Destruction: mais típico representante do Thrash Alemão
Resenha - Spiritual Genocide - Destruction
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 30 de novembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Spiritual Genocide" que marca o trigésimo aniversário da banda DESTRUCTION vem com uma grande "surpresa" que são as participações especialíssimas de ANDREAS "GERRE" GEREMIA (TANKARD) E THOMAS "ANGELGRIPPER" SUCH (SODOM) na faixa "Legacy of the Past" e os antigos integrantes HARRY WILKENS E OLIVER KISER na faixa "Carnivore" contida no lançamento digipack como bônus, e ainda um cover para "Princes of the Night" (SAXON). O lançamento dessa obra foi no dia 23 de novembro desse ano, e você pode conferir agora nos meus comentários.
O CD abre com uma breve introdução de um minuto chamada "Exordium", é uma passagem tranquila que logo dá lugar à velocidade consistente de "Cyanide". Ela mostra que os "caras" do Thrash Metal ainda são grandes incendiários.
A faixa título "Spiritual Genocide" vem logo depois confirmando o estilo de riffs cortantes que a banda utiliza em sua música. O solo também passa a ser um grande momento na faixa. Ponto para MIKE.
"Renegades" foi a primeira canção que me fez "levantar a sobrancelha", pois ela mostra grande criação nos riffs explorando mais as qualidades desse grande guitarrista.
A quinta faixa "City of Doom" é outra que chama atenção para a evolução criativa de MIKE que a essa altura já se torna um referencial no álbum. SCHMIER quebra um pouco dessa atenção arriscando um pequeno solo no baixo. Brilhante performance da banda!
"No signs of Repentrance" faz o CD retornar à pegada Speed das primeiras faixas, e o batera VAAVER que estreou no disco anterior mostra porque ainda está no grupo.
Em "To Dust You Will Decay" a banda dá uma trégua à coluna cervical do ouvinte e emprega menos velocidade, porém há momentos de empolgação principalmente nos backings vocais poderosos.
A vez dos primeiros convidados aparece em seguida, "Legacy of the Past" é um dos grandes momentos dessa "festa". Bases pesadíssimas, vocais fervorosos e backings monstruosos enriquecem essa faixa com muita brutalidade.
A nona, "Carnivore" é daquelas que faz qualquer um correr até a frente do palco e se esmagar ao som de um riff arrastado e contagiante. A faixa nitidamente revela as influências de HELLHAMMER (ou seria CELTIC FROST?) em alguns momentos. Para mim é a melhor do álbum.
"Riot Squad" é uma pedrada sonora sem precedentes onde o competente baterista mais uma vez se supera atacando o seu instrumento de forma triunfante, principalmente nas passagens de bumbo.
Chegando ao final do álbum o DESTRUCTION "manda ver" em "Under Violent Sledge" para encerrar com grande estilo do mais puro e violento Thrash Metal. O refrão exprime todo o poder da banda acompanhado de uma pancadaria constante.
Passando para os bônus, o primeiro vem representado no cover de "Princes of the Night". A música ficou animalesca na versão dos alemães me fazendo respirar melhor, pois devo dizer, e o bom entendedor há de concordar, que releituras de clássicos não ficam bem com "qualquer" banda, mesmo quando algumas já consagradas o fazem. Mas o DESTRUCTION manteve o respeito preservando os riffs e adicionando, claro, a sua agressividade. Ficou genial!
Para o meu prazer e tenho certeza que também de milhares, a última faixa bônus é outra versão de "Carnivore" que traz os seus parceiros dos tempos de "Mad Butcher" HARRY WILKENS e OLIVER KAISER.
Em linhas gerais "Spiritual Genocide" é mais um típico representante dos Thrash Metal alemão praticado por um de seus maiores expoentes. Os fãs mais uma vez se contentarão com a preservação dessa fórmula e com certeza lotarão os eventos por onde banda passar. Em tempos de "Nu Metal", "New Metal", "Groove Metal", "Salada Metal", eis que os gigantes do verdadeiro METAL mais uma vez confirmam o seu domínio. Feliz aniversário!
Track List:
01. Exordium (1:02)
02. Cyanide (3:23)
03. Spiritual Genocide (3:40)
04. Renegades (4:01)
05. City Of Doom (4:01)
06. No Signs Of Repentance (3:24)
07. To Dust You Will Decay (4:21)
08. Legacy Of The Past (Guest Version) (4:50)
09. Carnivore (4:28)
10. Riot Squad (4:13)
11. Under Violent Sledge (4:09)
12. Princess Of The Night (Bonus Track) (3:51)
13. Carnivore (Guest Version) (Bonus Track) (4:29)
Lançamento:
Nuclear Blast.
Line Up:
MARCEL 'SCHMIER' SCHIRMER – vocal, baixo;
MIKE SIFRINGER – guitarra;
VAAVER (WAWRZYNIEC DRAMOWICZ) – bateria.
Outras resenhas de Spiritual Genocide - Destruction
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Os 10 melhores álbuns de thrash metal de 1986 em apenas 1 minuto
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman


