Tank: um novo e grande capitulo para a banda

Resenha - War Nation - Tank

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Vicente Reckziegel
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


A saída do vocalista Algy Ward em 2007 trouxe alguns problemas para o Tank, até mesmo com relação ao nome e futuro da mesma. Muito se perdeu com a saída daquele que era a voz e fundador da banda inglesa. Mas com sua saída um novo capitulo iniciou, com a entrada do veterano (e bem rodado) Doogie White (se começar a mencionar todas as bandas das quais já participou, precisarei de mais páginas para esta resenha), que trouxe algumas novidades para a igualmente veterana Tank. Apesar de, nas palavras dos próprios membros, a banda não fazer realmente parte da NWOBHM, por possuir influências diversas em seu Heavy Metal, como um lado mais Hard/Heavy, e até um acento punk (mais notadamente nos primórdios da banda), é nítido que ficaram marcadas pelo seu Metal mais tradicional. Estilo que ainda predomina neste War Nation, mas não exclusivamente...
5000 acessosBin Laden: possível sucessor era músico de Death Metal5000 acessosIntrigas: Bandas em família que terminaram mal

War Nation vem numa capa digipak muito bonita, contrastando com o encarte, exageradamente simples, mas o que vem ao caso aqui não é beleza visual, mas sim a sonora. E esse disco nos brinda com músicas espetaculares.

O inicio, com a faixa-título, já valeria o cd, pois é uma aula de como compor uma faixa de abertura cujo som passeia pelo Heavy Metal tradicional, mas com um forte sotaque do Heavy/Hard Rock, cortesia do próprio vocal de White, que sempre possuiu essa característica mais "rocker". Seguida pela razoável Song of the Dead, que nos prepara para Hammer and Nails, essa sim, autêntica música Heavy Metal em toda sua essência: Guitarras duelando e com riffs inspirados, sem dúvida um dos principais destaques de War Nation. Don't Dream in the Dark não deixa a peteca cair, uma música pesada e com refrão marcante (uma constante em War Nation). Grace of God é uma das mais legais do disco, fugindo um pouco do lugar comum, novamente com um refrão forte e grande participação de White (outra constante no disco, sua voz está em grande forma). A baladinha Dreamer (nome meio manjado já, não acham?) não é ruim, mostrando uma outra faceta dos músicos, com um solo de guitarra bem bacana, mas quebra um pouco o ritmo, que é retomado em Justice for All, com peso e também ótimas melodias em toda sua duração. Wings of Heaven tem um dos refrões mais marcantes de War Nation, que na primeira audição já gruda na cabeça. State of Union trás o lado mais pesado possível do Hard Rock, e fecha com a instrumental Hard Road. A versão européia conta ainda com as músicas War Machine (Demo), Devil (Live) e Wasting My Life Away (W.M.L.A) (versão acústica) como bônus.

Em suma ,War Nation é garantia de satisfação no fã de um bom Metal, algumas vezes poderia chegar a comparar (blasfemar?) o som contido aqui com a banda Dio (inclusive no vocal). Além da grande atuação de Doogie White, não dá para esquecer da cozinha formada por Chris Dale (Baixo ex-Bruce Dickinson) e Steve Hopgood (Bateria) e, claro, da dupla Mick Tucker e Cliff Evans, que continuam com o legado do Tank. Altamente recomendado...

Tracklist:
1. "War Nation" - 6:10
2. "Song Of The Dead" - 5:06
3. "Hammer And Nails" - 4:54
4. "Don't Dream In The Dark" - 4:53
5. "Grace Of God" - 4:54
6. "Dreamer" - 5:25
7. "Justice For All" - 4:16
8. "Wings Of Heaven" - 5:32
9. "State Of The Union" - 3:59
10. "Hard Road" - 3:52

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Tank"

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1982

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Tank"

Bin LadenBin Laden
Possível sucessor era músico de Death Metal

IntrigasIntrigas
Bandas em família que terminaram mal

VinilVinil
Quais são os dez discos mais valiosos do mundo?

5000 acessosSilverchair: a história por trás da capa de Freak Show5000 acessosAerosmith: Steven Tyler e três mulheres nuas no chuveiro5000 acessosIron Maiden: o pior momento de Bruce Dickinson no palco5000 acessosNirvana: Polícia de Seattle libera novas fotos do corpo de Cobain3846 acessosMetaleiro: popularizado no 1º RIR, termo continua polêmico4566 acessosSteven Adler: é difícil para ele ver o Frank Ferrer tocar suas músicas

Sobre Vicente Reckziegel

Servidor público, escritor, mas principalmente um apaixonado pelo Rock e Metal há pelo menos duas décadas. Mantêm o Blog Witheverytearadream desde Dezembro de 2007. Natural e ainda morador de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, chamada Estrela. Há muitos anos atrás tentou ser músico, mas notou que faltava algo simples: habilidade para tocar qualquer instrumento. Acredita na música feita no Brasil, e gosta de todos os gêneros, desde Rock clássico até Black Metal.

Mais matérias de Vicente Reckziegel no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online