Masterplan: recomeço e uma leve volta às origens
Resenha - Novum Initium - Masterplan
Por Vitor Franceschini
Postado em 07 de setembro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após três anos do mediano "Time To Be King", o Masterplan, capitaneado pelo ex-Helloween Roland Grapow (guitarra), retorna com "Novum Initium". O álbum representa um novo começo para a banda, que sofreu a perda de três integrantes chave como Jorn Lande (vocal), Mike Terrana (bateria) e o baixista Jan-Sören Eckert.
Quem pensa que o grupo alemão perdeu com isso se engana, já que os novos membros, Rick Altzi (vocal, At Vance, Epysode, dentre outros), Jari Kainulainen (baixo, ex-Stratovarius) e Martin "Marthus" Skaroupka (bateria, Cradle Of Filth) se saem muito bem e adicionaram muito à sonoridade da banda.
Resgatando a aura Power Metal, "Novum Initium" talvez seja o disco mais pesado da banda, mesmo contendo boas doses de melodia. Isso fica evidente desde o início do trabalho com as faixas The Game (que tem um forte refrão) e Keep Your Dream Alive e sua cadência com riffs pesadíssimos, e mais um bom refrão. Ouça ainda No Escape, que segue essa linha.
A veia Prog Metal continua, mas de forma mais discreta e pode ser sentida em faixas como Pray On My Soul, que tem um quê de AOR escondido ali no fundo. Outro destaque nessa linha é a épica faixa título com seus mais de dez minutos, um show das guitarras e uma ótima variação rítmica.
Não poderia deixar de mencionar o grande trabalho das linhas de teclados. Axel Mackenrott criou ótimas orquestrações e passagens, que só somaram na qualidade das composições. Altzi também se sai muito bem nos vocais, considerando que substituiu um mito. Aliás, sua voz tem o timbre bem parecido com o de Lande. A cozinha é um show a parte, já que Jari é um monstro do baixo e Skaroupka possui uma forte pegada e técnica.
Com mais uma primorosa produção do próprio Grapow, no Grapow Studios, situado na Eslováquia, o novo trabalho do Masterplan traz uma banda renovada e com mais energia. O lançamento nacional da Shinigami Records ainda traz dois bônus, que saíram na versão digipack do trabalho.
http://www.masterplan-theband.com/
https://www.facebook.com/pages/MasterPlan/23206109822
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
O elogio inesperado que Jimmy Page fez a Ritchie Blackmore num encontro em Hollywood
O grande problema que invalida o documentário do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
O guitarrista que fazia Lemmy perder a paciência; "era só pra me irritar"
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA

Masterplan divulga "Electric Nights", faixa de seu próximo disco
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


