Opeth: já provaram que tem competência no que fazem

Resenha - Lamentations - Opeth

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rafaela Moraes
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Gravado no dia 25 de Setembro de 2003, Lamentations traz o Opeth em sua melhor fase, em plena divulgação de seu mais recente material, o álbum Damnation, que fora seguido de dois grandes álbuns, Blackwater Park e Deliverance, sendo que o primeiro é considerado por muitos até hoje sua maior obra prima. Esta gravação mostra, mais uma vez, o quão profissional e impecáveis eles soam, seja em um CD ou em DVD.
5000 acessosMudanças: bandas que não soam mais como em seus primeiros discos5000 acessosKirk Hammett: "Mustaine toca rápido e eu, melódico"

Com a ideia de tocar o emocionante Damnation na íntegra, os suecos do Opeth já provaram sua competência no o que fazem, e aqui não é diferente.

Começando com a belíssima Windowpane, o instrumental é tão notável que chega a emocionar. A sutileza da música nos remete a diversos lugares, mais um dos ingredientes dessa extraordinária banda. Dando uma amostra do que viria, seguem com In My Time Of Need que, caro leitor, tente segurar suas lágrimas, estamos apenas na segunda faixa!

Death Whispered A Lullaby mostra a voz de Mikael Akerfeldt na linha da perfeição, porém, a partir dela, sinto uma certa fraqueza quanto a seu timbre, talvez o cara não estivesse lá naqueles dias mas certamente não era o Mikael que eu vi no DVD Royal Albert Hall de 2010. Enfim, difícil julgar um vocalista como ele, não estava ruim (nem perto disso!) apenas estava fraca, sem toda a potência, acontece né?

Em Closure, Mikael pega o violão e logo após segue com a delicada Hope Leaves, mostrando a banda em perfeita sintonização.

O guitarrista Peter Lindgren começa a To Rid The Disease, e nota-se claramente o trabalho exuberante do tecladista Per Wiberg. Após Ending Credits um espaço é dado para que Mikael interaja com o público e anunciar que a próxima música seria do Blackwater Park, na qual o público entra em delírio, dando início a Harvest - música predileta de quem vos escreve - e, agora sim, encerram a era Damnation com Weakness.

Na segunda parte do show, enfim algo do consagrado Deliverance, tocam Master's Apprentices, mostrando os guturais de Mikael em sua melhor fase (e na mais brutal também) sem erro algum. Sinto, de novo, uma leve dificuldade dele em prosseguir com os vocais limpos dentro de uma música como esta, mas OK.

The Dapery Falls é executada com precisão, inclusive do baixo de Martin Mendez, bastante notável. A cativante Deliverance dá mais um momento para todos baterem cabeça e com todas as mudanças extremas que sofre, não perdem o ritmo em se quer um segundo. The Leper Affinity não perde o peso da anterior - destaque para os guturais de Mikael - A noite encerra com A Fair Judgement, excelente para a ocasião que, assim como todas, mostrou seu peso ao vivo. Ah! não esquecendo de que o DVD é acompanhado por um documentário bem bacana mostrando o making of do Deliverance e do Damnation.

O que reclamar? É a banda perfeita. Que inova e acerta. Que nos proporciona os sentimentos mais místicos e surpreendentes. Este DVD é a coleção de tudo isso. Foi feito para se sentir.

Set List:

01. Windowpane
02. In My Time Of Need
03. Death Whispered A Lullaby
04. Closure
05. Hope Leaves
06. To Rid The Disease
07. Ending Credits
08. Harvest
09. Weakness
10. Master's Apprentices
11. The Drapery Falls
12. Deliverance
13. The Leper Affinity
14. A Fair Judgement
+ Making Of 'Deliverance' And 'Damnation'

Mikael Akerfeldt - Vocal, Guitarra
Peter Lindgren - Guitarra
Martin Mendez - Baixo
Martin Lopez - Bateria
Per Wiberg - Teclado, Vocal de apoio.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

MudançasMudanças
10 bandas que não soam mais como em seus primeiros discos

152 acessosEm 28/05/2008: Opeth lança o álbum Watershed0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Opeth"

Heavy MetalHeavy Metal
Dez grandes acústicas de bandas do gênero

Prog MetalProg Metal
Os 10 discos essenciais segundo o TeamRock

Músicas LongasMúsicas Longas
12 das melhores do Metal com mais de 20 minutos

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Opeth"

MetallicaMetallica
Kirk Hammet fala sobre Dave Mustaine e solos

AngraAngra
Banda errou na escolha de Fabio Lione?

ShamanShaman
Fernando Quesada desabafa sobre cena brasileira

5000 acessosO Suprassumo do Superestimado: os 11 mais (ou menos) nacionais5000 acessosSpike: os sete piores solos de guitarra5000 acessosHeavy Metal: cinco discos necessários dos anos setenta5000 acessosA Vida Pós-bilau: vocalista do Life of Agony abre o jogo3846 acessosMetaleiro: popularizado no 1º RIR, termo continua polêmico5000 acessosMetallica: o que Andreas Kisser achou do "Hardwired?"

Sobre Rafaela Moraes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online