Graveyard: Música boa sempre será contemporânea
Resenha - Graveyard - Graveyard
Por Marcelo Hissa
Postado em 23 de julho de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Guitarra, baixo, bateria e vocal; é tudo que se necessita para fazer o genuíno rock. Nada contra teclados pomposos, corais eloquentes, produção prolixa, mas convenhamos que às vezes menos é sinônimo de mais. Se não acredita escute o debut auto-intitulado do Graveyard. Música visceral, original, carregada de feeling.
Da Suécia surge uma das melhores bandas da atualidade que afasta-se do padrão metal local. Intitule como bem entender: Hard rock, Blues rock, Stoner Rock; nada muda o fato que estamos diante do velho e bom rock.
Evil Ways abre suave, acostumando seu ouvido à guitarra, mas logo escancara o som proposto: músicas diretas, bem tocadas, com solos distorcidos bem encaixados, vocal sem exageros permeado por uma cozinha bem entrosada de baixo e bateria.
Pra quem deseja ouvir o lado Hard recomendo ouvir principalmente Lost in Confusion que expõe toda a técnica vocal de Jonatan Ramm. Destaque também para Submarine Blues que apesar de sua curta duração (2:20) tem tempo de sobra para envolver o ouvinte.
Se é Blues Rock que você almeja prefira então sugestiva Blue Soul que de fato demonstra oque é tocar rock tendo-se uma alma blues. As Years Pass Bye e Right is Wrong também são carregadas de feeling Blues, sendo a segunda um pouco mais pesada.
Fechando o álbum temos a face Stoner, Satan´s Finest. Lição de como desenvolver uma boa música: comece devagar envolvendo o ouvinte, acelere uma pitada (afinal isso aqui é rock), mantenha um bom riff sustentando a obra, com um vocal singular que saiba interagir com as oscilações de ritmo e feche com um solo singelo, mas que ressoe no ouvinte muito depois do fim da última nota.
Graveyard debutou a carreia com um categórico álbum de rock direto e visceral, daqueles que nunca soará datado. Música boa sempre será contemporânea. Uma verdadeira lição de que rock pra ser bom basta 4 instrumentos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Lito Sousa, do Aviões e Músicas; veja sua relação com o rock
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Slash anuncia álbum solo "Flying Blind" e confirma quatro shows no Brasil
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
Por que hiato do Angra não foi pretexto para tirar Fabio Lione, segundo Felipe Andreoli
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Nicko McBrain relembra o dia em que ficou alucinado e confundiu ônibus com elefante
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
A lembrança do Facebook de 2011 sobre Nervosa que surgiu para Fernanda Lira e emocionou
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
5 bandas que o vocalista Robert Smith, do The Cure, já declarou odiar
George Harrison assistiu show do Deep Purple e achou "muito engraçado"
Sign of the horns: o sinal do Demônio
Graveyard lança novo single/videoclipe "A Means To An End"
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



