Sabaton: O auge da carreira da banda até o momento
Resenha - Carolux Rex - Sabaton
Por Junior Frascá
Postado em 28 de maio de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um dos maiores representantes do power metal contemporâneo, os suecos do SABATON acabam de colocar no mercado o seu sexto álbum, o último a contar com a antiga formação, e que pode ser considerado com o auge da carreira da banda até o momento.
E a primeira constatação a ser feita é a seguinte: nada mudou no som da banda, que continua com aquele power metal vigoroso, pesado e épico, com refrãos grandiosos e belas melodias, guiados pelos vocais potentes de Joakim, e transmitindo como poucos o clima de guerra para os ouvintes, que se sentem dentro do campo de batalha. Além disso, a qualidade de gravação, feita pelo mestre Peter Tägtgren ficou excelente, sendo a prova de que o produtor não é especialista apenas nas vertentes mais extremas do metal.
O disco trata sobre a ascensão e queda do Império Sueco (inclusive, há uma versão do material cantada em sueco), e foi criado com base em diversos estudos realizados pelos músicos, com o auxílio do historiador sueco Bengt Liljegren, e as músicas se adaptaram perfeitamente ao clima épico das letras, e podemos, assim, dizer que a banda atingiu seu auge criativo nesse novo lançamento.
O trabalho dos guitarristas Oskar Montelius e Rikard Sundén é soberbo, com riffs e solos memoráveis, mas o grande destaque do material são mesmo as vocalizações, principalmente dos coros marcantes e emocionais, com arranjos belíssimos que grudam de imediato na cabeça do ouvinte, e mostram toda o capricho da banda na estruturação das canções.
Faixas como a pesada "The Lion From The North", a épica "Gott Mit Uns" (que conta com a participação do produtor Peter em alguns vocais), a emocional semi-balada"A Lifetime of War" (que conta com o refrão simplesmente maravilhoso), e a cadenciada e grandiosa "Long Live the King", têm tudo para se tornarem clássicos da banda, assim como diversas outras presentes nesse excelente material.
Contudo, infelizmente, no início de 2012, os fãs da banda foram surpreendidos com a notícia de que os guitarristas Oskar Montelius e Rikard Sundén, o baterista Daniel Mulback e o tecladista Daniel Myhr decidiram sair do SABATON após a gravação, sendo que o vocalista Joakim Brodén e o baixista Par Sundstrom decidiram continuar com a banda, procurando por novos integrantes. Assim sendo, anunciaram em seguida que os novos membros seriam os guitarristas Chris Rörland e Thobbe Englund, além do baixistaRobban Bäck (e nos teclados a banda conta ainda com o auxílio de Myhr que já havia deixado gravado os samples da tour), que continuaram com a tour de divulgação do material.
Enfim, trata-se de o melhor registro da banda até hoje, e é item obrigatório na coleção de todos os apreciadores do power metal. Agora é torcer para que com essa debandada geral ocorrida na banda não a desvirtue, e que os caras consigam manter a qualidade aqui apresentada no futuro. Lembrando que o disco, que acaba de sair no exterior, em breve será lançado no mercado nacional pela Laser Company, e vale muito a aquisição!
Carolux Rex – Sabaton
(2012 – Nuclear Blast - Importado)
Tracklist
1 - Dominium Maris Baltici
2 - The Lion From The North
3 - Gott Mit Uns
4 - A Lifetime Of War
5 - 1 6 4 8
6 - The Carolean's Prayer
7 - Carolus Rex
8 - Killing Ground
9 - Poltava
10 - Long Live The King
11 - Ruina Imperii
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar

As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
A razão pela qual o Sabaton evita abordar conflitos modernos em suas letras
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer


