Napalm Death: O álbum "comercial" da banda
Resenha - Inside The Torn Apart - Napalm Death
Por Giales Pontes
Postado em 28 de novembro de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em pleno 1997, ao ligar a TV de madrugada, dou de cara com uma reprise do programa ‘Fúria MTV’ passando o então novo clipe do Napalm Death, ‘Breed To Breathe’. E antes mesmo de descobrir que tratava-se da música de abertura do à época recém lançado ‘Inside The Torn Apart’(1997), eu já praguejava em pensamento: "Ah, não f...., meu! ISSO Aí é o novo Napalm? VTNC!" Cara, fã de metal é mesmo um carinha chato pra c...., vocês não concordam?
E eu, como tal, naquele momento queria o Napalm de sempre! Aquele Napalm do ‘Scum’ (1987), do ‘From Enslavement To Obliteration’ (1988), do 'Harmony Corruption' (1990) . Até mesmo o questionado ‘Fear, Emptiness, Despair’ (1994) já havia me conquistado. Mas aceitar um álbum "comercial", "traidor" como esse ‘Inside...’, aí não, né? Nem pensar! Fã de metal que é fã de metal "não se vende"!
Bem, babaquices adolescentes à parte, o mais hilário de tudo é que bastou tirá-lo em uma locadora (locações de CDs eram muito comuns na época), ouví-lo durante três dias, e pronto. Eu já estava pirando com ‘Birth In Progress’, ‘Down In The Zero’, ‘Inside The Torn Apart’, enfim, com o álbum inteiro. Aliás, a citada ‘Birth In Progress’ foi uma que já causou boa impressão desde a primeira audição. Acho que foi pelo fato de que ela conseguiu me mostrar que o Napalm continuava tão poderoso como sempre foi, e que ‘Breed To Breathe’ era na verdade uma evolução natural na estética sonora da banda.
É bem verdade que ‘Inside The Torn Apart’ é um álbum mais bem produzido no que diz respeito a qualidade da gravação, e mais experimental em relação aos anteriores, mas daí querer desmerecer a qualidade estupenda do material apresentado aqui seria, no mínimo, leviano. ‘Section’ é uma das mais curtas (2:45), e traz algumas guitarras levemente melódicas acompanhando a distorção típica do grindcore. ‘Reflect On Conflict’ é praticamente hardcore e traz algumas variações de andamento comuns ao som do Napalm. As guitarras meio "alternativas" fazendo algo que deveria ser um solo, também dão uma ótima atmosfera à essa música.
‘If Symptoms Persist’, apesar de distanciar-se um pouco do grindcore "napalmiano", é uma das minhas favoritas, pois ela traz aquela introdução em que as guitarras iniciam num compasso, e quando a banda entra de vez o compasso muda. E esse tipo de artifício sempre foi para mim um elemento fascinante no rock. Bandas de estilos totalmente diversos como Dr. Sin e Judas Priest, por exemplo, sempre souberam se utilizar desse elemento com muita maestria.
‘Prelude’, ‘Indispose’, ‘Purist Realist’, ‘Low Point’ e ‘The Lifeless Alarm’ conseguem segurar a qualidade de ‘Inside The Torn Apart’ até o último segundo de música, mostrando que Barney, Jesse, Danny, Shane e Mitch eram sim uma das melhores (senão A MELHOR!) formações que passaram pelo Napalm. No geral, eu só não carimbo uma nota 10 para este trabalho, porque bem antes eles gravaram uma coisinha chamada ‘Harmony Corruption’ (1990), que pra mim segue sendo a obra-prima definitiva do grindcore. Mas que esse tal "álbum comercial" do Napalm na época me surpreendeu positivamente, ah isso foi! E ainda hoje consigo escutar ‘Inside...’ com o mesmo entusiasmo daqueles tempos. Recomendadíssimo.
Line-up:
Mark "Barney" Greenway (Vocal)
Shane Embury (Baixo)
Danny Herrera (Bateria)
Mitch Harris (Guitarra)
Jesse Pintado (Guitarra)
Track-list
1 . Breed To Breathe
2 . Birth In Progress
3 . Section
4 . Reflect On Conflict
5 . Down In The Zero
6 . Inside The Torn Apart
7 . If Symptoms Persist
8 . Prelude
9 . Indispose
10. Purist Realist
11. Low Point
12. The Lifeless Alarm
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
O álbum do Cannibal Corpse que Jack Owen não consegue ouvir
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
Geddy e Lifeson contam o momento em que quase desistiram de Anika Nilles para o Rush
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
Baterista quer lançar disco ao vivo da atual formação do Pantera
Regis Tadeu revela qual ele considera a "canção perfeita do Heavy Metal"
Para Regis Tadeu, só existe uma coisa mais chata que o som do Dream Theater


Shane Embury, baixista do Napalm Death, lançará primeiro disco solo em junho
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Músico entediado deve reconsiderar carreira, diz Barney: "ninguém quer 50% de um artista"
Melvins e Napalm Death anunciam álbum colaborativo "Savage Imperial Death March"
Motörhead foi o "primeiro amor" de Barney Greenway, vocal do Napalm Death
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



