Napalm Death: O álbum "comercial" da banda

Resenha - Inside The Torn Apart - Napalm Death

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Giales Pontes
Enviar Correções  

9


Em pleno 1997, ao ligar a TV de madrugada, dou de cara com uma reprise do programa ‘Fúria MTV’ passando o então novo clipe do Napalm Death, ‘Breed To Breathe’. E antes mesmo de descobrir que tratava-se da música de abertura do à época recém lançado ‘Inside The Torn Apart’(1997), eu já praguejava em pensamento: "Ah, não f...., meu! ISSO Aí é o novo Napalm? VTNC!" Cara, fã de metal é mesmo um carinha chato pra c...., vocês não concordam?

Napalm Death: confira vídeo de "A Bellyful of Salt and Spleen", faixa do próximo álbum

System of a Down: casamento vai abaixo com "Toxicity", vídeo viraliza e Serj divulga

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E eu, como tal, naquele momento queria o Napalm de sempre! Aquele Napalm do ‘Scum’ (1987), do ‘From Enslavement To Obliteration’ (1988), do 'Harmony Corruption' (1990) . Até mesmo o questionado ‘Fear, Emptiness, Despair’ (1994) já havia me conquistado. Mas aceitar um álbum "comercial", "traidor" como esse ‘Inside...’, aí não, né? Nem pensar! Fã de metal que é fã de metal "não se vende"!

Bem, babaquices adolescentes à parte, o mais hilário de tudo é que bastou tirá-lo em uma locadora (locações de CDs eram muito comuns na época), ouví-lo durante três dias, e pronto. Eu já estava pirando com ‘Birth In Progress’, ‘Down In The Zero’, ‘Inside The Torn Apart’, enfim, com o álbum inteiro. Aliás, a citada ‘Birth In Progress’ foi uma que já causou boa impressão desde a primeira audição. Acho que foi pelo fato de que ela conseguiu me mostrar que o Napalm continuava tão poderoso como sempre foi, e que ‘Breed To Breathe’ era na verdade uma evolução natural na estética sonora da banda.

É bem verdade que ‘Inside The Torn Apart’ é um álbum mais bem produzido no que diz respeito a qualidade da gravação, e mais experimental em relação aos anteriores, mas daí querer desmerecer a qualidade estupenda do material apresentado aqui seria, no mínimo, leviano. ‘Section’ é uma das mais curtas (2:45), e traz algumas guitarras levemente melódicas acompanhando a distorção típica do grindcore. ‘Reflect On Conflict’ é praticamente hardcore e traz algumas variações de andamento comuns ao som do Napalm. As guitarras meio "alternativas" fazendo algo que deveria ser um solo, também dão uma ótima atmosfera à essa música.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

‘If Symptoms Persist’, apesar de distanciar-se um pouco do grindcore "napalmiano", é uma das minhas favoritas, pois ela traz aquela introdução em que as guitarras iniciam num compasso, e quando a banda entra de vez o compasso muda. E esse tipo de artifício sempre foi para mim um elemento fascinante no rock. Bandas de estilos totalmente diversos como Dr. Sin e Judas Priest, por exemplo, sempre souberam se utilizar desse elemento com muita maestria.

‘Prelude’, ‘Indispose’, ‘Purist Realist’, ‘Low Point’ e ‘The Lifeless Alarm’ conseguem segurar a qualidade de ‘Inside The Torn Apart’ até o último segundo de música, mostrando que Barney, Jesse, Danny, Shane e Mitch eram sim uma das melhores (senão A MELHOR!) formações que passaram pelo Napalm. No geral, eu só não carimbo uma nota 10 para este trabalho, porque bem antes eles gravaram uma coisinha chamada ‘Harmony Corruption’ (1990), que pra mim segue sendo a obra-prima definitiva do grindcore. Mas que esse tal "álbum comercial" do Napalm na época me surpreendeu positivamente, ah isso foi! E ainda hoje consigo escutar ‘Inside...’ com o mesmo entusiasmo daqueles tempos. Recomendadíssimo.

Line-up:

Mark "Barney" Greenway (Vocal)
Shane Embury (Baixo)
Danny Herrera (Bateria)
Mitch Harris (Guitarra)
Jesse Pintado (Guitarra)

Track-list

1 . Breed To Breathe
2 . Birth In Progress
3 . Section
4 . Reflect On Conflict
5 . Down In The Zero
6 . Inside The Torn Apart
7 . If Symptoms Persist
8 . Prelude
9 . Indispose
10. Purist Realist
11. Low Point
12. The Lifeless Alarm


Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280