Trivium: "Silence In The Snow" traz uma pegada bem diferente
Resenha - Silence In The Snow - Trivium
Por Gabriel Sacramento
Postado em 11 de agosto de 2015
O novo single do Trivium - "Silence in The Snow", foi lançado em 30 de julho. O disco sai em outubro, será lançado pelo gravadora Roadrunner Records.
A música traz uma pegada bem diferente das músicas mais famosas da banda. Possui bases instrumentais mais curtas e simples, além de uma ênfase na letra e no vocal do Matt Heafy. De início, a sonoridade me lembrou bastante o IN FLAMES, no disco "Clayman" de 2000 (especialmente pela timbragem).
No geral, a música não me agradou. Um dos motivos disso é o fato de eu admirar o trabalho do Trivium de anos atrás, como nos discos "Ascendancy", "Shogun" e "In Waves". A fúria com que eles foram introduzidos no mercado, aliados à um cuidado técnico e tratamento melódico muito bom, foi um marco na sonoridade deles, que nunca será esquecido. Contudo, é inegável o fato: A banda está crescendo e está mais segura de si mesmo, investindo em uma sonoridade única. Sem medo, eles inovam, buscando refletir o momento musical que estão vivendo.
Outro grande fator que não me agradou foi o jeito como a canção foi moldada e produzida. A impressão que se tem é que foi feita para ser extremamente acessível, com seções bem curtas, que rapidamente, deságuam no refrão. Os riffs poderiam ter sido mais bem desenvolvidos, poderiam durar um pouco mais e a banda poderia investir um pouco mais no instrumental (que sempre foi um dos fortes deles). Aqui, o desejo por uma sonoridade acessível, palatável e descomplicada é tão grande que acaba atrapalhando um pouco o desenvolvimento dos arranjos.
Traz riffs com padrões simples, compostos de poucas notas. Os arranjos simples servem de base para o desenvolvimento dos vocais do Heafy. Que aqui, foca em um estilo mais limpo, diferente do estilo gritado e "rasgado", pelo qual ele ficou conhecido. Para o Heafy, talvez, ainda seja navegar em águas desconhecidas. Mas é certo que, o trabalho dele como cantor está bem melhor.
Mesmo reconhecendo a qualidade e o crescimento do Matt como vocalista, senti falta de algo mais na sua perfomance aqui. Uma "emoção" a mais, algo mais condizente com a atmosfera da canção, com a proposta. Senti falta de uma interpretação mais fiel ao que a música propõe.
O trabalho do baterista novo Matt Madiro é muito bom. O música exala criatividade em muitos momentos. Seu trabalho combinado com as bases sólidas do baixista Paolo Gregoletto faz a cozinha soar muito bem. Suas levadas incluem um certo groove característico muito interessante, além de viradas precisas.
O baixo do Gregoletto sai bem audível nesse single. O baixista tem um talento notável e quando isso é explorado pelo grupo, rende boas ideias. Aqui, há um certo momento de destaque para o baixo, que reforça o bom trabalho do Gregoletto e do baterista Madiro.
Para os fãs ortodoxos, o Trivium soa "vendido", "comercial" e outras definições. Os fãs da era metalcore do grupo sentirão falta das melodias de guitarras, dos gritos, perfomances incríveis e velozes de bateria, etc. Resta saber se o resto do disco seguirá essa linha acessível ou se essa música, o single tem uma sonoridade diferente das demais. Se o resto for como essa música, resta ouvir o conselho que o próprio Matt deu recentemente: Ouvir o material antigo da banda, que sempre será revisitado nos shows.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
Membro dos Ramones (quase) teve um caso com a atriz Julia Roberts, segundo livro
Mick Jagger relembra os rockstars que foram seus maiores rivais nos anos 60 e 70
De Europe a Entombed, 15 das melhores bandas da Suécia, de acordo com a Metal Hammer
O que Pink Floyd quis dizer com 'Tired of lying in the sunshine' na letra de "Time"?
Os melhores discos de todos os tempos, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Quando Belchior concordou plenamente com o Metallica, mas de nada adiantou



A música do Trivium que Matt Heafy compôs para uma empresa de treinamento físico
Metallica mudou a vida de Matt Heafy, vocalista do Trivium
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
Matt Heafy acredita que próximo disco pode ser o melhor do Trivium



