Arkona: Os russos cada vez mais épicos!
Resenha - Arkona - Slovo
Por Fernando Monteiro
Fonte: Moshpit.in
Postado em 30 de novembro de 2013
Ainda existe uma grande confusão em relação a bandas de Pagan e Folk Metal. Cada banda tem seu estilo tão único que fica muito difícil categorizar com certeza. No caso da ARKONA, fico inclinado a dizer que é mais Pagan Metal que Folk Metal pela predominância de instrumentos exóticos (flautas, apitos, gaita, pandeiro, guitarra acústica e violões) e letras com temas de natureza, deuses e ancestrais antigos. Características todas presentes no álbum Slovo.
Slovo é o sexto álbum da banda russa de (ok, 70% Pagan, 30% Folk) Metal que teve participação de outros 6 artistas -incluindo MERI TADIC (violinista do ELUVEITIE), uma orquestra e um grupo coral; uma explosão musical que surpreende aqueles que, assim como eu, não esperavam essa evolução do álbum anterior.
As músicas possuem um crescimento constante em relação ao peso e à melodia, ouvir o álbum inteiro fez com que eu ficasse eufórico no final de cada música. É tudo milimetricamente preciso a ponto de eu ter que reclassificar o álbum: 60% Pagan, 25% Folk, 15% Épico. As faixas possuem seus próprios destaques; "Leshiy" (Leshy), aposta nos instrumentos de sopro (que são muitos); "Nikogda" (Nunca) começa lembrando Death Metal e passa para uma melodia tão épica que faria Alessandro Staropoli se coçar todo. O baterista Vlad "Artist" Lyovushkin Sokolov possui uma técnica incrível e confia nas trocas de ritmo durante todo o álbum, o que nos faz ouvir todos essas flautas e gaitas sem perder o interesse. Falando em troca de ritmo a vocalista Maria "Masha Scream" Arkhipova fez o dever de casa e faz jus ao apelido e consegue ser agressiva e feminina sem perder o controle da voz, nunca destoando dos outros vocais. (50% Pagan, 20% Folk, 20% Épico, 5% Death, 5% Flauta Peruana? Será?)
A música que originou um videoclipe fala sobre um antigo esporte russo que consiste em uma grande briga envolvendo os punhos e sem equipamento algum.
Uma banda única, com instrumentos únicos e que, além de toda sua qualidade e técnica, parecem combinar perfeitamente um com o outro. Não existe disputa entre os instrumentistas nem solos perfeitos do guitarrista, baterista, flautista, gaiteiro, tecladista e etc, Todos fazem o melhor que podem juntos e isso faz a total diferença.
Tracklist:
01. "Az" (Eu) - 2:12
02. "Arkaim" (Arkaim) - 5:54
03. "Bol’no Mne" (Sinto Dor) - 5:43
04. "Leshiy" (Leshy) - 4:21
05. "Zaklyatye" (Encantamento) - 5:16
06. "Predok" (Ancestral) - 2:14
07. "Nikogda" (Nunca) - 4:44
08. "Tam, za tumanami" (Além da Névoa) - 3:53
09. "Potomok" (Descendente) - 0:55
10. "Slovo" (Palavra) - 5:28
11. "Odna" (Só) - 5:52
12. "Vo moyom sadochke..." (Em Meu Jardim...) - 5:10
13. "Stenka na stenku" (Parede a Parede) - 2:36
14. "Zimushka" (Inverno) - 5:50
Nota: 7 shots de vodka na floresta.
Leia mais sobre esta e outras bandas em MOSHPIT (http://www.moshpit.in/)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps