Kiss: 40 anos de "Hotter Than Hell", sombrio na medida certa
Resenha - Hotter Than Hell - Kiss
Por Igor Miranda
Fonte: IgorMiranda.com.br
Postado em 22 de outubro de 2014
O início do KISS foi uma aventura. Empresariado por Bill Aucoin, um diretor de televisão que era novato no mundo da música, e contratado pelo selo Casablanca Records, do executivo Neil Bogart - reconhecido por tornar famosos alguns cantores adolescentes na década de 1970 -, o grupo não sabia muito bem o que fazer.
Por sorte, conseguiram experimentar o bastante para que explodissem com "Alive!", em 1975. Mas até lá, o caminho foi difícil. Não só pela falta de oportunidades e recursos, mas também por escolhas erradas. "Hotter Than Hell", segundo da discografia dos mascarados, comprova ainda mais o talento dos envolvidos justamente porque conseguiram brilhar sem a menor condição de obter-se um bom resultado.
Para começar, os nomes responsáveis pela terrível produção do disco de estreia, autointitulado, foram repetidos aqui: Kenny Kerner e Richie Wise. Sabe-se lá como, a dupla conseguiu emular um som ainda pior com timbres fracos, pouco ganho e sensação de abafamento sonoro. Por acaso, "Hotter Than Hell" tem um conteúdo mais pesado e a sonoridade de baixa qualidade parece ajudar em alguns momentos. Mercadologicamente, todavia, foi um tiro no pé.
A banda se mudou de Nova Iorque para Los Angeles só para trabalhar com a dupla de produtores (parece inacreditável, mas rolou isso mesmo). Em diversas entrevistas e no livro "Nothin' To Lose", que relata os anos iniciais do grupo, os músicos afirmaram que a nova cidade atrapalhou muito no processo de gravação - a começar pela guitarra de Paul Stanley, roubada no primeiro dia na cidade.
Como se tudo isso não bastasse, ainda tem a capa de péssimo gosto, com escritos em japonês sendo que a banda jamais havia tocado por lá. Era uma tentativa de impressionar o público norte-americano ("oh, eles já fazem sucesso no Japão"). Não deu muito certo: "Hotter Than Hell" entrou em 100° lugar nas paradas de discos dos Estados Unidos e fracassou comercialmente.
Apesar disso, é fácil reconhecer que "Hotter Than Hell" é um clássico do rock. As composições são muito boas, as performances surpreendem, a visceralidade atrai e a maturidade com a qual uma banda com um ano de história encarou esse desafio é, até hoje, louvável. Várias músicas da tracklist sobreviveram ao teste do tempo e fizeram parte dos repertórios de shows do KISS ao longo dos últimos 40 anos. Metade do álbum foi parar, obviamente em versão ao vivo, no "Alive!". O resto é história.
Logo no início do KISS, a relação entre o lado "bonzinho" (Paul Stanley e Gene Simmons) e a parte "chapada e malvada" (Ace Frehley e Peter Criss), no maniqueísmo que Stanley e Simmons sempre pregaram, começou a ficar conflituosa. Justamente os vícios de Frehley e Criss davam início a uma série de problemas que o grupo viveria nos anos seguintes. Mas a fome pela fama era ainda maior. E, mesmo que indiretamente, "Hotter Than Hell" é parte importante do estômago satisfeito dos quatro rockstars.
Leia o faixa-a-faixa completo no link:
http://www.igormiranda.com.br/2014/10/os-40-anos-de-hotter-than-hell-um-dos.html
KISS: "Hotter Than Hell"
Lançado em 22 de outubro de 1974
Paul Stanley (vocal, guitarra)
Gene Simmons (vocal, baixo)
Ace Frehley (guitarra, baixo em 3, 9 e 10)
Peter Criss (vocal, bateria)
01. Got To Choose
02. Parasite
03. Goin' Blind
04. Hotter Than Hell
05. Let Me Go, Rock N' Roll
06. All The Way
07. Watchin' You
08. Mainline
09. Comin' Home
10. Strange Ways
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Jake E. Lee sentia-se como uma "nota de rodapé" na história de Ozzy Osbourne
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez

Katatonia lança versão para "A World Without Heroes", do Kiss
Filhos de líderes do Kiss anunciam o projeto Stanley Simmons
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Gene Simmons repete que nunca bebeu mas tem suas fraquezas; "Eu amo bolo"
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Ace Frehley deixou livro pronto para ser lançado em 2026
Peter Criss, baterista original do Kiss, anuncia detalhes de novo álbum solo
Mike Portnoy está empolgado com relançamento de "Dressed to Kill", do Kiss
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman


