Epica: Chegando ao ápice da carreira com novo álbum

Resenha - Quantum Enigma - Epica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Sem dúvida um dos maiores (senão o maior) expoentes atual do gothic/symphonic metal (embora esta definição já não seja mais tão precisa para qualificar o som da banda), o EPICA vive uma fase realmente extraordinária desde o lançamento do excelente "The Divine Conspiracy". E agora os holandeses chegam ao seu ápice evolutivo com "The Quantum Enigma", uma verdadeira obra de arte da música pesada.
605 acessosEpica: banda anuncia "The Ultimate Principle Tour"5000 acessosKerrang!: listando 30 bandas que mudaram sua vida

Mantendo intacto todas as características marcantes de sua sonoridade, o EPICA desta vez conseguiu atingir um equilíbrio perfeito entre a agressividade e a melodia, entre os elementos progressivos incorporados nos últimos anos e os momentos mais simples e emotivos, culminando em uma material maduro, coeso e muito cativante.

Um exemplo caro dessa harmonia sonora pode ser constatado em "Victims of Contingency", cujos riffs chegam a remeter ao thrash metal, contrastando com arranjos sinfônicos belíssimos, e linhas vocais que vão do gutural ao lírico, de forma natural. Alias, vale mencionar a performance de Simone em todo o álbum, com interpretações marcantes e que se revelam com as melhores de toda sua carreira.

Liricamente, o álbum também trata de temas muito interessantes. Recentemente tive a oportunidade de entrevistar o líder Mark Jansen para a edição 19 da revista online Hell Divine, que explicou que embora o disco não seja conceitual, todas as faixas abordam o tema comum do Enigma Quântico, que tramita entre a física e a filosofia.

A produção do álbum também é excelente, graças ao trabalho com o novo produtor Joost van den Broek, que conseguiu extrair toda a excelência do som da banda de forma clara e cristalina, mas condizente com o clima mais pesado do álbum.

A capa, por sua vez, também é belíssima, e representa na parte superior, acima da superfície, o que as pessoas podem ver, e abaixo dela um mundo muito maior e complexo, até então desconhecido.

Ou seja, trata-se de uma obra excepcional, que retrata uma banda no ápice de sua carreira, e ainda ascendendo. Imperdível!

The Quantum Enigma - Epica
(Nuclear Blast - 2014 - Importado)

1. Originem
2. The Second Stone
3. The Essence of Silence
4. Victims of Contingency
5. Sense Without Sanity - The Impervious Code -
6. Unchain Utopia
7. The Fifth Guardian - Interlude -
8. Chemical Insomnia
9. Reverence - Living in the Heart -
10. Omen - The Ghoulish Malady -
11. Canvas of Life
12. Natural Corruption
13. The Quantum Enigma - Kingdom of Heaven Part II -

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Outras resenhas de Quantum Enigma - Epica

1559 acessosEpica: Uma linhagem de forte orquestra e heavy metal1401 acessosEpica: Uma banda energética e em boa fase1929 acessosEpica: "The Quantum Enigma", modernizando o erudito5000 acessosEpica: The Quantum Enigma surpreende com peso e modernidade

605 acessosEpica: banda anuncia "The Ultimate Principle Tour"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Epica"

Simone SimonsSimone Simons
A nudez na capa de Divine Conspiracy

EpicaEpica
Veja fotos da irmã mais nova de Simone Simons

Musas do MetalMusas do Metal
Confira as 10 mais lindas atualmente

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 01 de julho de 2014

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Epica"

Kerrang!Kerrang!
Listando trinta bandas que mudaram sua vida

Led ZeppelinLed Zeppelin
10 músicas para ouvir quando estiver na fossa

MetallicaMetallica
Rock In Rio explica pane que ocorreu durante o show

5000 acessosDave Mustaine: 10 coisas que você não sabia sobre ele5000 acessosSeparados no nascimento: Paul McCartney e Kiko do Chaves5000 acessosGorgoroth: "prefiro veneno de rato a fazer tour com o Anthrax"5000 acessosSuicidio: cinco clipes de Rock que abordam o tema5000 acessosMarduk: guitarrista tem pedaços do crânio de Dead5000 acessosVinnie Paul: A7X é provavelmente a maior banda de metal de hoje

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online