Veér: envereda pelas raízes mais profanas do metal negro
Resenha - Measure of Waste - Veér
Por Vitor Franceschini
Postado em 07 de dezembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Veér é uma banda 'cult' de Black Metal e surgiu em 2008 na capital húngara Budapeste. Das cinzas do Ravenshades, o baixista Ádám Major se juntou a M. e Paga (guitarras), Knot (bateria) e Jim Jones (vocal) e resolveu se enveredar pelas raízes mais profanas do Metal negro.
Originalmente lançado em 2009, "The Measure Of Waste" foi relançado em 2012 com uma limitação de mil cópias, além de 300 em formato LP (o famoso vinil) e mais 55 em versão especial limitada, tudo com uma nova arte gráfica. Isto é, a banda está muito a fim de divulgar seu primeiro trabalho.
O som dos Veér foge um pouco do comum no estilo. Ao mesmo tempo em que é focado nas raízes do Black Metal, há elementos que nos remetem a algo mais contemporâneo, enfim, a banda não chega a soar datada. As influências, por exemplo, vão de Venom, Sodom até o que foi criado na primeira metade da década de 90 na Noruega.
Porém, o estilo do grupo possui também elementos próprios, como o peso atípico das guitarras, a cadência das composições e a cozinha com um baixo ultra-pesado, além de uma bateria tecnicamente limitada, mas que não compromete. Os vocais de Jim Jones é o típico bêbado rasgado, o que dá um tom ainda mais 'desgracento' às composições.
Apesar de toda a proposta da banda pedir faixas longas, as composições não 'torram o saco' e possuem uma média de tempo em torno dos 4 minutos. Meus destaques ficam por conta de We´ve Lost In Light e Pull The Trigger que iniciam o trabalho de forma brutal.
Já ...All The Things Will End, Novaya Zemlya e Flesh Dominates são os destaques pelo lado mais 'slow' da banda. "The Measure of Waste" é um bom trabalho e o Veér é uma banda que representa dignamente a voz extrema e oculta do underground do leste Europeu. É o tipo de trabalho a ser cultuado.
http://www.myspace.com/veerhun
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Ace Frehley deixou livro pronto para ser lançado em 2026
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
Priorizando a saúde, Paul Rodgers não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
Dois fãs tumultuam show do Metallica e vão em cana enquanto a banda continua tocando
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
A ríspida mensagem que Scott Ian enviou a Kerry King quando soube da volta do Slayer
Cliff Burton e a banda que ele gostava muito, "por incrível que pareça"
"Tocar com Ozzy era como morar na casa dos pais", diz Zakk Wylde

Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



