Foo Fighters: O debut, quase 20 anos depois
Resenha - Foo Fighters - Foo Fighters
Por Victor Oliveira
Postado em 18 de fevereiro de 2015
O ano era 1995, e o mundo ainda chorava a morte do amado (e odiado) Kurt Cobain, um ano antes. Em 1994 o ex-baterista do NIRVANA, Dave Grohl, desiludido com sua vida musical após a morte do velho companheiro, decide gravar um apanhado de composições próprias, gravadas ainda na época da banda.
O conteúdo foi gravado em pouco mais de uma semana, com Dave tocando todos os instrumentos. Após o término das gravações, o material foi distribuído para pessoas próximas e amigos de Dave. Como por obra do destino (ou não), o material chamou a atenção do chefão da Capitol Records, Gary Gersh, velho conhecido de Grohl. Eis que tínhamos o primeiro disco do FOO FIGHTERS.
O disco, homônimo, abre com a ótima "This is a Call", um Rock simples,cheio de energia e que cativa o ouvinte logo na primeira audição. Seguindo em frente, temos "I'll Stick Around", um pouco mais "devagar" que a primeira faixa, mas também com momentos empolgantes, e "Big Me", talvez a faixa mais "bonitinha" do disco, o que não a impede de ser uma ótima canção.
Logo depois vem "Alone+Easy Target", ótima faixa, mas que é ofuscada pela seguinte: "Good Grief", faixa essa que considero como a melhor do disco, devido a sua melodia cativante e por mostrar que Grohl, é também um exímio vocalista. "Floaty" não empolga tanto, mas "Weenie Beenie", com seu riff grudento combinado aos vocais de Dave, fazem muita gente bater cabeça.
Em seguida, há uma trinca de canções digamos mais, "suaves": "Oh, George", "For All the Cows" e "X-Static". Cada uma com suas peculiaridades, preparam o ouvinte para a porrada seguinte: "Wattershed", uma canção quase punk que disputa com "Weenie Beenie" o título de mais pesada do disco. Para finalizar, temos a bela "Exhausted", uma faixa mais tranquila, que nos brinda com os belos vocais limpos de Grohl.
Um belo disco, que apresentou ao mundo uma banda que para muitos (inclusive este que vos escreve), é atualmente uma das maiores do gênero.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Pagando mico: 10 maneiras de ser expulso ou humilhado em um show (vídeo)
O único artista que Roberto Medina parou tudo e fez questão de assistir no Rock in Rio 1985
Os dez mandamentos do Pink Floyd na estrada

Foo Fighters disponibiliza nova música, "Asking for a Friend"
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
O álbum brasileiro que é "a maior gravação de metal" de todos os tempos para Dave Grohl
Os 25 melhores álbuns de rock lançados nos últimos 25 anos, de acordo com a Loudwire
Os 10 maiores supergrupos do rock dos anos 1990, segundo a Loudwire
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



