Resenha - Extreme Aggression - Kreator
Por Sílvio Costa
Postado em 23 de agosto de 2004
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
(RELANÇAMENTO – CENTURY MEDIA)
Por mais interessante que seja a fase atual do Kreator, com o lançamento do maravilhoso Violent Revolution (2001) e de Live Kreation no ano passado, é no final da década de 80 e início dos anos 90 que estão os melhores trabalhos desta banda, que, ao lado do Sodom e Destruction, integrou a sagrada tríade do thrash metal europeu há duas décadas, fazendo frente aos titãs norte-americanos do estilo (Slayer, Megadeth, Anthrax e Metallica). Depois de quase um ano prometendo soltar esse petardo, finalmente a Century Media oferece esse presente aos fãs do som agressivo e super trampado do Kreator, disponibilizando pela primeira vez no Brasil esse que é um dos melhores discos da banda e um clássico absoluto do thrash metal.

Extreme Aggression foi lançado originalmente em 1989. É o quarto full-leght do quarteto capitaneado por Mille Petrozza. De cara, a evolução musical da banda é inquestionável aqui. Por mais que Pleasure to Kill (1986) e Endless Pain (1985) sejam bons discos, é aqui que Mille destila sua fúria metálica em 9 faixas indispensáveis para qualquer fã do Kreator. A técnica apurada dos guitarristas Jörg Tritze e do próprio Petrozza é a maior responsável pelos incríveis riffs da faixa-título e de outros clássicos como "No Reason to Exist" e "Betrayer". A performance do baterista Ventor se destaca nas faixas mais rápidas, como é o caso de "Stream of Consciousness", ou nas mais cadenciadas, como ocorre na maravilhosa "Some Pain Will Last". Não sei se alguém ainda se lembra, mas foi nessa época que a banda conseguiu seus melhores resultados em termos de vendas (o disco foi distribuído mundialmente pela major Epic Records). Isso acabou ajudando a banda a excursionar por diversos lugares, passando inclusive pelo Brasil. É dessa época também o primeiro home video da banda, gravado em Berlim Oriental. A capa é meio que uma referência a outro clássico: Sabotage, do Black Sabbath (mas os resultados aqui são um pouco menos risíveis).
A produção ficou a cargo do mestre Randy Burns, famoso por ter trabalhado com muitas bandas de death metal da Florida (entre elas, o grande Death) e pode ser considerado o principal responsável pela complexidade do instrumental aqui apresentado. Mesmo já passados quinze anos desde o seu lançamento original, a fúria contida nessas músicas permanecem intactas. Obviamente, foi necessário polir um pouco mais o material para lançá-lo em CD, mas isto não significou perda de qualidade ou de potência. É o mesmo Kreator destilando sua ira que parecia saltar dos sulcos do vinil, agora apresentado em formato digital.
Não há muito que falar desse disco. É um clássico absoluto. Mesmo que a banda tenha errado a mão, lançando coisas dispensáveis na década de 90, chegando perto do fim graças aos sucessivos fracassos. Resta-nos torcer para que a Century Media continue relançando as pequenas pérolas da Noise Records, como é o caso desse disco. Se você é fã de um som pesado e sem concessões, corra atrás desse petardo.
Outras resenhas de Extreme Aggression - Kreator
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
Em 1994, Bruce Dickinson esculachou videoclipe do Aerosmith
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
O álbum em que Geddy Lee acredita que o Rush finalmente encontrou seu equilíbrio
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
O futuro rockstar que Peter Frampton queria que abrisse os shows do Humble Pie
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu

Kreator confirma show em Curitiba no Tork 'n' Roll em dezembro
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
Os 10 melhores discos do metal alemão, de acordo com a Metal Hammer
As 10 melhores músicas do Kreator, na opinião de Mille Petrozza
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


