Trivium: Conquistando o seu espaço em uma cena saturada
Resenha - In Waves - Trivium
Por Alexandre Fernandes
Postado em 16 de maio de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Eles são o novo Metallica" diziam os mais entusiasmados. "São apenas outra bandinha de metalcore" diziam os menos entusiasmados. Mas o tempo de carreira, as tours, e os 5 cds de estúdio – sendo este In Waves o mais recente – mostraram que o Trivium não são nem um nem outro: eles vem conquistando o seu próprio espaço em uma cena tão saturada como é a do Metal moderno mainstream.
Talvez a banda que mais faz sucesso no meio do metalcore, os jovens rapazes do Trivium sabem muito bem o papel que tem, e creio que foi com isso em mente que lançaram este In Waves no ano passado: o trabalho é um grande apanhado de tudo já feito por eles até hoje na carreira. Mas nada aqui soa reciclado ou reutilizado. É aquilo que você já conhece, que você já ouviu antes, mas com um bem-vindo ar de novidade.
Depois de uma introdução comum, a faixa que dá nome ao álbum entra para não sair tão cedo de sua cabeça: In Waves é muito grudenta, e este é o seu mérito – e do próprio CD em si. Tem a estrutura de um metalcore qualquer que você vê por aí aos montes (e conta com solos realmente muito bons): um riff quase thrash, melodias, vocais ora limpos ora berrados.. Mas no geral é bem difícil classificar o som dos caras, que mescla o já citado metalcore, thrash metal, um pouquinho de hardcore e mesmo de heavy metal. Mas é tudo tão bem feito que você esquece qualquer rótulo ao ouvi-los. Aliás, para que se preocupar com isso ao ouvir qualquer banda, não? Que perca de tempo...
"Inception Of The End" é muito boa, e conta com um riff realmente interessante. "Dusk Dismantled" é bem pesada, e feita para ser tocada em grandes shows. Na verdade, este cd todo tem essa cara de "metal de arena": os refrões são ótimos pra isso! Ponto pros caras.
"Black" é outra faixa incrivelmente grudenta, do ótimo riff ao refrão. Inclusive, é bom ressaltar que os vocais de Matt Heafy estão muito melhores do que em toda a sua carreira. Que bela evolução! E além de tudo, o cara é um compositor e guitarrista de mão cheia.
Guitarras que chamam muito a atenção. Não tanto quanto em seus trabalhos anteriores, é verdade. Mas ainda assim, são bem feitos os riffs e (poucos, infelizmente) solos do cd, também a cargo de Corey Beaulieu, que também faz uns backing vocals. A atuação individual do baixista Paolo Gregoletto também é mais apagada com relação ao que já fez na banda antes, mas ainda é interessante. E há de se lembrar também do bom baterista Nick Augusto, que em seu primeiro trabalho no Trivium, injetou um gás legal à algumas composições, onde mostra boa técnica e velocidade – em alguns blast beats, inclusive.
"A Skyline’s Severance" tem um quê de Death Metal de Gotemburgo; "Built To Fall" é bem comercial, e não acaso foi single da banda; "Forsake Not The Dream" lembra muito um post-hardcore em grande parte do tempo; "A Grey So Dark" e "Of All These Yesterdays", principalmente a última, são outras que tem cara de single, e farão os mais puritanos torcerem o nariz; "Chaos Reign" tem cara daquele Trivium do segundo álbum, o aclamado pelos fãs "Ascendancy", e vai agradar a garotada.
Por último, a melhor composição do cd, "Caustic Are The Ties That Bind", que tem mudanças de andamento, momentos agressivos e mais calmos, um ar de progressividade, e um grande trabalho de guitarras. A melhor do álbum, com toda a certeza.
Faltaram, talvez, momentos mais marcantes no álbum. Aqueles momentos em que realmente você se pegue dizendo "puta que pariu!", sabe? O CD todo é bem regular...reular até demais, as vezes... mas esta foi a proposta aqui.
Este foi um passo importante para a carreira do Trivium, ao se assumir como uma banda grande. Um trabalho maduro, ainda que não tão marcante quanto outros, mas que mostra ao mundo que os caras tem o seu próprio som, e vão investir nisso.
Trivium - In Waves - 2011
Tracklist:
01 – Capsizing The Sea
02 – In Waves
03 – Inception Of The End
04 – Dusk Dismantled
05 – Watch The World Burn
06 – Black
07 – A Skyline’s Severance
08 – Ensnare The Sun
09 – Built To Fall
10 – Caustic Are The Ties That Bind
11 – Forsake Not The Dream
12 – Drowning In Slow Motion
13 – A Grey So Dark
14 – Chaos Reigns
15 – Of All These Yesterdays
16 – Leaving This World Behind
17 – Shattering The Skies Above (Bonus Track)
18 – Slave New World (Sepultura Cover – Bonus Track)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra

"Clássico cult": a música do Trivium que Matt Heafy gostaria de tocar para sempre
Guitarrista do Trivium relembra como Ozzfest ajudou a catapultar a carreira da banda
Panelinha, tretas e intimidação: Matt Heafy relembra o início da carreira do Trivium
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Como um médico fã de Rush salvou a pele de Matt Heafy, vocalista do Trivium


