Arkona: Os russos cada vez mais épicos!
Resenha - Arkona - Slovo
Por Fernando Monteiro
Fonte: Moshpit.in
Postado em 30 de novembro de 2013
Ainda existe uma grande confusão em relação a bandas de Pagan e Folk Metal. Cada banda tem seu estilo tão único que fica muito difícil categorizar com certeza. No caso da ARKONA, fico inclinado a dizer que é mais Pagan Metal que Folk Metal pela predominância de instrumentos exóticos (flautas, apitos, gaita, pandeiro, guitarra acústica e violões) e letras com temas de natureza, deuses e ancestrais antigos. Características todas presentes no álbum Slovo.
Slovo é o sexto álbum da banda russa de (ok, 70% Pagan, 30% Folk) Metal que teve participação de outros 6 artistas -incluindo MERI TADIC (violinista do ELUVEITIE), uma orquestra e um grupo coral; uma explosão musical que surpreende aqueles que, assim como eu, não esperavam essa evolução do álbum anterior.
As músicas possuem um crescimento constante em relação ao peso e à melodia, ouvir o álbum inteiro fez com que eu ficasse eufórico no final de cada música. É tudo milimetricamente preciso a ponto de eu ter que reclassificar o álbum: 60% Pagan, 25% Folk, 15% Épico. As faixas possuem seus próprios destaques; "Leshiy" (Leshy), aposta nos instrumentos de sopro (que são muitos); "Nikogda" (Nunca) começa lembrando Death Metal e passa para uma melodia tão épica que faria Alessandro Staropoli se coçar todo. O baterista Vlad "Artist" Lyovushkin Sokolov possui uma técnica incrível e confia nas trocas de ritmo durante todo o álbum, o que nos faz ouvir todos essas flautas e gaitas sem perder o interesse. Falando em troca de ritmo a vocalista Maria "Masha Scream" Arkhipova fez o dever de casa e faz jus ao apelido e consegue ser agressiva e feminina sem perder o controle da voz, nunca destoando dos outros vocais. (50% Pagan, 20% Folk, 20% Épico, 5% Death, 5% Flauta Peruana? Será?)
A música que originou um videoclipe fala sobre um antigo esporte russo que consiste em uma grande briga envolvendo os punhos e sem equipamento algum.
Uma banda única, com instrumentos únicos e que, além de toda sua qualidade e técnica, parecem combinar perfeitamente um com o outro. Não existe disputa entre os instrumentistas nem solos perfeitos do guitarrista, baterista, flautista, gaiteiro, tecladista e etc, Todos fazem o melhor que podem juntos e isso faz a total diferença.
Tracklist:
01. "Az" (Eu) - 2:12
02. "Arkaim" (Arkaim) - 5:54
03. "Bol’no Mne" (Sinto Dor) - 5:43
04. "Leshiy" (Leshy) - 4:21
05. "Zaklyatye" (Encantamento) - 5:16
06. "Predok" (Ancestral) - 2:14
07. "Nikogda" (Nunca) - 4:44
08. "Tam, za tumanami" (Além da Névoa) - 3:53
09. "Potomok" (Descendente) - 0:55
10. "Slovo" (Palavra) - 5:28
11. "Odna" (Só) - 5:52
12. "Vo moyom sadochke..." (Em Meu Jardim...) - 5:10
13. "Stenka na stenku" (Parede a Parede) - 2:36
14. "Zimushka" (Inverno) - 5:50
Nota: 7 shots de vodka na floresta.
Leia mais sobre esta e outras bandas em MOSHPIT (http://www.moshpit.in/)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden e Judas Priest estavam acertando turnê juntos para 2026, segundo Ian Hill
Três hits muito diferentes do catálogo das bandas que os gravaram
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
O disco que Ian Hill considera o melhor do Judas Priest (não é "Painkiller")
Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
A música em que Ozzy Osbourne se vingou do pastor que o chamava de Anticristo
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
A banda que Freddie Mercury e Dave Grohl colocam acima de todas e Axl Rose discorda
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
O problema em Abbey Road que ajudou o Pink Floyd a criar um de seus grandes álbuns
O melhor disco da história do power metal, de acordo com a Metal Hammer
A canção da era Paul Di'Anno que Bruce Dickinson não quer cantar nunca mais
Por que Lobão acha péssimo o "The Wall" e nunca mais ouviu Pink Floyd?


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



