Masterplan: recomeço e uma leve volta às origens
Resenha - Novum Initium - Masterplan
Por Vitor Franceschini
Postado em 07 de setembro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após três anos do mediano "Time To Be King", o Masterplan, capitaneado pelo ex-Helloween Roland Grapow (guitarra), retorna com "Novum Initium". O álbum representa um novo começo para a banda, que sofreu a perda de três integrantes chave como Jorn Lande (vocal), Mike Terrana (bateria) e o baixista Jan-Sören Eckert.
Quem pensa que o grupo alemão perdeu com isso se engana, já que os novos membros, Rick Altzi (vocal, At Vance, Epysode, dentre outros), Jari Kainulainen (baixo, ex-Stratovarius) e Martin "Marthus" Skaroupka (bateria, Cradle Of Filth) se saem muito bem e adicionaram muito à sonoridade da banda.
Resgatando a aura Power Metal, "Novum Initium" talvez seja o disco mais pesado da banda, mesmo contendo boas doses de melodia. Isso fica evidente desde o início do trabalho com as faixas The Game (que tem um forte refrão) e Keep Your Dream Alive e sua cadência com riffs pesadíssimos, e mais um bom refrão. Ouça ainda No Escape, que segue essa linha.
A veia Prog Metal continua, mas de forma mais discreta e pode ser sentida em faixas como Pray On My Soul, que tem um quê de AOR escondido ali no fundo. Outro destaque nessa linha é a épica faixa título com seus mais de dez minutos, um show das guitarras e uma ótima variação rítmica.
Não poderia deixar de mencionar o grande trabalho das linhas de teclados. Axel Mackenrott criou ótimas orquestrações e passagens, que só somaram na qualidade das composições. Altzi também se sai muito bem nos vocais, considerando que substituiu um mito. Aliás, sua voz tem o timbre bem parecido com o de Lande. A cozinha é um show a parte, já que Jari é um monstro do baixo e Skaroupka possui uma forte pegada e técnica.
Com mais uma primorosa produção do próprio Grapow, no Grapow Studios, situado na Eslováquia, o novo trabalho do Masterplan traz uma banda renovada e com mais energia. O lançamento nacional da Shinigami Records ainda traz dois bônus, que saíram na versão digipack do trabalho.
http://www.masterplan-theband.com/
https://www.facebook.com/pages/MasterPlan/23206109822
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
Tuomas admite culpa, mas descarta volta de Tarja ao Nightwish: "Não vai acontecer"
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Brian May (Queen) admite ter mudado de ideia em relação à IA
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
Baterista do Linkin Park toca música do Iron Maiden que nunca havia escutado
O baixista que deixou Geddy Lee agradecido por ter conseguido vê-lo ao vivo
Shaman com Fabio Lione? Shamangra vai virar Shaman 4.0? Ibagenscast traz teorias
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
Grave Digger anuncia novo álbum de estúdio, "Faces of Pain"
Penélope Nova lembra como foi início do namoro com o saudoso Andre Matos
Como foi criado o efeito sonoro na abertura de "Runnin' With the Devil", do Van Halen
O álbum clássico do rock que Ed Motta comprou escondido por ser coisa de playboy

Rhapsody Of Fire e Masterplan anunciam turnê pela América do Sul com dois shows no Brasil
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


