Resenha - Extreme Aggression - Kreator
Por Sílvio Costa
Postado em 23 de agosto de 2004
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
(RELANÇAMENTO – CENTURY MEDIA)
Por mais interessante que seja a fase atual do Kreator, com o lançamento do maravilhoso Violent Revolution (2001) e de Live Kreation no ano passado, é no final da década de 80 e início dos anos 90 que estão os melhores trabalhos desta banda, que, ao lado do Sodom e Destruction, integrou a sagrada tríade do thrash metal europeu há duas décadas, fazendo frente aos titãs norte-americanos do estilo (Slayer, Megadeth, Anthrax e Metallica). Depois de quase um ano prometendo soltar esse petardo, finalmente a Century Media oferece esse presente aos fãs do som agressivo e super trampado do Kreator, disponibilizando pela primeira vez no Brasil esse que é um dos melhores discos da banda e um clássico absoluto do thrash metal.

Extreme Aggression foi lançado originalmente em 1989. É o quarto full-leght do quarteto capitaneado por Mille Petrozza. De cara, a evolução musical da banda é inquestionável aqui. Por mais que Pleasure to Kill (1986) e Endless Pain (1985) sejam bons discos, é aqui que Mille destila sua fúria metálica em 9 faixas indispensáveis para qualquer fã do Kreator. A técnica apurada dos guitarristas Jörg Tritze e do próprio Petrozza é a maior responsável pelos incríveis riffs da faixa-título e de outros clássicos como "No Reason to Exist" e "Betrayer". A performance do baterista Ventor se destaca nas faixas mais rápidas, como é o caso de "Stream of Consciousness", ou nas mais cadenciadas, como ocorre na maravilhosa "Some Pain Will Last". Não sei se alguém ainda se lembra, mas foi nessa época que a banda conseguiu seus melhores resultados em termos de vendas (o disco foi distribuído mundialmente pela major Epic Records). Isso acabou ajudando a banda a excursionar por diversos lugares, passando inclusive pelo Brasil. É dessa época também o primeiro home video da banda, gravado em Berlim Oriental. A capa é meio que uma referência a outro clássico: Sabotage, do Black Sabbath (mas os resultados aqui são um pouco menos risíveis).
A produção ficou a cargo do mestre Randy Burns, famoso por ter trabalhado com muitas bandas de death metal da Florida (entre elas, o grande Death) e pode ser considerado o principal responsável pela complexidade do instrumental aqui apresentado. Mesmo já passados quinze anos desde o seu lançamento original, a fúria contida nessas músicas permanecem intactas. Obviamente, foi necessário polir um pouco mais o material para lançá-lo em CD, mas isto não significou perda de qualidade ou de potência. É o mesmo Kreator destilando sua ira que parecia saltar dos sulcos do vinil, agora apresentado em formato digital.
Não há muito que falar desse disco. É um clássico absoluto. Mesmo que a banda tenha errado a mão, lançando coisas dispensáveis na década de 90, chegando perto do fim graças aos sucessivos fracassos. Resta-nos torcer para que a Century Media continue relançando as pequenas pérolas da Noise Records, como é o caso desse disco. Se você é fã de um som pesado e sem concessões, corra atrás desse petardo.
Outras resenhas de Extreme Aggression - Kreator
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"


Kreator divulga "Satanic Anarchy", faixa de seu próximo disco
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


