Spiritual Beggars: banda mostra boa forma e lança ótimo disco
Resenha - Earth Blues - Spiritual Beggars
Por Junior Frascá
Postado em 09 de maio de 2013
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após a saída do vocalista J.B., muitos questionaram se o SPIRITUAL BEGGARS conseguiria encontrar um vocalista a altura de sua sonoridade, ainda mais com a escolha de Apollo Papathanasio para seu lugar, pois o vocalista sempre foi conhecido por participar de bandas de power metal, estilo totalmente diferente do Stoner praticado pela banda. Contudo, com o lançamento de "Return to Zero", a banda não só provou que ainda estava em plena forma, como lançou um dos melhores discos de sua carreira. E agora retornam com um novo álbum, novamente tendo Apollo como frontman, e mais uma vez conseguem surpreender o ouvinte.
Se em "Return to Zero" a banda voltou a sua sonoridade mais viajada e psicodélica, mas mantendo o peso mais ressaltado, sendo um divisor de águas em sua carreira, em "Earth Blues" os caras potencializaram ainda mais essas características, consolidando essa sua nova fase e lançando outro discaço, que fatalmente figurará entre os preferidos de seus fãs.
Aqui é possível perceber aquele peso mais ressaltado vislumbrado em álbuns como "Demons" e "On Fire", mas também aqueles elementos mais psicodélicos e lisérgicos presentes em discos discos "Ad Astra" e "MantraIII", tudo de forma bem equilibrada e intensa, e que fazem de "Earth Blues" uma obra bem orgânica e de audição muito prazerosa.
Claro que o destaque fica para o guitarrista e líder Michael Amott, que mais uma vez dá uma aula de bom gosto, seja nos riffs classudos e inspirados criados, seja nos solos marcantes que exara em cada uma das 12 faixas do disco. Além disso, Apollo se mostra ainda mais acostumado com a sonoridade da banda, com uma performance irrepreensível. Alias, a banda sempre teve ótimos vocalistas de stoner metal, como Spice e J.B., e Apollo, que vêm de outra escola do metal, não deixa nada a desejar no SPIRITUAL BEGGARS.
"Wise as a Serpent" que abre o trabalho, é uma faixa bem direta e curta, e tem uma ótima levada. Já "Turn the Tide" é um das melhores do disco, mostrando todo o talento de Per Wiberg como compositor, além de contar com uma ótima letra de Michal Amott, tratando dos problemas ambientais causados pelos seres humanos, e tem um dos melhores refrãos do disco. As pesadíssimas "Sweet Magic Pain" e "Kingmaker" mostram outro lado da banda, mais direto e agressivo, com Amott dando um show na execução de seus riffs.
Outro grande destaque fica para "Hello Sorrow", com uma levada muito legal, que lembra a clássica "Jailbreak", do THIN LIZZY, e para "Too Old to Die Young", uma faixa épica e dividida em 3partes bem distintas, e que mostra toda a versatilidade da banda. Há ainda um excelente cover para "Dreamer", de Jerry Zaremba,que ficou bem viajado e experimental.
A qualidade de gravação também ajuda muito o resultado final do disco, tendo sido realizada por Michael, que deixou tudo bem cru e retro, como se tivesse sido lançado em meados dos anos 70, mas com muita qualidade, em especial no timbre dos instrumentos.
A versão especial do trabalho ainda conta com um disco ao vivo, gravado no Loud Park, no Japão, no ano de 2010, e que é muito legal, e permite aos fãs que verem como Apollo se sai cantando alguns dos maiores clássicos da banda, como "Left Brain Ambassadors", "Wonderfull World" e "Euphoria".
Assim, podemos concluir que "Earth Blues" é mais um grande registro do SPIRITUAL BEGGARS, que sem dúvida figura entre as melhores bandas de stoner metal de todos os tempos. Na humilde opinião deste que vos escreve, até o momento este é o melhor disco de 2013. Altamente recomendado.
Earth Blues – Spiritual Beggars
(2013 – Inside Out - Importado)
Track List:
CD 1:
1. Wise as a Serpent
2. Turn the Tide
3. Sweet Magic Pain
4. Hello Sorrow
5. One Man s Curse
6. Dreamer
7. Too Old to Die Young
8. Kingmaker
9. Road to Madness
10. Dead End Town
11. Freedom Song
12. Legends Collapse
CD 2:
Loud Park festival in Japan, 2010:
1. Left Brain Ambassadors
2. Beneath the Skin
3. One Man Army
4. Wonderful World
5. Fools Gold
6. Star Born
7. Concrete Horizon
8. Euphoria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Regis Tadeu afirma que Ozzy Osbourne nunca escreveu uma letra na vida
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
Roger Waters explica por que o Pink Floyd descartou participação de Paul McCartney no "Dark Side"
Para guitarrista, produtor é 99% responsável por sucesso do Def Leppard
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
Não gostar do "Black Album" é uma coisa, negar sua importância é outra
A música de vocalista do Van Halen que o Def Leppard admitiu ter "roubado"
O ex-Beatle que podia ligar pra John Lennon que seria atendido na mesma hora
Connie Burton, irmã de Cliff Burton (Metallica), morre aos 66 anos
A música do Foo Fighters que Dave Grohl parou de tocar por causa dos fãs
O trabalho do Pink Floyd que Gilmour se sente "desconfortável" em tocar sem Waters
A atitude do sindico de Renato Russo que o fez perder o controle
O segredo do sucesso do Metallica, na opinião do guitarrista Kerry King


Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



