Kreator: O 26° Aniversário de "Extreme Aggression"
Resenha - Extreme Aggression - Kreator
Por David Torres
Postado em 23 de junho de 2015
Após terem concebido uma sequência extraordinária de álbuns, encabeçada por "Endless Pain" (1985), "Pleasure to Kill" (1986) e "Terrible Certainty", os Thrashers germânicos do Kreator retornavam com mais um petardo estupendo, "Extreme Agression". Lançado em 19 de junho de 1989, através do selo Noise Records sob a produção de Randy Burns (Death, Bitter End, Megadeth), esse quarto álbum de estúdio dos alemães é igualmente um clássico e hoje está comemorando o seu aniversário de 26 anos. Sendo assim, vamos revisitar essa grande obra do Thrash Metal!
A bateria de Jurgen "Ventor" Reil, aliada ao baixo de Roberto Fioretti e aos "riffs"de Mille Petrozza e Jörg Trzebiatowski, introduzem ao ouvinte a implacável faixa-título. "Extreme Aggression" é simplesmente um hino e é aquela típica pancadaria que faz total jus ao seu nome. Nossos ouvidos são espancados com palhetadas destruidoras, uma bateria debulhadora e vocais rasgadíssimos de Petrozza. Os solos são um espetáculo a parte, repletos de melodia e muito bem encaixados. Uma excelente forma de começar esse grande registro. "No Reason to Exist" é a segunda faixa e novamente somos atacados por um enxame de "riffs" furiosos. Uma grande música com um excelente trabalho instrumental e vocal, além de ótimas mudanças de andamento.
As baquetas de "Ventor" abrem caminho para os vocais ensandecidos de Petrozza que em questão de segundos cantam os primeiros versos da magnífica terceira faixa do álbum, "Love Us or Hate Us". "Riffs" certeiros, uma "cozinha" impecável de baixo e bateria e mudanças de andamento fenomenais e extremamente bem feitas podem ser encontrados aqui. Uma das melhores faixas do álbum e, pessoalmente, uma das minhas favoritas. A quarta faixa é "Stream of Consciousness" e novamente recebemos uma saraivada de "riffs" e solos matadores. A banda jamais erra, muito pelo contrário. Apenas acerta e em cheio! Dando continuidade ao trabalho, vem a excelente "Some Pain Will Last". Cadenciada e bem construída, é outro grande destaque do disco, com toda a banda arrasando em seus respectivos postos.
Sem tempo para respirar, os "riffs" da faixa seguinte ecoam pelos alto-falantes. "Betrayer" é aquela composição que você pode ouvir por toda a eternidade e o sentimento será sempre o mesmo. O que temos aqui é uma pancadaria de primeiríssima, repleta de "riffs" devastadores, uma levada de bateria completamente insana, solos hipnotizantes repletos de "feeling", vocais perfeitamente rasgados, além de uma letra e um refrão poderosíssimo:
"Misleader!
You twisted things to satisfy
Deceiver!
This greedy lust
You can't deny, you can't deny
Betrayer!!
Betrayer!!"
Simplesmente um clássico! Vale ressaltar que um videoclipe para essa faixa foi produzido, filmado em Atenas, na Grécia. A banda decide reduzir a velocidade e emenda com "Don’t Trust", uma música mais cadenciada, porém não menos interessante, trazendo um desempenho instrumental e vocal nos mesmos padrões de qualidade de todas as faixas anteriores. Um fato curioso é que, tanto nessa faixa, como na anterior, os vocalistas Greg Saenz (Cyco Miko) e Dan Clements (Excel) foram convidados para fazer "backing vocals".
A seguir, surge "Bringer of Torture", a menor faixa do álbum. É uma composição crua e visceral que atinge em cheio os tímpanos dos ouvintes, ou seja, simplesmente perfeita! O álbum chega ao fim com "Fatal Energy", outra composição fantástica e que possui um trabalho soberbo de guitarras, encerrando esse grande trabalho de forma completamente satisfatória. "Extreme Aggression" é simplesmente uma das muitas obras primas do Thrash Metal mundial. É um disco obrigatório para todo fã e admirador do estilo, recheado de qualidade em cada acorde presente em seu conteúdo. De longe, o seu único defeito é a sua capa, que traz apenas uma foto promocional da banda, pois de resto, o que temos é um álbum completamente indispensável.
Escrito por David Torres
01. Extreme Aggression
02. No Reason to Exist
03. Love Us or Hate Us
04. Stream of Consciousness
05. Some Pain Will Last
06. Betrayer
07. Don't Trust
08. Bringer of Torture
09. Fatal Energy
Mille Petrozza (Guitarra / Vocal)
Jörg Trzebiatowski (Guitarra)
Roberto Fioretti (Baixo)
Jürgen "Ventor" Reil (Bateria)
Músicos Convidados:
Greg Saenz (Backing Vocals)
Dan Clements (Backing Vocals)
Outras resenhas de Extreme Aggression - Kreator
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir

Mille Petrozza, do Kreator, diz que trata cada disco como se fosse o primeiro
Kreator fará turnê com o Carcass nos Estados Unidos em maio de 2026
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection


