Arkona: Os russos cada vez mais épicos!
Resenha - Arkona - Slovo
Por Fernando Monteiro
Fonte: Moshpit.in
Postado em 30 de novembro de 2013
Ainda existe uma grande confusão em relação a bandas de Pagan e Folk Metal. Cada banda tem seu estilo tão único que fica muito difícil categorizar com certeza. No caso da ARKONA, fico inclinado a dizer que é mais Pagan Metal que Folk Metal pela predominância de instrumentos exóticos (flautas, apitos, gaita, pandeiro, guitarra acústica e violões) e letras com temas de natureza, deuses e ancestrais antigos. Características todas presentes no álbum Slovo.
Slovo é o sexto álbum da banda russa de (ok, 70% Pagan, 30% Folk) Metal que teve participação de outros 6 artistas -incluindo MERI TADIC (violinista do ELUVEITIE), uma orquestra e um grupo coral; uma explosão musical que surpreende aqueles que, assim como eu, não esperavam essa evolução do álbum anterior.
As músicas possuem um crescimento constante em relação ao peso e à melodia, ouvir o álbum inteiro fez com que eu ficasse eufórico no final de cada música. É tudo milimetricamente preciso a ponto de eu ter que reclassificar o álbum: 60% Pagan, 25% Folk, 15% Épico. As faixas possuem seus próprios destaques; "Leshiy" (Leshy), aposta nos instrumentos de sopro (que são muitos); "Nikogda" (Nunca) começa lembrando Death Metal e passa para uma melodia tão épica que faria Alessandro Staropoli se coçar todo. O baterista Vlad "Artist" Lyovushkin Sokolov possui uma técnica incrível e confia nas trocas de ritmo durante todo o álbum, o que nos faz ouvir todos essas flautas e gaitas sem perder o interesse. Falando em troca de ritmo a vocalista Maria "Masha Scream" Arkhipova fez o dever de casa e faz jus ao apelido e consegue ser agressiva e feminina sem perder o controle da voz, nunca destoando dos outros vocais. (50% Pagan, 20% Folk, 20% Épico, 5% Death, 5% Flauta Peruana? Será?)
A música que originou um videoclipe fala sobre um antigo esporte russo que consiste em uma grande briga envolvendo os punhos e sem equipamento algum.
Uma banda única, com instrumentos únicos e que, além de toda sua qualidade e técnica, parecem combinar perfeitamente um com o outro. Não existe disputa entre os instrumentistas nem solos perfeitos do guitarrista, baterista, flautista, gaiteiro, tecladista e etc, Todos fazem o melhor que podem juntos e isso faz a total diferença.
Tracklist:
01. "Az" (Eu) - 2:12
02. "Arkaim" (Arkaim) - 5:54
03. "Bol’no Mne" (Sinto Dor) - 5:43
04. "Leshiy" (Leshy) - 4:21
05. "Zaklyatye" (Encantamento) - 5:16
06. "Predok" (Ancestral) - 2:14
07. "Nikogda" (Nunca) - 4:44
08. "Tam, za tumanami" (Além da Névoa) - 3:53
09. "Potomok" (Descendente) - 0:55
10. "Slovo" (Palavra) - 5:28
11. "Odna" (Só) - 5:52
12. "Vo moyom sadochke..." (Em Meu Jardim...) - 5:10
13. "Stenka na stenku" (Parede a Parede) - 2:36
14. "Zimushka" (Inverno) - 5:50
Nota: 7 shots de vodka na floresta.
Leia mais sobre esta e outras bandas em MOSHPIT (http://www.moshpit.in/)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Vanusa e Black Sabbath: a notável coincidência nos riffs
Red Hot Chili Peppers: A opinião de John Frusciante sobre o "One Hot Minute"
A música do Pink Floyd que Roger Waters não conseguia e David Gilmour não queria cantar
Arkona, Leaves' Eyes e Atrocity anunciam turnê com 7 shows no Brasil



