de dúvidas, "Follow The Reaper" é um item obrigatório na coleção de todo amante do Death Metal Melódico. Além do mais, ele ainda permanecerá na memória por muitos e muitos anos, causando certa nostalgia ao ouvinte sempre que for escutá-lo.
Outras resenhas de Follow The Reaper - Children Of Bodom
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
O motivo que ainda impede Paulo Ricardo e Fernando Deluqui de reunir o RPM
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
Ian Gillan responde se Ritchie Blackmore se apresentará de novo com o Deep Purple
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
O filme dos anos 30 que inspirou a música mais tocada pelo Iron Maiden ao vivo
Gessinger desfaz a comparação que persegue os Engenheiros do Hawaii há 40 anos
Dave Grohl não acreditava no potencial de "Smells Like Teen Spirit"
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
A única regravação do novo disco do Accept que superou a original, segundo Wolf
"É roubo, mas funciona às vezes": Paul McCartney lembra como fez hit de "Abbey Road"
Noel Gallagher relembra encontro com Paul McCartney e U2 em bar de São Paulo
Os dois erros científicos eternizados na capa do "Dark Side of the Moon" do Pink Floyd

A música que fez as garotas prestarem atenção no Children of Bodom, segundo Alexi Laiho
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



