Ira!: Um dos maiores clássicos do rock nacional
Resenha - Vivendo E Não Aprendendo - Ira
Por Lucas Troglio
Postado em 30 de julho de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Juntamente com "Cabeça Dinossauro" dos TITÃS, "Dois" da LEGIÃO URBANA e "O Maior Abandonado" do BARÃO VERMELHO; "Vivendo e Não Aprendendo" da banda "IRA!", pode ser classificado como um dos maiores clássicos do rock nacional. De fato o álbum culmina toda a criatividade e talento de Edgard Scandurra, Nasi, André Jung e Ricardo Gaspa.
O ano de 1986 ficou conhecido na política como o ano do fracassado "Plano Cruzado", os gastos do governo foram descontrolados e a população até hoje sofre com as perdas financeiras do período. Além disso, o Brasil que ainda engatinhava para sair da repressão da ditadura militar, possuía uma forte censura na música. Discos polêmicos como o tratado aqui, deram voz a toda à população insatisfeita.
Assim como os TITÃS e ULTRAJE A RIGOR, a banda de Nasi, começou no subúrbio de São Paulo, e fizeram contrato com a WEA. É o terceiro disco da banda, que foi o primeiro a atingir o status de disco de ouro. Fontes acreditam que a vendagem do disco tenha sido de 150 a 250 mil cópias. A maior lenda do disco, é o seu lançamento. Acredita-se que 40 mil pessoas estavam presentes no show na Praça do Relógio e já foi citado com um dos cem melhores shows do Brasil pela revista "Bizz".
A banda que hoje sucumbiu às brigas e problemas internos sempre será lembrada por faixas como "Envelheço Na Cidade", "Flores Em Você" (que foi trilha sonora da novela "O Outro"), "Dias De Luta" e as polêmicas faixas "Pobre Paulista" e "Gritos Na Multidão".
"Envelheço na Cidade" despensa comentários, é um patrimônio da música nacional, uma letra muito madura pra uma banda jovem (na época). "Casa de Papel", no melhor estilo punk mantém o estilo rock de underground da banda. "Dias de Luta" é uma das músicas inteligentes dos anos 80, muito bem trabalhada pelo estupendo guitarrista Edgard Scandurra.
A levada de bateria de "Tanto Quanto Eu" é punk com uma pitada de country, uma mistura genial. "Vitrine Viva" segue numa linha de baixo muito interessante que conduz a música de forma concisa, possui uma letra muito boa. "Flores Em Você" é muito linda, cordas como base da música, a poesia entoada na voz de Nasi é bem destacada. "Quinze Anos" é de característica juvenil que a banda tinha na época, porém uma juventude muito inteligente, vale à pena refletir sobre essa letra. "Nas Ruas" lembra OS INOCENTES, e tem espírito rebelde do melhor do punk nacional."Gritos Na Multidão" e "Pobre Paulista" são músicas de tirar o chapéu, sua letra de crítica social é o que o rock nacional deveria ter mantido até os dias de hoje, pois música é arte e arte é crítica.
A banda causou polêmica principalmente por dois episódios . Primeiro, o grupo se recusou a tocar no programa do grande Chacrinha, pois não queriam se apresentar com gorros de Papai Noel. E em 1988, após a apresentação no Hollywood Rock, EDGARD SCANDURRA enfurecido com a produção do evento, destruiu sua guitarra em frente ao público; e não satisfeitos os integrantes da banda acabaram com o camarim do festival.
Confira esse grande disco da nossa música. Um épico que ficará marcado na história do rock crítico e irreverente do Brasil. E as gerações futuras que lamentem o fim dessa banda formada por músicos competentes, principalmente falando de Edgard Scandurra, um ícone.
Faixas:
1. "Envelheço na Cidade"
2. "Casa de Papel"
3. "Dias de Luta"
4. "Tanto Quanto Eu"
5. "Vitrine Viva!
6. "Flores em Você"
7. "Quinze Anos (Vivendo e Não Aprendendo)"
8. "Nas Ruas"
9. "Gritos na Multidão"
10. "Pobre Paulista"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
O melhor guitarrista base de todos os tempos, segundo Keith Richards
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
The Gathering publica mensagem de despedida para vocalista
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura

"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A opinião de Humberto Gessinger sobre Nasi se posicionar politicamente em show
A diferença fundamental entre o Ira! e os Paralamas do Sucesso, segundo Nasi
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


