Sabaton: O auge da carreira da banda até o momento

Resenha - Carolux Rex - Sabaton

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

9


Um dos maiores representantes do power metal contemporâneo, os suecos do SABATON acabam de colocar no mercado o seu sexto álbum, o último a contar com a antiga formação, e que pode ser considerado com o auge da carreira da banda até o momento.

E a primeira constatação a ser feita é a seguinte: nada mudou no som da banda, que continua com aquele power metal vigoroso, pesado e épico, com refrãos grandiosos e belas melodias, guiados pelos vocais potentes de Joakim, e transmitindo como poucos o clima de guerra para os ouvintes, que se sentem dentro do campo de batalha. Além disso, a qualidade de gravação, feita pelo mestre Peter Tägtgren ficou excelente, sendo a prova de que o produtor não é especialista apenas nas vertentes mais extremas do metal.

publicidade

O disco trata sobre a ascensão e queda do Império Sueco (inclusive, há uma versão do material cantada em sueco), e foi criado com base em diversos estudos realizados pelos músicos, com o auxílio do historiador sueco Bengt Liljegren, e as músicas se adaptaram perfeitamente ao clima épico das letras, e podemos, assim, dizer que a banda atingiu seu auge criativo nesse novo lançamento.

publicidade

O trabalho dos guitarristas Oskar Montelius e Rikard Sundén é soberbo, com riffs e solos memoráveis, mas o grande destaque do material são mesmo as vocalizações, principalmente dos coros marcantes e emocionais, com arranjos belíssimos que grudam de imediato na cabeça do ouvinte, e mostram toda o capricho da banda na estruturação das canções.

publicidade

Faixas como a pesada "The Lion From The North", a épica "Gott Mit Uns" (que conta com a participação do produtor Peter em alguns vocais), a emocional semi-balada"A Lifetime of War" (que conta com o refrão simplesmente maravilhoso), e a cadenciada e grandiosa "Long Live the King", têm tudo para se tornarem clássicos da banda, assim como diversas outras presentes nesse excelente material.

publicidade

Contudo, infelizmente, no início de 2012, os fãs da banda foram surpreendidos com a notícia de que os guitarristas Oskar Montelius e Rikard Sundén, o baterista Daniel Mulback e o tecladista Daniel Myhr decidiram sair do SABATON após a gravação, sendo que o vocalista Joakim Brodén e o baixista Par Sundstrom decidiram continuar com a banda, procurando por novos integrantes. Assim sendo, anunciaram em seguida que os novos membros seriam os guitarristas Chris Rörland e Thobbe Englund, além do baixistaRobban Bäck (e nos teclados a banda conta ainda com o auxílio de Myhr que já havia deixado gravado os samples da tour), que continuaram com a tour de divulgação do material.

publicidade

Enfim, trata-se de o melhor registro da banda até hoje, e é item obrigatório na coleção de todos os apreciadores do power metal. Agora é torcer para que com essa debandada geral ocorrida na banda não a desvirtue, e que os caras consigam manter a qualidade aqui apresentada no futuro. Lembrando que o disco, que acaba de sair no exterior, em breve será lançado no mercado nacional pela Laser Company, e vale muito a aquisição!

publicidade

Carolux Rex – Sabaton
(2012 – Nuclear Blast - Importado)

Tracklist
1 - Dominium Maris Baltici
2 - The Lion From The North
3 - Gott Mit Uns
4 - A Lifetime Of War
5 - 1 6 4 8
6 - The Carolean's Prayer
7 - Carolus Rex
8 - Killing Ground
9 - Poltava
10 - Long Live The King
11 - Ruina Imperii




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Sabaton: banda lança vídeo oficial da música The Attack Of The Dead MenSabaton
Banda lança vídeo oficial da música "The Attack Of The Dead Men"


Sabaton: Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda suecaSabaton
Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda sueca

Sabaton: Banda fala sobre a canção que tem a FEB como temaSabaton
Banda fala sobre a canção que tem a FEB como tema


Iron Maiden: o pior momento de Bruce Dickinson no palcoIron Maiden
O pior momento de Bruce Dickinson no palco

Metal Progressivo: os dez melhores álbuns do estiloMetal Progressivo
Os dez melhores álbuns do estilo


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin