Joe Satriani: Entregando exatamente o que se espera dele
Resenha - Unstoppable Momentum - Joe Satriani
Por Ricardo Pagliaro Thomaz
Postado em 30 de junho de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ao colocar mais um álbum de Joe Satriani para rodar no meu player, me recordo de como foi bacana ter contato com sua música há anos atrás com o álbum The Extremist (1992) e de como foi legal a experiência de tentar tirar a 'Summer Song' na guitarra para depois tentar acompanhar Satch, Vai e Eric Johnson no álbum do G3.
Essas ainda são memórias que eu guardo com carinho, assim como a música de Satch que, ano após ano, só tem crescido em meu conceito ao ponto de eu sempre ficar muito animado com todas as suas empreitadas. Sua passagem pelo Chickenfoot veio para mim com igual entusiasmo, especialmente no fato de vê-lo se reunir com monstros como Sammy Hagar e Michael Anthony, caras que fizeram parte do Van Halen e da minha juventude e a de muita gente por aí. No entanto, fico mais do que contente em ver que isso não fez com que ele deixasse sua carreira solo de lado.
E poderia ser diferente? Satch talvez seja um dos poucos guitarristas realmente habilidosos para se comunicar com seu instrumento hoje. O que normalmente um grupo ou artista faria com letras e vocais, Satch consegue a proeza de fazer com notas em seu instrumento. Ele canta com a guitarra, assovia com ela, faz ela urrar, chorar, estremecer e várias outras sensações. Sua música é marcante e sempre excitante. Duvida? Escute 'War', 'The Extremist', 'Satch Boogie', 'Surfing With The Alien', 'Time' e outros tantos clássicos para comprovar! Quer ouví-lo ainda cantar? É uma raridade, mas até nisso ele impressiona. Ouça 'Ride', 'Big Bad Moon', 'Lifestyle', 'I Believe' e tire a prova!
Enfim, é com muito entusiasmo que vejo Satch retornar a seus trabalhos solo com mais um lançamento, Unstoppable Momentum, lançado em Maio de 2013, seu 14º álbum de estúdio e o sucessor do ótimo Black Swans and Wormhole Wizards (2010), e podemos tranquilamente dizer aqui que Satch manteve inabalável seu estilo inconfundível ao passo que andou fazendo uma ou outra experimentação para sempre trazer algum elemento novo em seu som, o que é uma constante se pararmos para analisar a trajetória do guitarrista.
A faixa de abertura, que detém o título do CD, nos dá uma boa colher do bom e velho Satch para nos apresentar às novidades. Como sempre, seus arranjos são muito bem construídos e arrojados. Destaques mais do que merecidos aqui para faixas como o Rock funkeado e intimista de "Can't Go Back", os arranjos enigmáticos de "Lies and Truths", a breve, porém maravilhosa faixa introspectiva "I'll Put A Stone On Your Cairn" que é quase um tema de filme; também se destacam com méritos a excelente pegada Blues e o feel de Jazz da dobradinha "Jumpin' In" e "Jumpin' Out" e a faixa de fechamento "A Celebration", que nos lembra um tema de corrida.
Um ótimo lançamento e claro, recomendado para todos os fãs do guitarrista que sabem muito bem o que esperar deste competente músico mas que também é recomendado para qualquer pessoa que ame a boa música instrumental. Satriani não desaponta e entrega exatamente o que se espera dele, se mantendo entre os grandes músicos e artistas e com sua carreira seguindo adiante. E que ainda continue por muito tempo.
Unstoppable Momentum (2013)
(Joe Satriani)
Tracklist:
01. Unstoppable Momentum
02. Can't Go Back
03. Lies and Truths
04. Three Sheets to the Wind
05. I'll Put a Stone On Your Cairn
06. A Door Into Summer
07. Shine On American Dreamer
08. Jumpin' In
09. Jumpin' Out
10. The Weight of the World
11. A Celebration
Selo: Epic
Site oficial:
http://www.satriani.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
Os três melhores discos do Black Sabbath, de acordo com a Classic Rock
Cinco shows imperdíveis que rolarão no Bangers Open Air 2027, por Mateus Ribeiro
Com 110 atrações já confirmadas, Graspop Metal Meeting atualiza cast para 2027
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
A música do Guns N' Roses que é híbrido entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Frank Ferrer
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Joe Satriani não acreditava ser o guitarrista ideal para tributo a Eddie Van Halen
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Marty Friedman toca "Scenes" na íntegra e revisita clássicos do Megadeth em show no Manifesto
O riff pesado do Queen que muitos atribuem a Brian May, mas foi criado por Freddie Mercury
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"
Os nomes do grunge que Ronnie James Dio mais gostava; "Tudo banda de alto nível"
As bandas que são maiores que o Oasis, segundo o vocalista Liam Gallagher
O dia que João Gordo xingou Ayrton Senna por piloto se recusar a dar entrevista a ele


Álbum de Steve Vai e Joe Satriani terá registro feito pelos dois na adolescência
O clássico do Black Sabbath que está entre os discos que mudaram a vida de Joe Satriani
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



