ZZ Top: muito melhor e mais afiada do que nunca
Resenha - La Futura - ZZ Top
Por Rodrigo Noé de Souza
Postado em 19 de fevereiro de 2013
Nota: 9
O Blues é a base de todo o universo da música pesada. Desde que Robert Johnson compôs Crossroads Blues, contando que encontrou-se com o "Tinhoso" na encruzilhada, a música nunca mais foi a mesma. Desde o surgimento do Rock 'N' Roll até os dias atuais, várias bandas beberam dessa música triste, rodeada de "chicotadas" e versos sombrios sobre o cotidiano.
Se for citar algumas bandas e artistas que herdaram o Blues, AC/DC, Led Zeppelin, Motörhead, Rolling Stones, Yardbirds, Eric Clapton (leia-se Cream, John Mayall Bluesbreakers, Derek And The Dominos), Stevie Ray Vaughan, Lynyrd Skynyrd, Free, Bad Company, Allman Brothers, Blackfoot e Red Hot Chili Peppers são os mais citados.
Faltou alguém? Sim, ZZ Top é o que chamamos de filhos do Blues. Com mais de quarenta anos de serviços prestados ao Rock/Blues, Billy Gibbons (guitarra e vocal), Dusty Hill (Baixo e vocal) e Frank Beard (bateria) interromperam um longo hiato desde o último disco Mescalero (2003) e chamaram Rick Rubin (cujo currículo é de se espantar. Do Thrash do Slayer até o Country do Johnny Cash) para gravar o EP Texicali e o "full length" La Futura
Ouvindo o disco, dá para sacar que a banda texana está muito melhor e mais afiada do que nunca, deixando de lado os sintetizadores e o lado disco que marcou sua carreira nos anos 80. I Gotsta Get Paid abre a bolachinha com aquele lick e refrão, que só mesmo os barbudos sabem criar. Chartreuse e Consumption são trilha sonora para se ouvir na estrada, ao lado da sua deliciosa gata. Gibbons pode não ter o alcance vocal que tinha na década de 70, mas continua insuperável nos solos, acompanhado da cozinha de Hill e Beard.
Para dar uma acalmada, Over You emociona até mesmo os restos mortais de um escravo. Heartache in Blue faz o dueto da guitarra com a gaita. I Don't Wanna Lose, Lose, You possui um refrão totalmente AC/DC, assim como o riff de Flyin' High. Será que o ZZ Top estava ouvindo AC/DC? Vai saber...
It's So Easy Mañana é mais uma balada para introduzir um dos destaques do disco. Big Shiny Nine tem aquela base que remete ao hit Shard Dressed Man, do Eliminator (1983), até o refrão é igualzinho. O grand finale fica com Have A Little Mercy, fechando quase quarenta minutos do puro som tirado do sul.
Embora a produção tenha sofrido um certo atraso, devido aos compromissos de Rubin (que irá produzir os inéditos discos do Black Sabbath, Slayer e Metallica), La Futura tirou o ZZ Top do limbo e recolocou-os ao topo.
Confiram o vídeoclipe de I Gotsta Get Paid:
Tracklist:
1-I Gotsta Get Paid
2-Chartreuse
3-Consumption
4-Over You
5-Heartache In Blue
6-I Don´t Wanna Lose, Lose, You
7-Flyin´ High
8-It´s Too Easy Mañana
9-Big Shiny Nine
10-Have A Little Mercy
Outras resenhas de La Futura - ZZ Top
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps