Killswitch Engage: um dos discos mais consistentes da carreira
Resenha - Disarm the Descent - Killswitch Engage
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 24 de abril de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Disarm the Descent", novo disco do Killswitch Engage, é o primeiro trabalho da influente banda norte-americana em quatro anos, desde o auto-intitulado álbum lançado em 2009. O sexto CD do grupo marca o retorno do vocalista original, Jesse Leach, que havia deixado o conjunto em 2002. Completam o time os guitarristas Adam Dutkiewicz e Joel Stroetzel, o baixista Mike D’Antonio e o baterista Justin Foley.
Killswitch Engage - Mais Novidades
Produzido pelo próprio Dutkiewicz - há tempos já estabelecido também nessa função, com trabalhos de destaque para bandas como All That Remains, Shadows Fall e As I Lay Dying -, "Disarm the Descent" é um dos discos mais consistentes da carreira do quinteto. Considerado um dos pais do metalcore, o Killswitch Engage mais uma vez mostra como o estilo deve soar, mostra como se faz. Unindo com precisão agressividade e melodia, a banda mostra-se inspirada e com gás renovado.
As vozes são o destaque principal do álbum, e não só a de Leach. O cantor, como esperado, tem uma grande performance, mas esse protagonismo é dividido pelos coros muito bem construídos, que levam, invariavelmente, a refrãos grudentos e agradáveis. Esse aspecto simpático, amigável, da música do Killswitch Engage, vem com tudo em "Disarm the Descent", e faz a audição ser um ato de alegria, de diversão, de satisfação.
Mesmo que, de uma maneira geral, seja possível considerar o metalcore um estilo um tanto estagnado nos últimos anos, grande parte dessa sensação se dissipa ao ouvir este disco. Como a história nos ensinou e é de costume, cabe aos pioneiros, aos inovadores, aos originais, abrir caminhos e mostrar novas alternativas, e a banda abusa dessa prerrogativa em "Disarm the Descent". Nada aqui soa datado, cansativo ou arrastado, muito pelo contrário. A energia é quase bruta, adornada por guitarras que despejam melodias inspiradas e que, em diversos momentos, nos trazem à mente nomes aparentemente distantes e antagônicos ao som do Killswitch Engage, como é o caso do Iron Maiden, por exemplo.
A estrutura instrumental das composições traz riffs que ora apresentam influências de thrash metal, ora da NWOBHM e, em alguns momentos mais extremos, até mesmo do death. O uso de blast beats é frequente, e, ao lado do vocal gutural de Jesse Leach, reforça a agressividade proposta pelo Killswitch Engage.
Ouça com atenção músicas como a paulada "The Hell in Me" (que abre o trabalho), "Beyond the Flames", "New Awakening" e "In Due Time. Nelas está o DNA de uma das bandas mais influentes surgidas na última década. Essa capacidade, esse domínio que o grupo ostenta em relação ao gênero que executa, faz o Killswitch Engage explorar o metalcore como um todo, em todas as suas cores, em todas as possibilidades, fugindo da escolha fácil e comum a nomes menos talentosos que, ao se aventurar pelo estilo, soam repetitivos ao se limitar à óbvia estrutura "versos agressivos + refrão melodioso e com vocal limpo".
"Disarm the Descent" representa um retorno necessário. Ele soa como a intervenção de um pai ao ver seus filhos perdidos no mundo e sem saber quais caminhos seguir, chamando-os para uma conversa e dizendo, do alto de sua calma e experiência: "Olhem, é por aqui".
Que todos ouçam esse conselho, pois ele é excelente!
Faixas:
1 The Hell in Me
2 Beyond the Flames
3 New Awakening
4 In Due Time
5 A Tribute to Fallen
6 The Turning Point
7 All That We Have
8 You Don’t Bleed for Me
9 The Call
10 No End in Sight
11 Always
12 Time Will Not Remain
Outras resenhas de Disarm the Descent - Killswitch Engage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Família de Brent Hinds publica manifesto sobre disputa com o Mastodon
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
Matt Heafy (Trivium) cita os 3 álbuns que mais o influenciaram
Cockney Rejects, com Olga do Toy Dolls, retorna ao Brasil em 2027
A primeira banda a destronar os Beatles e ameaçar a Beatlemania ainda nos anos 60
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
James Hetfield explica o que faz de Tony Iommi a sua maior referência
Eloy compartilha história contada por Shawn sobre a influência do Sepultura no Slipknot
O conturbado hit do Guns N' Roses que fãs acham ruim e fez Axl se chatear com críticas
Titãs e a torta de climão após Nando Reis convidar ex-namorada para cantar no "Acústico"

A música do Metallica que Jesse Leach (Killswitch Engage) adoraria regravar
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



