Trivium: "Silence In The Snow" traz uma pegada bem diferente
Resenha - Silence In The Snow - Trivium
Por Gabriel Sacramento
Postado em 11 de agosto de 2015
O novo single do Trivium - "Silence in The Snow", foi lançado em 30 de julho. O disco sai em outubro, será lançado pelo gravadora Roadrunner Records.
A música traz uma pegada bem diferente das músicas mais famosas da banda. Possui bases instrumentais mais curtas e simples, além de uma ênfase na letra e no vocal do Matt Heafy. De início, a sonoridade me lembrou bastante o IN FLAMES, no disco "Clayman" de 2000 (especialmente pela timbragem).
No geral, a música não me agradou. Um dos motivos disso é o fato de eu admirar o trabalho do Trivium de anos atrás, como nos discos "Ascendancy", "Shogun" e "In Waves". A fúria com que eles foram introduzidos no mercado, aliados à um cuidado técnico e tratamento melódico muito bom, foi um marco na sonoridade deles, que nunca será esquecido. Contudo, é inegável o fato: A banda está crescendo e está mais segura de si mesmo, investindo em uma sonoridade única. Sem medo, eles inovam, buscando refletir o momento musical que estão vivendo.
Outro grande fator que não me agradou foi o jeito como a canção foi moldada e produzida. A impressão que se tem é que foi feita para ser extremamente acessível, com seções bem curtas, que rapidamente, deságuam no refrão. Os riffs poderiam ter sido mais bem desenvolvidos, poderiam durar um pouco mais e a banda poderia investir um pouco mais no instrumental (que sempre foi um dos fortes deles). Aqui, o desejo por uma sonoridade acessível, palatável e descomplicada é tão grande que acaba atrapalhando um pouco o desenvolvimento dos arranjos.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Traz riffs com padrões simples, compostos de poucas notas. Os arranjos simples servem de base para o desenvolvimento dos vocais do Heafy. Que aqui, foca em um estilo mais limpo, diferente do estilo gritado e "rasgado", pelo qual ele ficou conhecido. Para o Heafy, talvez, ainda seja navegar em águas desconhecidas. Mas é certo que, o trabalho dele como cantor está bem melhor.
Mesmo reconhecendo a qualidade e o crescimento do Matt como vocalista, senti falta de algo mais na sua perfomance aqui. Uma "emoção" a mais, algo mais condizente com a atmosfera da canção, com a proposta. Senti falta de uma interpretação mais fiel ao que a música propõe.
O trabalho do baterista novo Matt Madiro é muito bom. O música exala criatividade em muitos momentos. Seu trabalho combinado com as bases sólidas do baixista Paolo Gregoletto faz a cozinha soar muito bem. Suas levadas incluem um certo groove característico muito interessante, além de viradas precisas.
O baixo do Gregoletto sai bem audível nesse single. O baixista tem um talento notável e quando isso é explorado pelo grupo, rende boas ideias. Aqui, há um certo momento de destaque para o baixo, que reforça o bom trabalho do Gregoletto e do baterista Madiro.
Para os fãs ortodoxos, o Trivium soa "vendido", "comercial" e outras definições. Os fãs da era metalcore do grupo sentirão falta das melodias de guitarras, dos gritos, perfomances incríveis e velozes de bateria, etc. Resta saber se o resto do disco seguirá essa linha acessível ou se essa música, o single tem uma sonoridade diferente das demais. Se o resto for como essa música, resta ouvir o conselho que o próprio Matt deu recentemente: Ouvir o material antigo da banda, que sempre será revisitado nos shows.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
Regis Tadeu revela por que Guns N' Roses tocou no Maranhão
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
A banda de craques que Steven Tyler mais gostaria de ter integrado fora do Aerosmith
Derrick Green diz que Eloy Casagrande não avisou ao Sepultura sobre teste no Slipknot
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo
Turnê sul-americana do Drowning Pool é cancelada por conta da baixa venda de ingressos
A dura carta do Mägo de Oz ao México após política fazer homenagem a Hernán Cortés
Motörhead anuncia relançamento expandido do álbum "Kiss of Death"
Alirio Netto prestigia show do Dream Theater e tira fotos com integrantes da banda
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Bill Hudson diz que tatuagem pode ter sido entrave para entrar no Megadeth
A música preferida de Andre Matos que ele nunca cantou com o Angra
A fortuna que Robert Trujillo recebeu só para se juntar ao Metallica

Por que o nome do Trivium não faz sentido, segundo ex-integrante da banda
O clássico do heavy metal dos anos 2000 que fala sobre um ditador
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
